Um robô está sendo desenvolvido. pela Microsoft. O "bot desenhista", como é chamado, é capaz de elaborar figuras impressionantes baseando-se somente em descrições de texto. Mais do que isso: ele acrescenta detalhes que não foram descritos anteriormente, mas são coerentes com o restante da imagem, o que revela uma espécie de imaginação artificial. "Aqui, as imagens são criadas pelo computador, pixel por pixel, desde o início", garante um dos desenvolvedores.
O projeto divulgado esta semana faz parte de diversas pesquisas sobre intersecção de visão computacional e processamento de linguagem natural conduzidas pela equipe do cientista Xiaodong He no laboratório da Microsoft em Washington. Além dele, há o CaptionBot, que cria legendas automáticas para fotos, e o Seeing Al, que dá informações descritivas sobre paisagens.
De acordo com os pesquisadores responsáveis, a nova tecnologia está programada para prestar muita atenção a palavras isoladas. Isso ajudaria na composição de resultados mais detalhistas. Ainda segundo a Microsoft, os desenhos podem representar qualquer coisa, desde "cenas rurais comuns, como gado na pastagem, até coisas mais complexas, como um ônibus flutuante de dois andares".
Como funciona
O bot desenhista é possível graças a uma tecnologia chamada Rede Generativa Adversarial (GAN), que reúne modelos de aprendizagen de máquinas para geração de imagens perfeitas. Para este projeto, ela foi melhorada para a AttnGAN, uma vers
Outro detalhe interessante é a capacidade de aprender com o senso comum, acrescentando às criações elementos que não foram descritos, mas fazem sentido para a figura. Ao desenhar uma ave, por exemplo, a máquina irá automaticamente providenciar um galho onde o bicho esteja empoleirado, a não ser que tenha recebido instruções para não fazê-lo. O bot, porém, ainda não é perfeito, e pode com frequência adicionar detalhes e cores que talvez não sejam tão pertinentes.
Sobre as aplicações futuras do projeto, a empresa fala em auxílio para designers de interiores ou até mesmo na criação de filmes de animação, conforme o projeto evoluir. É possível pensar, ainda, na possibilidade uso em retratos falados e até obras de arte.
Via Microsoft
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como saber o tempo restante estimado da bateria do MacBook
- Spotify Premium anual dá acesso a 12 meses pagando o equivalente a 10
- Veja as maiores polêmicas do mundo dos games de 2018
- Horizon Zero Dawn ganha expansão Frozen Wilds em 7 de novembro
- Xbox Series X/S: consoles da Microsoft conseguem emular games de PS2
- Apple anuncia data da WWDC 2015
- Zenfone 4 Selfie vs Quantum Sky: compare os celulares com foco em câmera
- Samsung ou Philips: qual empresa oferece as melhores Smart TVs?
- AOC inova e lança periféricos gamer no Brasil; veja modelos e preços
- Redmi Note 9 vs Redmi Note 9 Pro: compare preço e ficha técnica
- Veja como saber se o Galaxy S4 é original para não cair em golpes
- Confira os principais códigos e cheats de LEGO Jurassic World
- Red Canids no LoL: veja players que vestiram a camisa e fizeram história
- Cinco coisas que você precisa conhecer sobre GTA Vice City
- Android 11: Google lança versão Beta do novo sistema operacional
- JBL UA Train: fone de ouvido para práticas esportivas chega ao Brasil
- Parada do Orgulho LGBTQ: Google exibe rota e locais amigáveis no Maps
- Microsoft Office 2016 ganha versão final e data de lançamento
- Como instalar apps no Windows 10 remotamente
- Beyond Two Souls e Heavy Rain ser?o relan?ados para o PlayStation 4