Um robô está sendo desenvolvido. pela Microsoft. O "bot desenhista", como é chamado, é capaz de elaborar figuras impressionantes baseando-se somente em descrições de texto. Mais do que isso: ele acrescenta detalhes que não foram descritos anteriormente, mas são coerentes com o restante da imagem, o que revela uma espécie de imaginação artificial. "Aqui, as imagens são criadas pelo computador, pixel por pixel, desde o início", garante um dos desenvolvedores.
O projeto divulgado esta semana faz parte de diversas pesquisas sobre intersecção de visão computacional e processamento de linguagem natural conduzidas pela equipe do cientista Xiaodong He no laboratório da Microsoft em Washington. Além dele, há o CaptionBot, que cria legendas automáticas para fotos, e o Seeing Al, que dá informações descritivas sobre paisagens.
De acordo com os pesquisadores responsáveis, a nova tecnologia está programada para prestar muita atenção a palavras isoladas. Isso ajudaria na composição de resultados mais detalhistas. Ainda segundo a Microsoft, os desenhos podem representar qualquer coisa, desde "cenas rurais comuns, como gado na pastagem, até coisas mais complexas, como um ônibus flutuante de dois andares".
Como funciona
O bot desenhista é possível graças a uma tecnologia chamada Rede Generativa Adversarial (GAN), que reúne modelos de aprendizagen de máquinas para geração de imagens perfeitas. Para este projeto, ela foi melhorada para a AttnGAN, uma vers
Outro detalhe interessante é a capacidade de aprender com o senso comum, acrescentando às criações elementos que não foram descritos, mas fazem sentido para a figura. Ao desenhar uma ave, por exemplo, a máquina irá automaticamente providenciar um galho onde o bicho esteja empoleirado, a não ser que tenha recebido instruções para não fazê-lo. O bot, porém, ainda não é perfeito, e pode com frequência adicionar detalhes e cores que talvez não sejam tão pertinentes.
Sobre as aplicações futuras do projeto, a empresa fala em auxílio para designers de interiores ou até mesmo na criação de filmes de animação, conforme o projeto evoluir. É possível pensar, ainda, na possibilidade uso em retratos falados e até obras de arte.
Via Microsoft
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Dragon Ball Xenoverse: aprenda a disputar batalhas no modo online
- Como gravar o áudio interno do Android sem precisar instalar aplicativos
- Como usar o KeepVid para editar vídeos online
- LG lan?a Prime Plus, Volt, Leon e Joy, smarts intermedi?rios, no Brasil
- Lista traz os melhores apps de teclado para iPhone
- Scribblenauts Showdown é anunciado para PS4, Xbox One e Switch
- Destaques do Instagram não aparecem e usuários reclamam
- WordPress para Google Docs deixa você editar rascunhos de textos no blog
- 230 novos emojis são aprovados para 2019; conheça as carinhas
- Como liberar portas no roteador da Intelbras
- Lista traz os melhores mods para a versão de Dark Souls 2 no PC
- Boneco da Nintendo com defeito é vendido por mais de R$ 65 mil no eBay
- Confira dicas para mandar bem em Agony, novo jogo de terror
- YouTube ao vivo: streaming de vídeo em HD agora suporta 60 FPS em HTML5
- Pokémon Omega Ruby: conheça a estranha história da garota fantasma
- Como desativar anúncios no Windows 10
- Como usar o TreeSize para ver arquivos que ocupam espaço na memória do PC
- Comprou um Android novo? Veja como transferir todos os apps do celular antigo
- Como usar QR Code para encontrar Pokémon em Pokémon Sun e Moon
- WhatsApp Beta ganha atalho de conversas e favoritos no Android; saiba usar