Alguns dispositivos do Google, incluindo o Chromecast e Google Home, estão causando instabilidade em roteadores, segundo relatos de usuários. O erro prejudica a comunicação adequada entre os aparelhos e, em alguns casos, até trava a conexão Wi-Fi – sendo necessário reiniciar o equipamento de Internet.
De acordo com investigações da TP-Link, o problema estaria relacionado à tecnologia Cast, usada pelos dispositivos para transmissão de conteúdo, como músicas e vídeos pela rede. Em contato com o TechTudo, a assessoria do Google confirmou o bug e prometeu que lançará uma atualização em breve para resolvê-lo.
Como funciona o erro?
O problema estaria relacionado às atualizações recentes do Android e do Google App, segundo pesquisas da TP-Link. O erro teria início no envio de pacotes de dados, feito para garantir que o dispositivo permaneça ligado enquanto está em uso. Em uma situação normal, o envio é realizado a cada 20 segundos.
No entanto, engenheiros da TP-Link descobriram que, após sair do modo "sleep", o aparelho do Google conectado ao roteador poderia enviar mais de 100 mil pacotes em um curto espaço de tempo. Com isso, o equipamento de Internet ficaria sobrecarregado, a ponto de prejudicar a conexão no geral – e, em alguns casos, até mesmo desligar o sinal Wi-Fi.
Dispositivos afetados
A princípio, havia indícios de que o erro afetava apenas as caixas de som inteligentes Google Home quando usada em conjunto com roteadores da TP-Link, especificamente os modelos Archer C7. No entanto, no fórum oficial do Google, vários usuários relataram o mesmo bug com roteadores de outras fabricantes e mais dispositivos do Google, como Chromecast, smartphones Android e Chromebook.
Como resolver?
Reiniciar e voltar às configurações de fábrica podem ser um paliativo para que o roteador funcione corretamente de novo. No entanto, é importante ressaltar que o procedimento não evita que o problema ocorra novamente.
A TP-Link lançou um firmware para solucionar o erro no modelo Archer C7. A marca pede que donos de outros aparelhos entrem em contato caso haja algum tipo de instabilidade. Outras fabricantes, como a Netgear e a Asus, também estudam liberar atualizações para seus roteadores.
A maior expectativa fica em torno do Google. A empresa confirmou que está estudando o bug e que deve lançar uma correção em breve. Porém, até o momento, a fabricante ainda não informou uma data para a atualização.
Vale a pena comprar um Chromecast? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Cinco jogadores que causaram polêmicas no LoL, StarCraft II e mais jogos
- Como imprimir conversas do WhatsApp
- Como converter o formato de um vídeo usando o Adobe Premiere
- Senhas para celular: aprenda a adicionar um PIN ou desenho no Android
- Opera GX vs Chrome: compare navegador do Google com opção gamer
- Moto Maxx ou Galaxy S5: qual smartphone top é o ideal para você?
- Ex-jogadora de CS:GO, shAy é condenada a 116 anos de prisão por estelionato
- Como ver histórico do Spotify e encontrar músicas que você já ouviu
- Nvidia GeForce RTX 2080 vs GTX 1080: entenda o que muda nas placas
- Amazon: como rastrear pedidos pelo celular
- CoD Warzone: streamer de seis anos é banido ao vivo e tem crise de choro
- Oito produtos para comprar por até R$ 250 na loja oficial da Xiaomi
- TIM muda plano pré-pago e abandona bônus em GB; conheça o TIM Pré Top
- Blogger Brasil será desativado em julho; veja até quando exportar conteúdo
- Moto G5, G5 Plus e módulos para Moto Z: o que esperar da Motorola na MWC
- Como jogar os games clássicos do SNES no Nintendo Switch
- Virou febre: conheça dez celulares com câmera dupla
- Extensão permite solucionar cubo mágico no Chrome
- Como criar memes no Facebook Messenger?
- O que esperar do LG G5 SE, versão mais barata do top de linha