A Intel divulgou, nesta quinta-feira (11), o resultado dos primeiros testes em seus processadores após a atualização que corrige as vulnerabilidades Spectre e Meltdown. As suspeitas se confirmaram: de acordo com a fabricante, algumas linhas de CPUs podem ter uma queda de desempenho de até 10%.
Os chips que podem apresentar diminuição de performance incluem modelos de sexta, sétima e até oitava geração, lançados no último trimestre de 2017. A Intel usou como base resultados de benchmark como o 3D Mark e o SYSMark.
O maior problema é enfrentado pelos processadores Kaby Lake e Coffe Lake de 8ª geração. Nos testes realizados pela empresa, esses modelos tiveram até 10% de queda em performance. De acordo com a Intel, o impacto é mais sentido quando a máquina precisa trabalhar com aplicações Web mais complexas que usam JavaScript. Para usos mais comuns, como apps de edição de texto, por exemplo, a queda é inferior a 6%. Já em aplicações gráficas, como em jogos, a redução não ultrapassa 2%.
O resultado é semelhante em processadores de 7ª Geração Kaby Lake-H, usado em dispositivos móveis. No SYSMark2014SE, um dos aplicativos de benchmark usados pela Intel, os modelos dessa família tiveram uma diminuição de performance em torno de 7%, se comparado ao teste de referência antes do update de correção para Spectre e Meltdown.
Em processadores da 6ª geração Skylake-S, a redução no desempenho também segue a mesma tendência. De acordo com os testes, a menor perfomance gira em torno de 8%. A nível de comparação, a Intel fez o mesmo teste no Windows 7, em que a queda sentida foi de 6%.
Os processadores testados pela Intel foram o i7 8700K (8ª Gen Coffe Lake), o i7 8650U (8ª Gen Kaby Lake), o i7 7920HQ (7ª Gen Kaby Lake) e o i7 6700K (6ª Gen Skylake). A empresa também divulgou uma lista com todos os chips afetados pelo Spectre e Meltdown.
Os testes da Intel vão contra os primeiros rumores, que defendiam que a queda de desempenho afetaria apenas os processadores mais antigos ou aos voltados para servidores. Os números podem não chamar atenção à primeira vista, mas, geralmente, esse salto de desempenho é o que vemos de uma geração para outra. Um exemplo é o chip i7 8700K, top de linha lançado em outubro de 2017, que tem uma performance de cerca de 10% superior em relação ao i7 7700K, da geração passada.
Spectre e Meltdown
O Spectre e o Meltdown são duas vulnerabilidades que podem liberar o acesso a dados protegidos da memória. O primeiro afeta apenas processadores da Intel, já o segundo impacta também os chips da AMD e ARM (utilizado em dispositivos mobile).
Os erros foram descobertos em junho de 2017, mas divulgados apenas na primeira semana de janeiro. Neste período, as fabricantes tiveram tempo de desenvolverem atualizações para corrigir o problema. O curioso é que, mesmo sabendo da falha crítica que afeta os seus processadores, a Intel, ainda sim, lançou novos chips sem uma solução definitiva.
Qual o melhor processador para gráficos AMD ou Intel? Opine no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Apple lança Dock oficial para o Apple Watch
- BlackBerry anuncia suporte ao BBM para Android Wear na CES 2015
- Como colocar um chip no Quantum MUV UP
- Mario Kart e FIFA 20 são jogos mais estressantes do mundo, diz estudo
- Como colocar fundo no Kinemaster com chroma key
- Como apagar todas as screenshots do iPhone de uma vez?
- Black Friday de cerveja: como encontrar promoções no Empório da Cerveja
- Sexting: entenda o que está por trás da troca de mensagens eróticas
- Como colocar 'Open to work' no LinkedIn para mostrar que procura emprego
- Como instalar o Flash no Linux
- Descubra categorias secretas com o Enhancer for Netflix
- Injustice 2 libera trailer com Tartarugas Ninjas em ação
- Scalehot é confiável? Entenda como funciona para automatizar o Instagram
- CS:GO: MIBR perde para Na'Vi na ESL Pro League Season 10 Finals
- Resident Evil 6, The Sims 4 e Far Cry 4: veja as ofertas da semana
- Spider-Man, PUBG e CoD Modern Warfare estão entre promoções da semana
- Among Us bate 100 milhões de downloads e 3,8 milhões de jogadores
- Como deixar o Twitter preto com as opções de modo noturno no iPhone
- Free Fire vs PUBG Mobile: veja qual Battle Royale é mais forte nos esports
- iPhone 5SE terá tela de 4" e processador mais poderoso, diz site