O DuckDuckGo é um buscador que tem como diferencial a privacidade e a segurança das informações pessoais dos usuários. Rival do Google, ele atingiu a marca de 30 milhões de buscas diretas por dia em 2018. O recorde pode ser explicado pela série de denúncias envolvendo gigantes como o Facebook, com o vazamento de dados de usuários para marketing, e o próprio Google e a descoberta de que a empresa rastreia usuários nos apps para Android e iOS (iPhone) mesmo com a função desativada.
O mecanismo de busca alternativo registrou 0,18% das pesquisas dos usuários no mundo todo em 2018, enquanto o Google manteve o seu posto de maior motor de busca com 77%. Baidu, Bing e AOL ficaram, respectivamente, com 14%, 5% e 0,03%. O DuckDuckGo está disponível para os navegadores padrões, como Chrome e Firefox, além de ter versão para aplicativo para celulares e tablets com Android e iOS. Confira a seguir o que é, como funciona e quais são as vantagens e desvantagens do DuckDuckGo em relação aos seus concorrentes.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
O que é DuckDuckGo?
DuckDuckGo é um buscador que se destaca como uma alternativa mais segura e privada ao Google. Lançado em 25 de setembro de 2008, ele foi fundado pelo empreendedor americano Gabriel Weinberg e tem sede em Paoli, na Pensilvânia, Estados Unidos.
Assim como os concorrentes, o mecanismo de pesquisa mostra resultados como notícias, imagens, vídeos e um box exclusivo com informações da Wikipedia. Contudo, o destaque do DuckDuckGo consiste em oferecer dois atrativos: modelo colaborativo de crowdsourcing e privacidade, pois não registra os dados dos usuários, como identidade ou buscas feitas na plataforma.
Como funciona
O DuckDuckGo é uma plataforma que funciona em código aberto. Ou seja, os usuários participam ativamente no motor de busca com tradução de conteúdo, sugestões de melhorias e códigos de programação. Esse modelo é conhecido como crowdsourcing.
A pesquisa do DuckDuckGo é igual a de outros buscadores: basta acessar o site e digitar o que desejar no campo vazio da página inicial. Na tela seguinte, aparecerá o resultado com opções padronizadas de filtro ("Web”, “Imagens”, “Vídeos” e “Notícias”) na barra superior.
Além disso, o usuário pode escolher mostrar os resultados apenas de um determinado período — ontem, semana passada e mês passado — e selecionar um país específico ou todas as regiões. Um diferencial é a opção de configurar a segurança para restringir conteúdo adulto e fazer uma pesquisa segura de forma moderada.
Vantagens
O DuckDuckGo tem diversos benefícios como bloquear os indesejados rastreadores de publicidade. Ele conta com bloqueadores de rastreio nos navegadores para PC e laptop, e também nos apps para Android e iPhone. Diferente do Google, o DuckDuckGo não tem rastreadores ocultos que coletam informações pessoais para exibir anúncios de acordo com as pesquisas e demandas dos usuários.
Outra vantagem também se refere à privacidade. O DuckDuckGo oferece um histórico de pesquisa privado. Ou seja, o buscador não armazena as pesquisas feitas pelo usuário. De acordo com uma análise realizada pelo próprio DuckDuckGo, a pesquisa em janela anônima no Google Chrome ainda registra o histórico de buscas dos usuários. Esse recurso foi revelado pelo buscador ao realizar uma mesma pesquisa em computadores diferentes e obter, em navegação anônima no Chrome, ordem variada de resultados na página do Google.
Segundo o DuckDuckGo, a navegação privada do Google no Chrome usa endereços IP e impressões digitais de navegador com o objetivo de saber o seu comportamento na Internet — por exemplo, os sites que você costuma visitar — para mostrar anúncios de acordo com o perfil de consumo.
Desvantagens
Além de não ter a tão sonhada popularidade do Google, o DuckDuckGo tem outra desvantagem. Ele se envolveu em uma polêmica com os usuários por recusar uma declaração feita em seu fórum sobre a plataforma supostamente fazer uso da impressão digital do navegador.
Em testes feitos pelo site de tecnologia TechCrunch, a extensão de segurança CanvasBlocker indicou bloqueio de rastreadores de impressão digital ao acessar o DuckDuckGo no Firefox. Assim, o mecanismo de busca mostraria anúncios de acordo com uma pesquisa básica de palavras-chave.
Em resposta, o chefe de pesquisa da empresa, Brian Stoner, afirmou no fórum que o DuckDuckGo não faz uso de impressão digital: “Consulte nossa política de privacidade, é bem claro: 'Não coletamos nem compartilhamos informações pessoais’”.
Via Business Insider (1 e 2), My Broad Band, TechCrunch, The Verge e The Inquirer
WhatsApp não faz backup no Google Drive; o que fazer? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Falha na Origin expõe 300 milhões de contas da plataforma de jogos da EA
- Flickr muda armazenamento e vai deletar suas fotos; veja como baixar
- PC gamer: confira dicas para escolher o monitor ideal para seus jogos
- Microsoft lança Windows 10 IoT Core para a Internet das Coisas
- Pamu Slide, Pamu Scroll e mais: conheça os fones sem fio da Padmate
- Moto G: confira como ativar o GPS do smart
- Multilaser lança Cosmo AC1200, roteador Mesh para Internet na casa toda
- Guitar Hero Live renova a série com guitarra mais realista
- O que esperar de Outlast 2, game com nova história e jogabilidade
- Ainda vale a pena comprar o iPhone 4S ou iPad 2 mesmo com o iOS 9?
- Entenda por que a canetinha do Galaxy Note 5 pode quebrar o smartphone
- Elementos em Ragnarok Mobile: como usar e ver atributos de monstros
- Carregador portátil Samsung 10.000 mAh: veja opções à venda no Brasil
- Phantom 4: primeiro drone autônomo do mercado tem câmera 4K
- Como desligar o despertador do iPhone ou coloc?-lo no modo soneca?
- Ataque ao LastPass com sites falsos pode ter revelado senhas de contas
- Hora da Aventura ganha jogo para consoles e PC com cenários do desenho
- Como baixar aplicativo no iPhone 5C e instalar no celular
- Motorola divulga quais celulares receberão correção para bug do Android
- Como saber se o LG G3 é original ou cópia? Veja dicas e evite golpes