Participantes do Windows Insider — programa de testes da Microsoft — já podem instalar a build 17017 do Windows 10, enquanto domésticos comuns do sistema tiveram acesso nesta segunda-feira (16) a uma atualização que corrige o aparecimento da "tela azul da morte" causado por um update anterior, liberado na última quarta-feira (10).
Com relação à prévia número 17017, as novidades importantes são relacionadas sobretudo com a assistente Cortana, que passa a ter mais integração com a Central de Ações do computador, além de atalhos para pesquisas recorrentes. Outra novidade de destaque da build é a possibilidade de que aplicativos da Windows Store sejam configurados para serem inicializados com o Windows.
Quem não participa do Insider e usa apenas versões estáveis do software deve atualizar o Windows 10 para fugir do aparecimento da tela azul, visto na atualização de segurança liberada na última quarta-feira (10). Um erro no processo de publicação fez com que o pacote gerasse problemas de inicialização em algumas máquinas, sobretudo em ambientes corporativos. Segundo a Microsoft, o novo update liberado a todos os usuários do Windows 10 resolve o problema de forma definitiva.
Novidades da build 17017
Na build 17017 um dos destaques é a Cortana Collections, que agrega buscas recorrentes de forma mais organizada. Itens pesquisados com frequências, como uma série de TV, receitas, livros e estabelecimentos comerciais podem ser abrigados na ferramenta, que organiz
Assim, o usuário pode usar a Cortana como um atalho para essas buscas, evitando a necessidade de digitar ou ditar por voz tudo de novo na caixa de pesquisa do Windows 10, ou no navegador.
Outra novidade relacionada à Cortana está relacionada à Central de Ações. Segundo a Microsoft, a partir de agora, as interações com a Cortana poderão ser mais facilmente acompanhadas por meio da Central de Ações. A novidade atende uma demanda dos usuários que se sentiam perdidos por nem sempre existir clareza sobre onde informações de interações com a assistente de voz seriam exibidas: se na interface da Cortana ou na Central de Ações. Agora, tudo vai mesmo para a Central.
Outra grande novidade promovida pela nova compilação do Windows 10 é a possibilidade de que aplicações UWP (aplicativos distribuídos pela Windows Store) sejam configurados para iniciar junto com o sistema operacional ao ligar o PC. Esse tipo de função estava antes restrito a aplicativos Win32 e deve tornar o uso do formato UWP ainda mais atraente para usuários avançados.
Para configurar a inicialização de um app UWP com o Windows, basta acessar “Configurações” e “Aplicativos”. Lá, escolha quem pode "abrir junto" ao ligar o seu computador ou notebook.
Qual o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Mi Band, pulseira inteligente da Xiaomi, começa a ser vendida no Brasil
- Nubank: como fazer login no aplicativo do cartão
- Safari revela sites visitados mesmo em modo an?nimo; saiba como evitar
- Como ativar as notificações na área de trabalho no WhatsApp no PC
- Galaxy e iPhone têm menos memória interna do que o anunciado, denuncia Proteste
- Como fazer backup e migrar Google Drive para OneDrive, Dropbox ou Box
- Como baixar Gloob Games e dicas para aproveitar os melhores jogos
- Como conseguir Stardust em Pokémon Go
- Como fazer com que a bateria do seu Android dure mais com Power Battery
- CBLOL 2021 1° Split começa no dia 16 com partida entre paiN Gaming e LOUD
- Como fazer o Kindle mostrar o tempo que falta para terminar um livro
- WhatsApp volta a funcionar em ‘poucas horas’, dizem operadoras
- Pokémon GO: Dia da Comunidade de janeiro de 2020 é revelado pela Niantic
- Diablo 3: Ultimate Evil Edition ganha novos itens Ancient em atualização
- WhatsApp e Eleições: veja os 10 tutoriais mais lidos do TechTudo em 2018
- Xbox Lockhart deve ser inferior ao PS5 e ao Xbox Series X, indica rumor
- Confira dicas para atualizar o Chromecast e receber as novidades
- Como ver o mapa do Google Maps no modo satélite pelo celular
- Um em cada cinco dispositivos IoT no Brasil é vulnerável, diz pesquisa
- Overwatch: veja as cinco skins mais raras do FPS da Blizzard