Participantes do Windows Insider — programa de testes da Microsoft — já podem instalar a build 17017 do Windows 10, enquanto domésticos comuns do sistema tiveram acesso nesta segunda-feira (16) a uma atualização que corrige o aparecimento da "tela azul da morte" causado por um update anterior, liberado na última quarta-feira (10).
Com relação à prévia número 17017, as novidades importantes são relacionadas sobretudo com a assistente Cortana, que passa a ter mais integração com a Central de Ações do computador, além de atalhos para pesquisas recorrentes. Outra novidade de destaque da build é a possibilidade de que aplicativos da Windows Store sejam configurados para serem inicializados com o Windows.
Quem não participa do Insider e usa apenas versões estáveis do software deve atualizar o Windows 10 para fugir do aparecimento da tela azul, visto na atualização de segurança liberada na última quarta-feira (10). Um erro no processo de publicação fez com que o pacote gerasse problemas de inicialização em algumas máquinas, sobretudo em ambientes corporativos. Segundo a Microsoft, o novo update liberado a todos os usuários do Windows 10 resolve o problema de forma definitiva.
Novidades da build 17017
Na build 17017 um dos destaques é a Cortana Collections, que agrega buscas recorrentes de forma mais organizada. Itens pesquisados com frequências, como uma série de TV, receitas, livros e estabelecimentos comerciais podem ser abrigados na ferramenta, que organiz
Assim, o usuário pode usar a Cortana como um atalho para essas buscas, evitando a necessidade de digitar ou ditar por voz tudo de novo na caixa de pesquisa do Windows 10, ou no navegador.
Outra novidade relacionada à Cortana está relacionada à Central de Ações. Segundo a Microsoft, a partir de agora, as interações com a Cortana poderão ser mais facilmente acompanhadas por meio da Central de Ações. A novidade atende uma demanda dos usuários que se sentiam perdidos por nem sempre existir clareza sobre onde informações de interações com a assistente de voz seriam exibidas: se na interface da Cortana ou na Central de Ações. Agora, tudo vai mesmo para a Central.
Outra grande novidade promovida pela nova compilação do Windows 10 é a possibilidade de que aplicações UWP (aplicativos distribuídos pela Windows Store) sejam configurados para iniciar junto com o sistema operacional ao ligar o PC. Esse tipo de função estava antes restrito a aplicativos Win32 e deve tornar o uso do formato UWP ainda mais atraente para usuários avançados.
Para configurar a inicialização de um app UWP com o Windows, basta acessar “Configurações” e “Aplicativos”. Lá, escolha quem pode "abrir junto" ao ligar o seu computador ou notebook.
Qual o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Ayrton Senna nos games: lista traz jogos com a participação do piloto
- Star Wars Battlefront foi destaque da semana em jogos
- Tetris Challenge: novo desafio faz sucesso nas redes sociais
- Como enviar texto em formato GIF no Messenger para Android e iPhone
- Trello Shortcuts: todos os atalhos de teclado para organizar boards
- Quatro aplicativos para conversação em inglês para falar com nativos
- Lista traz o top 10 jogos que serão lançados ainda este ano para PS4
- Quando é o lançamento de The Last of Us 2? Saiba tudo sobre o novo jogo
- Acer anuncia novos Nitro 5 e Aspire 3 com chips AMD Ryzen no Brasil
- Headset gamer barato: sete modelos para comprar por até R$ 100 no Brasil
- Como declarar ser doador de órgãos no Facebook pelo celular
- Ramadan no Instagram: o que significa e como usar figurinha nos Stories
- WhatsApp: 5 dicas para não pagar mico e enviar mensagem na conversa errada
- Libra, moeda digital do Facebook, é usada em golpes de sites falsos
- O teclado do notebook est? trocando letras por n?meros? Aprenda a resolver
- Vídeo de Fifa 16 reúne os golaços mais incríveis desta semana
- Como compartilhar fotos e vídeos do Instagram no Pinterest
- Paredão BBB 2019: como votar para eliminar Hana, Rízia ou Hariany
- iPhone 12 é anunciado sem carregador e fones de ouvido, mas com 5G
- Dia da Independência do Brasil ganha doodle das Paralimpíadas