O Facebook anunciou que a função Safety Check agora tem uma aba permanente no app da rede social para celulares. Antes, o recurso aparecia apenas em casos específicos, como em grandes incêndios florestais, desastres naturais e atentados terroristas. O "Check-in de Segurança", como é chamado em português, permite oferecer ajuda e informar aos seus amigos e familiares que você está em segurança.

Confira, no tutorial a seguir, como usar o recurso para pedir e oferecer auxílio em situações de emergência. O passo a passo é o mesmo para usuários de smartphones Android iPhone (iOS).

Facebook Safety Check: aprenda a usar o recurso de segurança (Foto: Helito Bijora/TechTudo)

Passo 1. Abra o Facebook e toque sobre o ícone de menu, ao lado do globo de notificações. Em seguida, na seção "Explorar", selecione "Veja mais" e abra o "Check-in de Segurança".

... 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">

Abra o Check-in de Segurança no Facebook (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Agora, toque sobre o evento que se aplica. Caso necessário, vá em "Veja mais" para ver a lista completa.

Selecione o evento para ver as informações no Facebook (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Toque em "Saiba mais", logo abaixo do nome, para ver mais informações sobre quando o evento ocorreu e quais foram as cidades afetadas.

Visualizando detalhes do evento no Facebook (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Caso você esteja na área, é possível informar aos seus amigos e familiares que você está seguro. Para isso, toque em "Informar aos seus amigos que você está em segurança" e, em seguida, em "Estou seguro". Logo abaixo, é possível descobrir quais amigos estão na região.

Informando que você está em segurança no Facebook (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Toque em "Encontrar ajuda" para ver as publicações de pessoas na região que oferecem algum tipo de ajuda. Depois, escolha se você está precisando de comida, abrigo, água, transporte, etc.

Buscando ajuda no Facebook (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Caso esteja na região e possa oferecer algum tipo de ajuda, toque em "Oferecer ajuda". Agora, escolha o tipo de assistência que você pode prestar para ver as publicações de pessoas que precisam de socorro.

Visualizando os pedidos de ajuda no Facebook (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 7. Você também pode tocar sobre o mapa para ver a localização exata das pessoas que precisam e as que oferecem algum tipo de socorro. Os pontos em vermelho indicam os pedidos de ajuda e os pontos verdes mostram as pessoas que estão oferecendo algum tipo de assistência.

Visualizando pedidos e ofertas de ajuda no mapa do Facebook Safety Check (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 8. Toque sobre o botão "...", no canto superior direito da tela, e vá em "Editar notificações". Por lá, é possível ativar ou desativar as notificações de publicações dos seus amigos ou de pessoas solicitando ou oferecendo ajuda.

Configurando notificações do Facebook Safety Check (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Aproveite as dicas para ajudar outras pessoas e ser ajudado em casos de emergência.

Facebook não está carregando atualizações recentes. Como resolver? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.