Senhas numéricas são difíceis de memorizar e, por vezes, mais fáceis de serem descobertas. Pensando nisso, um grupo de cientistas alemães e norte-americanos pensaram na seguinte solução: substituir os números por emojis, figuras comumente usadas para expressar reações. Pesquisadores das Universidades de Ulm e Técnica de Berlin, na Alemanha; e de Michigan, nos EUA, realizaram um estudo que desenvolveu um sistema de login baseado em emoji para smarthphones com Android, o EmojiAuth.
Os resultados do estudo foram apresentados no dia 30 de maio, em um evento sobre segurança em Roma, e indicam que as imagens do WhatsApp e outros aplicativos podem ser mais eficazes para manter um celular ou computador protegido, por conta da variedade de combinações existente entre as figuras.
Para entender como seria se os emojis fossem usados como senhas, os cientistas criaram o aplicativo EmojiAuth. Trata-se de um teclado que usa emojis no lugar de números e conta com 12 opções para criação de senhas. Na primeira fase de testes, 53 pessoas foram divididas em dois grupos, um com a tarefa de criar uma senha numérica em um celular Android, e outro usando uma combinação usando somente emojis. Uma semana depois, os pesquisadores compararam os resultados.
O primeiro grupo, que criou senhas usando números, foi mais efic
Segurança
Segundo a pesquisa, se usados da maneira correta, os emojis são capazes de criar senhas mais fortes do que em combinações numéricas, pois seria possível obter mais de 2,5 mil combinações usando os emojis. Os caracteres numéricos, por sua vez, se limitam aos algarismos de 0 a 9. Além disso, seria mais simples e rápido criar frases mentais com emojis do que decorar frases inteiras para digitar várias vezes ao dia. Um teclado de emojis também protege o usuário contra bisbilhoteiros, desde que o dono do celular não use um padrão de localização para memorizar a senha.
A maneira mais eficaz de usar figuras para autenticação, segundo os pesquisadores, é criar uma narrativa. Um dos membros do grupo de testes, por exemplo, usou uma música cantada mentalmente para escolher os emojis e decorar a ordem de digitação. O método funciona porque não revela o padrão de seleção — ou seja, é randômico e não forma um desenho — e é mais rápido de digitar em comparação com frases alfabéticas.
O EmojiAuth é um aplicativo com código disponível no Github, mas é destinado, ao menos por enquanto, unicamente para fins de pesquisa.
Qual o melhor teclado de emoji? Troque dicas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Ap?s pol?mica com Microsoft e Apple, Google amplia prazo de corre??o de bugs
- Como girar um vídeo no Media Player Classic em qualquer direção
- Facebook e Instagram ficam fora do ar no Brasil e no mundo
- PES 2019: confira os requisitos para rodar o game no PC
- Pesquisadores desenvolvem materiais que podem prolongar a vida do silício
- Aimbot: entenda hack proibido no CS 1.6, CS:GO e outros jogos de tiro
- 'Snapchat coreano' ameaça reinado do famoso app; conheça o Snow
- Veja as fotos e tente adivinhar quais são estes celulares
- Google Pixel 4: lançamento ocorre nesta terça-feira
- Windows 10 Creators Update muda Menu Iniciar; entenda diferenças
- Como enviar e transferir arquivos e vídeos para o Android TV
- Google Earth: conheça 11 lugares incríveis para visitar online no mapa
- Fim dos hacks no Free Fire? Garena lança novo anti-cheat no game
- GTA 5 ganhará atualização Motoqueiros, focada em Moto Clubes
- Como fazer currículo online com o Mundo Senai
- Como ter gêmeos ou trigêmeos no The Sims 4
- Spotify ganha suporte oficial ao Chromecast; veja como usar
- Fireball: vírus infecta mais 250 milhões e transforma PC em zumbi
- Free Fire: erros comuns de jogadores iniciantes no jogo da Garena
- JBL Wind: conheça a mini caixa de som bluetooth para usar na bike