Depois de 32 anos, a existência do Microsoft Paint, popular editor de imagens integrado ao Windows, chega ao fim. A Microsoft decidiu eliminar o aplicativo do Windows 10 a partir do novo Creators Update, previsto para chegar aos usuários no mês de setembro. Com isso, o foco em criação e edição de imagens no sistema operacional passa a ser no Paint 3D, versão remodelada do aplicativo, introduzida no primeiro Creators Update e que se destaca pelo suporte a imagens tridimensionais.
A Microsoft classifica o Paint em suas páginas de suporte como “descontinuado” a partir do novo pacote de atualização do Windows 10. Na prática, isso significa que o editor de imagens deixará de ser atualizado e que, no futuro, pode ser completamente removido do Windows 10. Outro aplicativo que encara o mesmo tipo de fim é o Outlook Express, também presente na lista dos descontinuados.
"A lista tem a intenção de ajudar os clientes a considerar essas remoções e descontinuações para o seu próprio planejamento. A lista está sujeita a alterações e pode não incluir todas os recursos ou funcionalidades obsoletas", disse a Microsoft.
Quem desejar ter o Paint tradicional no Windows 10 pode usar o mesmo método ensinado pelo TechTudo para obter a versão clássica do jogo Paciência na versão mais atual do sistema operacional usando o instalador do Windows XP.
Veja a lista completa divulgada pela Microsoft
Paint 3D
Substituto do Paint, o Paint 3D oferece ao usuário acesso aos recursos do aplicativo original, além de contar com suporte à criação e edição de imagens em 3D de forma simples. Com interface mais amigável, o programa se adapta bem a dispositivos com telas sensíveis ao toque, substituindo até mesmo o Photoshop.
História do Paint
Ainda como Paintbrush, o Paint nasceu em 1985, integrado ao Windows 1.0, e desde então sempre foi um recurso nativo inseparável das sucessivas versões do Windows. De interface e conjunto de funções bastante simples, o Paint nunca se posicionou como um editor de imagens poderoso. Entretanto, o aplicativo marca a vida de muitos usuários, já que para muitos o manuseio do Paint constitui uma das primeiras recordações relacionadas ao uso de um computador desktop.
A última atualização considerável do Paint ocorreu em 2009, por conta do Windows 7, quando novas formas foram incluídas, além de melhorias gerais de interface e performance. As mudanças, porém, deram origem ao Paint 3D.
Via Microsoft
Qual a melhor editor para quem não pode pagar pelo Photoshop? Troque dicas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Cinco apps fazem sua Retrospectiva 2016 do Instagram em foto e vídeo
- MSI, Asus, Avell: veja notebooks gamers bons e baratos de cada marca
- LG Q7+
- Como adicionar fotos de destaque no Facebook pelo iPhone
- Como limpar histórico de conversas do IMO Messenger
- Como fazer challenge no InShot? 6 dicas para editar vídeos pelo celular
- Como acessar o Oi Wi-Fi pelo celular Android ou iPhone sem app
- Perder as chaves nunca mais: dispositivo encontra tudo na sua casa
- Sete sinais de que o seu computador está prestes a dar defeito
- Roku Express é novo rival do Chromecast no Brasil para deixar TV smart
- Neptune anuncia Duo, smartwatch com telefone 'mudo' e pre?o 'salgado'
- Fortnite: veja a localização dos Balões Dourados
- Como ser afiliado da Amazon? Entenda como funciona programa de associados
- MP investiga suposto vazamento de dados de clientes da Sky
- Como editar fotos e colocar filtros no celular com o app Afterlight
- Como matar chefes finais de Far Cry Primal no PS4, Xbox One e PC
- Videoder: como baixar vídeos do YouTube
- Kiddle, o 'Google das crianças', bloqueia drogas, nudez e violência
- Galaxy Note 5 ou Galaxy S6: comparamos os tops de linha da Samsung
- Dia da Árvore no Brasil ganha Doodle com planta nativa e sabiá