Oskar Fischinger e Lumigraph
Artista criou animações muito antes do surgimento da computação gráfica.
O Doodle do Google desta quinta-feira (22) comemora os 117 anos do nascimento de Oskar Fischinger, artista alemão conhecido por trabalhos no cinema, na pintura e especialmente em animações com música. Ele é conhecido por criar vídeos abstratos com sons muito antes do surgimento do design gráfico e dos clipes de música. Fascinado por espirais, presentes em boa parte da sua obra, Fischinger ganha uma homenagem em forma de Doodle que traz um design inspirado no seu trabalho.
App do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no celular
Biografia de Oskar Fischinger
Antes do interesse pela criação de animações em vídeo, o artista foi também violinista, construtor de órgãos e desenhista arquitetônico. Oskar Fischinger nasceu em Frankfurt, na Alemanha, em 1900. Com cerca de 30 anos de idade, se mudou para Berlim, onde seus filmes abstratos ganharam público e se tornaram populares. A fama foi tanta que suas criações ficaram conhecidas até mesmo na Ásia.
Em 1929, Fischinger fez os efeitos especiais do filme ''A Mulher na Lua'', de Fritz Lang. No entanto, no seu apogeu em terras europeias, o animador foi forçado a se mudar para os Estados Unidos com a ascensão do nazismo. Em Los Angeles, já em 1940, trabalhou no filme ''Fantasia'' da Disney. Pouco tempo depois, sua técnica de pintura dinâmica, chamada de Motion Painting, foi considerada uma das mais influentes de todos os tempos.
Sua arte chama a atenção até hoje porque não envolve computadores. Com poucos recursos à sua disposição, pouco depois da Segunda Guerra Mundial, Fischinger usava uma câmera e recortava frame por frame a filmagem de suas pinturas em acrílico, até alcançar o resultado desejado. Em outros casos, como a famosa Motion Picture 1, o artista garante que não houve um só corte sequer na gravação.
Lumigraph e Doodle
No mesmo ano do lançamento de Fantasia, Fischinger patenteou o Lumigraph, uma espécie órgão que pintava de acordo com as notas tocadas. O Doodle do Google faz referência direta a essa invenção. Ao clicar, o usuário pode criar sua própria composição visual musical (www.google.com/logos/doodles). Além de interagir com a tela criando pinturas que surgem de acordo com a música, é possível trocar o tipo de instrumento musical e compartilhar a criação em redes sociais como Facebook e Twitter, ou por e-mail.
Na vida real, o aparelho não teve sucesso comercial e parte do fracasso se deu por conta da operação trabalhosa do equipamento. Era necessário pelo menos duas pessoas: uma para manipular a tela e criar imagens, e outra para mudar as cores das luzes que interagiam com o painel.
Morte e legado
O auge e a morte de Oskar aconteceram em solo norte-americano. Fischinger morreu em Los Angeles, em 1967, deixando quase 50 curtas e longas metragens na sua filmografia — além de uma extensa coleção de técnicas de animação. Hoje, boa parte das ilustrações provenientes da sua obra podem ser encontradas no site do The Fischinger Trust (www.oskarfischinger.org).
Qual o melhor Doodle do Google? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Review Moto Z3 Play
- Ao vivo: Facebook Live ganha compartilhamento de tela no PC
- Como conseguir a Magitek Suit, acessório secreto de Final Fantasy XV
- Brasileiro descobre doença com ajuda de Apple Watch e post viraliza
- Apple-1: primeiro PC da maçã é vendido por quase R$ 2 milhões em leilão
- Como ‘limpar’ o WhatsApp com o app Limpador para WhatsApp
- Confira tudo já confirmado para The Legend of Zelda Breath of the Wild
- Veja como ativar o SafeSearch do Google Now e bloquear o conteúdo impróprio
- Conheça os dez melhores jogos de tiro offline para PS4, Xbox One e PC
- Moto Z2 Play vs Galaxy A7 (2017): compare a ficha técnica dos smartphones
- FIFA 21: veja os bugs mais engraçados do jogo de futebol da EA Games
- EzeeCube: aparelho roda jogos do Super Nintendo e serve de HD externo
- App brasileiro Selfie Moments faz selfies em vídeo; veja como usar
- Aplicativo de diarista e serviços gerais: veja lista com melhores apps
- Como bloquear chamadas no Galaxy J5 Prime da Samsung
- Facebook permite desenhar nas fotos antes de publicar; conheça a função
- Xiaomi Mi 10 Ultra 5G é usado para pilotar carro de corrida à distância
- Wi-Fi 'offline', iPhone, rival da GoPro e novo Moto G nas mais lidas
- Segredos do Surface Book que você não conhecia
- Computadores com Windows tamb?m s?o vulner?veis ao bug Freak