Nanico perto de gigantes como Facebook, Instagram e WhatsApp, a popularidade do Snapchat aumentou no Brasil. É o que revelam os dados da consultoria Kantar TNS. Nos últimos dois anos, os usuários de Internet em geral têm buscando o que chamam de "conteúdos reais", produzidos por pessoas nos bastidores, sem megaproduções.
Segundo recente estudo global da Kantar TNS, 23% dos usuários globais de Internet usam Snapchat. O percentual é um salto, se comparado aos números de dois atrás, quando os “Snapchatters” representavam apenas 12% dos usuários globais de Internet. Com mudanças que o aproximaram do Snapchat no último ano, o Instagram também está em alta. O salto, porém, foi de 32% dos usuários globais de Internet na rede social em 2014 para uma penetração total de 42%.
Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular
Brasil, um país social
E no Brasil, país em que a adoção de redes sociais é massiva, o uso dos dois aplicativos é ainda maior do que a média global. Em 2015, de acordo com a Kantar TNS, 55% dos brasileiros com conexão à Internet usavam o Instagram e 23% estavam no Snapchat — números que saltaram para 75% e 57% em 2016, respectivamente. O levantamento classifica ainda o Brasil como um "país social". A grande penetração de smartphones, quando combinada com a predisposição às plataformas sociais, acaba levando usuários a um alto percentual de interação.
Pro
Nessa linha, todos os tipos de marcas, instituições e até mesmo governos viram no Stories um novo canal para se comunicar com o público de forma rápida e eficaz.
"O Storie é uma ferramenta para levarmos aos cidadãos informações críticas sobre mudanças na rotina da cidade nas próximas horas. Com este recurso, alertamos aos cariocas, por exemplo, sobre previsão de chuva, avisos de ressaca, esquemas de tráfego para eventos e mudanças em serviços de transporte. Alguns de nossos posts chegaram a duas mil pessoas alcançadas, resultado que consideramos relevante, levando em conta que usamos a ferramenta há poucos meses. Nossa intenção é aumentar a frequência dos serviços prestados com mais posts no Stories", disse Alexandre Cardeman, chefe-executivo do Centro de Operações da Prefeitura do Rio, que mantém parcerias com outras redes sociais como o Twitter.
O que pode ter sido um tiro no pé do Snapchat é que o aplicativo da rede social foi desenhado apenas para um público mais jovem e conectado. Criar audiência por lá era mais difícil que no Facebook e no Instagram, onde é mais simples encontrar os amigos e criar um público massivo em volume.
"No Facebook e Instagram as audiências já estão construídas. As marcas, por exemplo, chegam a ter milhões de seguidores, e com isso seus Stories são vistos muito mais do que no Snapchat. As marcas e pessoas públicas escolheram o Facebook e o Instagram por que lá é onde o público está em massa, e no Snapchat estava demorando demais pra construir essa mesma base", completa Cristiano Santos, palestrante e consultor de mídias sociais, que estuda as plataformas.
Público mais velho
Mas quem pensa que o Snapchat ainda é coisa de criança — ou de adolescentes — precisa começar a rever conceitos. Ainda de acordo com a pesquisa, para desespero do público jovem, vovôs e vovós estão começando a se interessar por posts temporários: um em cada cinco internautas no mundo entre 55 e 65 anos estão usando o Instagram — salto de 47% em relação ao ano passado. E 9% dos usuários entre 55 e 65 anos estão no Snapchat — mais do que os 3% de 2015.
No Brasil, 57% dos usuários de Internet dessa faixa etária também usam o Instagram e 37% também conhecem e usam o Snapchat. O abismo de gerações, porém, parece estar começando a ser superado e, em breve, o comportamento na rede social pode ter mudanças ou mostar um público mais homogêneo.
Segundo os últimos dados divulgados pelas redes sociais, só a função Instagram Stories já tem 200 milhões de usuários diários. O WhatsApp Status chegou aos 175 milhões. E o Snapchat, por sua vez, parou, e não superou os 160 milhões.
Qual a sua rede social favorita? Troque dicas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- League of Legends: cinco coisas que você nunca deve fazer no jogo
- Dual camera do iPhone X é melhor que do iPhone 7 Plus; veja evolução
- Como atualizar o driver da placa de vídeo RTX 2080 Ti
- Novo sensor fotográfico promete maior qualidade que o tradicional CMOS
- Como fazer o download de uma foto do Google Drive no iPhone
- K/D Fortnite: entenda cálculo no jogo mobile e de PS4, Xbox One e PC
- ZapZap: como acessar o histórico do grupo, transmitir vídeo e apagar mensagens
- Conheça 5 aplicativos para fazer transmissões de video ao vivo pelo celular
- Como editar fotos e colocar filtros com o aplicativo gratuito ColorCam
- HD externo de 1TB à prova d’água, poeira e quedas chega ao Brasil
- Os dez melhores mods de Valheim
- Acessório promete controlar notebook através de gestos no teclado
- Confira os códigos de GTA mais bizarros da série
- Yu-Gi-Oh retorna com novo game para PlayStation 4 e Xbox One
- Como gravar áudio no WhatsApp escutando música
- Tanque de guerra? Cinco usos inusitados de controles de videogame
- Como ativar o modo escuro do WhatsApp no Android
- Windows 10 Mobile: adicione sites favoritos no Microsoft Edge
- Asus anuncia ZenBook Pro com ScreenPad e notebook com duas telas
- Como gravar a tela do Google Chrome com Screencastify