Celulares à venda no Brasil, o Xperia XZ1 Compact (Sony) e o iPhone 7 (Apple) estão entre os aparelhos vendidos que mais emitem radiação, segundo estudo feito por um órgão alemão. O levantamento aponta que um grande número de modelos de marcas chinesas, como Xiaomi, Huawei e ZTE, no ranking mundial. A pesquisa concentra dados sobre a emissão de ondas eletromagnéticas de várias gerações de telefones celulares.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
A medida de menor ou maior radiação é obtida por um número SAR (sigla em inglês para taxa de absorção específica), medida em W/kg (watts por quilo): ou seja, a quantidade de energia (watts) que é emitida por unidade de massa (quilo). Como pesquisas sobre o efeito da radiação eletromagnética produzida por aparelhos celulares no organismos foram inconclusivas até hoje, não existe um valor SAR estabelecido como limite seguro ao ser humano.
No levantamento, o recordista entre os aparelhos celulares emissores de radiação é o Xiaomi Mi A1, alcançando SAR de 1,75 W/kg quando usado para fazer uma ligação.
Entre aparelhos vendidos oficialmente no Brasil, o primeiro colocado é o iPhone 7 com uma marca de 1,38 W/kg, décima posição no ranking geral. Na segunda posição entre os celulares comercializados no país (11ª no geral) está o Xperia XZ1 Compact da Sony, emitindo 1,36 watts por quilograma.
Foram testados aparelhos da Motorola, Samsung, LG, Google, BlackBerry, HTC, OnePlus, além das já mencionadas Xiaomi, Apple, Huawei e ZTE. Para efeito de comparação, o celular com menor emissão de radiação foi o Galaxy Note 8, registrando apenas 0,17 W/kg.
A Agência Federal Alemã para Proteção Contra Radiação oferece certificação de segurança para modelos que tiveram absorção inferior a 0,6 W/kg.
Chineses lideram o ranking
O levantamento mostra 15 aparelhos diferentes, classificados de acordo com o valor aferido nos testes SAR. Embora iPhone 7 e Xperia XZ1 Compact mereçam destaque por serem os únicos da lista vendidos oficialmente no Brasil, é importante observar que todos os outros 13 celulares são de marcas de origem chinesa.
Nesse sentido, o pior desempenho é o da Huawei. São seis aparelhos diferentes da marca, cinco deles na primeira metade da lista. À Xiaomi, além da liderança do estudo, coube ainda a 14ª posição para o Xiaomi Redmi Note 5 (1,29 W/kg). O OnePlus 5T e OnePlus 5 foram os aparelhos da OnePlus (1,68 e 1,39 W/kg, respectivamente) flagrados no teste. O ZTE Axon 7 Mini, na última posição (1,29 W/kg) foi o único celular ZTE a aparecer nos resultados.
Via Statista
Adesivo contra radiação de celular funciona? Usuários respondem no Fórum TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Saiba cinco fatos sobre o Nintendo NX, novo console da Nintendo
- Como transformar um PC antigo em um híbrido de Linux e Chromebook
- Como assistir a lives no TikTok
- Como desbloquear, editar e excluir "arquivos em uso" no Windows
- Galaxy Note 9 vence iPhone XS Max em teste de bateria com braço robô
- Dia Mundial da Internet: do telégrafo ao sonho da nova inclusão digital
- Claro anuncia pré-pago com ligações ilimitadas para qualquer operadora
- Veja dicas de como fotografar um céu estrelado
- Museu do som: relembre o passado da Internet discada, ICQ, vinil e K7
- Instagram faz 6 anos: da exclusividade para iOS a 'cópia' do Snap, relembre história
- Placa-mãe Gigabyte H110M-H é boa? Conheça especificações e preço
- LG K41S chega ao Brasil por R$ 1.299; LG K51S e K61 também são anunciados
- Como ocultar opções no app de configurações do Windows 10
- Galaxy S20 Fan Edition pode ser lançado no próximo evento da Samsung
- Instalou a Build 10056 do Windows 10? Saiba como atualizar para 10061
- HP ou Lexmark? Confira prós e contras das impressoras das marcas
- Jogos de corrida com gráficos realistas que podem chegar em 2021 e 2022
- Fifa 15 ganha cartas dedicadas aos destaques da temporada
- Transporte alternativo: aparelhos que podem facilitar a sua vida
- Rainbow Six: Siege: como resgatar skins e itens na Amazon Prime Gaming