Caso um usuário comum desative e depois reative a sua conta de Instagram, vai ver um boom de notificações pipocarem no celular de forma frenética. Se você, por exemplo, está voltando de um período sabático digital, prepare-se para uma explosão das notificações — antigas, do passado — por causa de uma falha no recurso de marcação de pessoas (tags). A função de marcar amigos foi lançada em 2013 e também chegou ao Instagram Stories. O recurso funciona bem, exceto para os usuários que desativaram e reativaram contas recentemente.
Nesta semana, o Mashable viralizou a questão entre usuários dos Estados Unidos. O TechTudo fez o teste e o problema se repetiu. Ao desativar e reativar uma conta, o app remarca todas as pessoas que em algum momento já tinham sido marcadas em fotos já publicadas. Com isso, os contatos marcados nestas imagens começam a curtir e comentar fotos e vídeos antigos — às vezes muito antigos — em que foram marcados, gerando uma enxurrada de notificações e muita nostalgia.
Para quem foi marcado, o volume de alertas também pode ser grande. Em um teste, um amigo próximo, marcado em dezenas de fotos de um usuário, recebeu 75 notificações imediatas após a reativação de uma conta com fotos suas.
Levando em consideração que o Instagram foi lançado em 2010 e que as pessoas já publicaram centenas, senão milhares de fotos no seu próprio feed, isso pode ser o caos. Se pelo menos 10% das fotos incluem outras pessoas (devidamente marcadas) são, pelo menos, dezenas de notificações de curtidas e comentários. Um porta-voz da Instagram confirmou o problema ao Mashable, ainda sem uma solução. Há relatos similares do problema no app desde janeiro deste ano.
O bug pode ser benéfico para quem deseja chamar atenção na rede social e movimentar seu feed de interações. Mas, pode ser complicado para quem tem fotos junto a pessoas com quem terminaram relacionamentos (e terminaram mal), amizades que acabaram ou qualquer outra questão social mais complicada.
A princípio, não há o que fazer. A função de desativar temporariamente uma conta do Instagram só está disponível via navegador web e ainda está na interface antiga da rede social — não existe essa opção no aplicativo para Android ou iOS (iPhone). Se você pretende desativar, vale torcer por uma atualização.
Caso se interesse por dar um tempo na rede social, siga o tutorial do vídeo abaixo.
O TechTudo entrou em contato com o Instagram mas ainda não obteve retorno.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Carnaval 2015: conhe?a os aplicativos que n?o podem faltar no seu Android
- Como conferir preço de hospedagem em hotéis e pousadas no Google Maps
- e-Globo Ep.16: Wendell Lira e Rafifa falam dos problemas de FIFA 19
- Busca do Google vai ajudar você a aprender inglês e melhorar pronúncia
- GTA 5 ganha Rhino Hunt, novo modo multiplayer contra tanque militar
- Biohack: especialista em seguran?a digital comenta riscos e vantagens
- Galaxy J: conheça as diferenças entre J1 Mini, J1, J2, J3, J5 e J7
- Do CS:GO ao LoL: relembre banimentos equivocados e polêmicos
- Battlefield 1 está disponível no EA Access e no Origin Access
- Samsung eleva nível de bloqueio de chamadas chatas no Galaxy
- Conheça 10 curiosidades da franquia Age os Empires
- Como encontrar e participar de eventos populares no Facebook
- Como aumentar fps do CS:GO
- OVERKILL's The Walking Dead: como baixar o game de zumbis no PC
- Atletas de Street Fighter viram personagens em Ink Wars
- Como colocar música em vídeos do Snapchat
- Swift WiFi: roteador para celular permite compartilhar Internet 4G
- Como verificar manualmente as atualizações de apps no Windows Phone?
- DreamHack Mobile Series promove torneios de Clash Royale e Brawl Stars
- Need for Speed Heat: trailer de gameplay mostra gráficos e policiais