Uma febre instantânea; os números falam por si. Lançado em 36 países no início de julho, o Pokémon Go ultrapassou a incrível marca de 75 milhões de downloads em menos de um mês – mais do que qualquer outro jogo móvel desenvolvido nos últimos dois anos. O game de realidade aumentada é gratuito e está disponível para dispositivos Android e iOS.
Se alguém conseguiu escapar das notícias de Pokémon Go até agora, a gente explica. Diferente do que já existia até hoje, o novo game de realidade aumentada usa o GPS e a câmera dos smartphones para permitir que os jogadores capturem, batalhem e treinem suas criaturas virtuais. A realidade aumentada permite que os Pokémons surjam na tela como se estivessem ali, no mundo real, na sua frente...
Para quem nunca experimentou, a realidade aumentada cria objetos virtuais que podem ser vistos através da câmera do dispositivo. É uma espécie de “camada digital” na realidade. Neste exemplo, o boneco desenvolvido exclusivamente para nossa reportagem, o algoritmo usa esta imagem no papel para ativar a animação.
Interessantes é que outros marcadores além de imagens e da própria localização do GPS também podem ser utilizados para ativar uma aplicação de realidade aumentada...
A realidade aumentada existe há mais de 30 anos; inclusive em outros jogos. Quem programa afirma que a linguagem para jogos que usam a realidade aumentada é apenas mais uma usada na criação de games. Nada muito complexo ou especial, a não ser pela precisão do reconhecimento de imagens através da câmera.
A verdade é que essa colaboração entre a Niantic e a Nintendo conseguiu popularizar ainda mais a franquia Pokémon; mas definitivamente não se trata de nenhum “feito tecnológico”...
Mais novo e surpreendente do que a realidade aumentada é o que vai trazer – muito em breve – o Hololens, da Microsoft. Os óculos misturam realidade aumentada com realidade virtual; este, sim, é um caminho promissor não só para o mundo dos games, mas também para uma infinidade de outras aplicações que devem surgir com a popularização do que chamam de “realidade mista”. E você, tem alguma dúvida?
Se além do Pokémon Go você quiser conhecer outras aplicações interessantes que usam a realidade aumentada, separamos um link de uma lista que nosso time online preparou com aplicativos bem legais; vale a pena experimentar. S
... eparamos também uma outra matéria sobre diferentes aplicações da realidade aumentada; veja como a tecnologia vem se popularizando nos últimos anos – inclusive aqui no Brasil.
A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.