O Hemotify é uma plataforma gratuita que tem o objetivo de conectar possíveis doadores de sangue aos hemocentros de suas cidades, por meio de notificações via redes sociais. Atualmente, os 11 locais cadastrados no software estão espalhados por regiões como Bahia, Distrito Federal e Rio Grande do Sul. Disponível via web (com acesso via navegador para celulares, desktops e tablets), o recurso foi criado por alunos de engenharia da Universidade Federal de Santa Maria (RS) em outubro de 2016 e reúne mais de 1570 doadores ao redor do Brasil.
Facebook ganha 'vaquinha virtual' para ajudar no suporte a causas
Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular
Como funciona
Ao fazer o cadastro no Hemotify, o doador fica sabendo das necessidades de cada hemocentro baseado em seu tipo sanguíneo. Em caso de necessidade de doação do seu tipo de sangue, o doador recebe uma notificação pelo Facebook. Os hemocentros contam com um painel de controle dos cadastros, por meio do qual são selecionados os doadores de acordo com a demanda do momento.
"Ela [a plataforma] vem para tentar solucionar o problema de falta de estoques de sangue e tenta manter constante a frequência de doações, visto que existem períodos em que existe muita doação (e parte do estoque é jogado fora devido à validade), e poucas doações, como nos dias que ocorre o carnaval”, disse Gabriel Branco, um dos brasileiros criadores da plataforma Hemotify.
Como hemocentros podem se cadastrar?
No site do Hemotify há uma aba por meio da qual os hemocentros de todo o Brasil podem fazer o cadastro para receberem doadores de sangue. Para efetuar o cadastro não há nenhum pré-requisito.
Procura por doadores se expande a diferentes tipos de segmentos
Vale lembrar que iniciativas digitais como essa são importantes para a conscientização da popularização brasileira no que diz respeito à importância da doação de sangue. Segundo a Organização Mundial da Saúde, no ano de 2016, apenas 1,8 % da população do país foi doadora.
Para incentivar a prática e celebrar o Dia Nacional do Doador de Sangue (25 de novembro), algumas empresas de tecnologia como a Uber criar
Você também pode ajudar
Além do ato solidário de doar sangue, é possível contribuir para o desenvolvimento da plataforma na “vaquinha virtual", o financiamento coletivo. Para realiza-lo, basta entrar no site (catarse.me/projetohemotify) e contribuir com a quantia que puder.
Para doar sangue a é recomendação é estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Pesar no mínimo 50kg, estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas) e alimentado (evitar alimentação gordurosa quatro horas antes).
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- TFT: cinco dicas para jogar Team Fight Tactics, o 'Auto Chess do LoL'
- Galaxy Note 7: Samsung anuncia recall após relatos de baterias explosivas
- Cinco riscos da tecnologia deepfake
- Fifa 16 tem Júlio César entre melhores goleiros brasileiros
- EA Sports UFC: veja como simular uma luta no game
- Como funciona o PicPay: aprenda a usar e cadastrar um cartão de crédito
- Fortnite é acusado de roubar as danças do jogo; entenda polêmica
- Netflix atualiza HTML5 e fica disponível em todo navegador no Linux
- Como reduzir o consumo de memória do Google Chrome no computador
- Como jogar Magic: The Gathering Arena online
- Facebook trabalha em ferramenta de censura para voltar à China, diz NYT
- Dota 2: relembre a Echo Slam de seis milhões de dólares
- Cyber Monday 2015: Vale a pena deixar passar Black Friday? Entenda
- Fotos ocultadas do seu perfil ‘ainda vivem’ no Facebook; app encontra
- Download de Valorant: veja como baixar grátis e os requisitos para PC
- Huawei Honor Note 10
- Como criar selfies com o app de fotos Selfissimo!
- Como enviar um ‘charme’ no Happn
- LoL: como ver FPS e ping no League of Legends
- iOS 8: adicione um número de emergência aos contatos favoritos