O Adobe Audition é um software avançado de edição de áudio que faz parte do Adobe Creative Suite, o pacote de programas profissionais da Adobe. Entender o básico sobre o programa pode ajudar tanto quem está começando a se aventurar nas edições de áudio, até aquelas pessoas que precisam editar uma música urgentemente. Confira oito dicas de como ajustar volume, cortar e mixar arquivos.
A forma mais simples de inserir uma faixa de áudio para editar é abrindo o arquivo diretamente. Clique em “File”, depois “Open” e selecione o arquivo na janela do Explorer.
O arquivo aberto pode ser visualizado na forma de onda sonora (Foto: Reprodução/Gabriel Galli)
Você também pode importar um arquivo de áudio, fazendo com que o documento fique apenas na barra de arquivos disponíveis. Para isso, clique em “File”, “Import”, “File” e selecione o arquivo. Assim, a música/faixa não aparecerá automaticamente em forma de onda sonora.
Ao importar o arquivo fica disponível na barra da esquerda para futuras edições (Foto: Reprodução/Gabriel Galli)
2) Criar mais de uma pista para mixar áudios
Criar mais uma pista permite misturar um áudio com outro. É útil quando você quer, por exemplo, colocar uma música de fundo para algo que você gravou falando. Para isso, selecione o menu “Multitrack”.
O software irá abrir um menu no qual é possível adicionar o nome do arquivo e o formato que será gerado posteriormente. Depois de escolher o nome é só clicar em “OK” e a tela estará dividida em mais pistas.
A opção multitrack possibilita trabalhar com mais de uma pista no Audition (Foto: Reprodução/Gabriel Galli)
3) Cortar e unir pedaços de áudios
Para cortar um áudio você pode selecionar a ferramenta de corte no menu superior ou usar a tecla “R”. O corte acontece quando você clica em cima da onda sonora. Fazendo um corte marcando o começo e outro no final, você pode movimentar o fragmento para frente e para trás, organizando a sequência.
A união das parte cortadas e posteriormente unidas acontece quando você aproxima dois arquivos c
... ortados na mesma pista, clicando em cima de um deles e arrastando próximo ao outro.
Para fatiar um arquivo é só clicar em cima dele com a ferramenta de corte (Foto: Reprodução/Gabriel Galli)
4) Aplicar Fade In e Fade Out
O Fade In é o efeito que faz com que o volume vá aumentando gradativamente e o Fade Out faz o volume diminuir.
Aplicá-los é bastante simples. Selecione o áudio clicando sobre a onda sonora e acesse os menus “Clip”, “Fade In” e depois novamente “Fade in”. Automaticamente, aparecerá uma linha curvada amarela no começo.
Fade In é o efeito que faz o volume subir gradualmente (Foto: Reprodução/Gabriel Galli)
Você pode diminuir e aumentar o tempo do efeito clicando sobre um quadrado que aparece ao lado da linha. Para inserir o Fade Out o procedimento é o mesmo, porém deve-se escolher o item “Fade Out” no menu.
É possível controlar a intensidade e o tempo do Fade In (Foto: Reprodução/Gabriel Galli)
5) Aplicar efeitos automáticos
Outros efeitos automáticos podem ser aplicados ao áudio. Para isso, você deve clicar em “Effects” e escolher um dos efeitos divididos em submenus, como, por exemplo, os que criam eco ou normalizam o volume.
Todos os efeitos são aplicados diretamente na onda sonora, onde é possível personalizá-los.
O menu de efeitos possui diversas opções que são aplicadas automaticamente (Foto: Reprodução/Gabriel Galli)
6) Ajustar volume
A forma mais fácil de aumentar e diminuir o volume de um áudioé movimentando para cima e para baixo a barra amarela localizada no meio da onda sonora. Quanto mais baixa a linha estiver, menor o volume.
Caso você clique na barra, será adicionado um “ponto”. Arrastando esse ponto para cima ou para baixo é possível ter volumes diferentes nas partes selecionadas que você quiser do áudio.
É possível configurar volumes diferentes para cada uma das partes do arquivo (Foto: Reprodução/Gabriel Galli)
7) Exportar arquivos
Ao terminar o trabalho, clique em “File”, “Export”, “Multitrack Mixdown” e “Entire Session” para transformar as alterações feitas no software em um áudio pronto para ser ouvido em qualquer programa.
O Audition exporta em diversos formatos de arquivo (Foto: Reprodução/Gabriel Galli)
8) Salvar arquivo original de edição para fazer modificações mais tarde
Guarde o arquivo original para modificar a edição mais tarde, caso deseje. O formato de arquivo editável do Audition é ''.sesx''. Clique em “File” e depois “Save as” para guardar o trabalho.
A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.