A Kaspersky Lab, desenvolvedora do NOD32 e de outro antivírus homônimo, realizou uma pesquisa com 16.750 pessoas em vários países sobre o uso de redes sociais e seus impactos. Em grande parte, as pessoas disseram que usam redes sociais, como o Facebook, para se sentirem bem mas, na maioria das vezes, o sentimento obtido é o oposto, de depressão — já que a comparação torna-se inevitável.
Facebook Live: vídeo ao vivo no Ano Novo bate recorde com ajuda do Brasil
O conceito de redes sociais, ou mídias sociais, como os que produzem conteúdo profissionalmente costumam chamar, é o de ser uma ferramenta que possibilite que as pessoas mantenham contato com amigos e parentes e compartilhem momentos felizes.
Porém, 42% dos entrevistados disseram sentir inveja, tristeza e depressão quando seus amigos recebem mais curtidas que eles ou quando suas vidas aparentam ser mais “felizes” ou mais “divertidas”.
A pesquisa revelou que 65% dos usuários acessam seus perfis no Facebook e em outras redes sociais para manterem contato com amigos e colegas. E 60% afirmaram que gostam de ver posts divertidas e curiosas.
Além disso, 61% das pessoas pesquisadas gostam de falar sobre histórias positivas e coisas que as façam sorrir — saindo das polêmicas da Internet. E 43% delas costumam compartilhar tudo o que estão fazendo de interessante em seus momentos de folga ou nas férias.
Como evitar que mandem mensagem inbox no Facebook? Troque dicas no Fórum do TechTudo.
Apesar de 72% dos pesquisados terem revelado que acham a publicidade invasiva, a maior fonte de frustração é mesmo as publicações felizes de seus amigos sobre festas, viagens e outras diversões.
Por exemplo, 59% dos entrevistados disseram já ter ficado descontentes com posts de amigos em festas para as quais eles não foram convidados. E 45% das pessoas revelaram que as fotos das férias felizes de seus amigos tiveram um impacto negativo sobre elas. Uma soma de 37% afirmou que ao relembrarem fotos e posts antigas, costumavam pensar que o passado foi mais feliz que o presente.
“Nossa relação com as mídias sociais tornou-se um círculo vicioso. Queremos entrar em nossas redes sociais favoritas para contar a todos os nossos contatos sobre as coisas legais que estamos fazendo; isso traz uma sensação boa. Porém, na realidade, todos estamos fazendo as mesmas coisas. Então, quando acessamos as mídias sociais, somos bombardeados com imagens e posts de nossos amigos se divertindo. E parece que estão aproveitando a vida melhor que nós", explica Evgeny Chereshnev, chefe de mídias sociais da Kaspersky Lab que avaliou e conduziu as recentes pesquisas do grupo.
"É fácil entender por que isso faz as pessoas se sentirem deprimidas e porque tantas pessoas pensam na possibilidade de abandonar totalmente as redes sociais. A dificuldade é que elas acham que estão presas, pois têm inúmeras recordações preciosas armazenadas nas mídias sociais e não querem perder o acesso a elas”, acredita Chereshnev, que sugere uma saída radical para diminuir o sofrimento.
Em outras palavras, ao invés de ser uma ferramenta para trazer alegria e felicidade, o Facebook e outras redes sociais estão promovendo mais a inveja, tristeza e depressão entre seus usu
Tendo isso em mente, a própria Kaspersky criou um software, chamado FFForget , que faz o backup de todos os seus posts nas redes sociais, tais como fotos e publicações. Os dados são armazenados em contêineres de memória criptografados. O software ainda está em desenvolvimento, mas será lançado completo ainda em 2017. Vale lembrar, porém, que os próprios serviços de redes sociais permitem que o usuário salve seus dados. Aqui mesmo no TechTudo já publicamos matérias ensinando a fazer backup do Facebook, do Twitter e do Instagram.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como instalar Minecraft de graça no celular
- Conheça o BlackFly, novo veículo voador que pode percorrer até 40 km
- Habbo: cinco curiosidades sobre o jogo online para PC e celular
- Como fazer o download e jogar The Crew gratuitamente no UPlay
- Bronzeamento íntimo vira 'moda' no Instagram e médicos criticam prática
- Netflix oferece assinatura grátis para quem jogar o game The Old Guard
- Quer comprar o Xperia C5 Ultra? Saiba se as especificações valem a pena
- Como cancelar o RioCard pela Internet
- Como pedir uma corrida no Uber sem ter o app pelo Google Maps
- Gmail lotado? Saiba o que fazer se chegar ao limite de espaço do Google
- League of Wonderland, jogo mobile da SEGA, abre pré-registro no Brasil
- Celeste e Inside: como baixar os jogos grátis na Epic Store
- FIFA 19: veja cinco curiosidades da temporada competitiva do jogo
- Smartwatch com ‘cara de relógio’ promete ficar seis meses sem carregar
- Zenfone 2, Zenfone 2 Selfie e mais: Asus lança nova linha para o Brasil
- LG K10: como trocar o papel de parede
- JBL Reflect Flow: melhor fone de ouvido de 2019 chega ao Brasil
- Como jogar Age of Empires: Castle Siege
- Fortnite terá versão física, vendida nas lojas, com bônus
- Como fazer download de Battlefield 3 no Origin e instalar o jogo no PC