O Pixel Art é um formato de arte que integra pontos digitais em sua construção, baseada em pixels. Pixel — que significa o menor ponto de uma imagem digital — integra fotos ou animações, por exemplo. Esse formato também pode ser aplicado em jogos em 2D. Para criar objetos em pixel arte, você pode utilizar um online, programas no computador ou aplicativos para celular, de forma gratuita e simples. Construa seus projetos em Pixel Art, com desenho ponto a ponto, com apenas alguns cliques e divirta-se online.
Sem Photoshop? Veja 5 editores grátis tão bons quanto o programa da Adobe
1. Piskel
O Piskelestá disponível online e para download no Windows, Linux e Mac OS X. O uso é prático e ambas plataformas oferecem a mesma interface em inglês, que permite pré-visualizar o projeto e exportar para GIF ou PNG.
O recurso permite alterar cores, usar ferramentas rápidas, formatos geométricos e ajustar iluminação. O usuário pode montar animações com frames (quadros) de forma personalizada e gratuita.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
2. Piq
A plataforma online Piq oferece liberdade para o usuário criar sua Pixel Art de forma colorida e gratuita. Oferece interface mais simples, em inglês, sem cadastros. As cores são aplicadas do lado esquerdo e os recursos de edição no menu do lado direito do editor.
É possível alterar o tamanho de cada ponto, apagar, preencher, aplicar formatos geométricos, sobrepor os projeto, alterar a opacidade e mais. O resultado é salvo no computador em imagem Bitmap (BMP).
3. Pixilart
Outra opção bem prática para fazer desenhos em Pixel Art, sem precisar instalar nada no computador, é o Pixilart (pixilart.net). Basta acessar o site pelo navegador do computador e iniciar o projeto. O recurso permite usar “carimbos” com personagens e ícones famosos ou de jogos para deixar a arte mais divertida.
O usuário pode alterar as cores, tamanho do pincel de pixel e adicionar texto. A imagem final é salva em um link no site. É possível enviar para os amigos e ainda baixar no computador no formato PNG, gratuitamente.
O Pixel Art Criador para Android e iPhone (iOS) é uma boa opção para quem gosta de desenhar Pixel Art na tela do celular ou tablet, com interface em português e gratuita. O recurso permite alterar as camadas de cores, criar desenhos personalizados, preencher espaços, alterar tamanho da grade de pixels e até pre-visualizar o resultado final.
Para dar zoom na imagem e editar os detalhes, basta arrastar dois dedos no display, de forma tradicional como é feito em fotos no celular. O resultado é salvo em PNG no computador ou pode ser compartilhado com os amigos em redes sociais e mensageiros.
5. Pixly
O Pixly é gratuito para Android tem interface mais avançada, com recursos completos para quem gosta de Pixel Art. É possível adicionar formatos geométricos, usar efeitos de cor, adicionar textos em “pixels”, linhas, fazer recortes, preenchimentos e apagar o que preferir.
O interessante é que a interface também é formulada em pixels e o resultado pode ser salvo no celular, exportado em GIF ou compartilhado em redes sociais, mensageiros e serviços de nuvem.
Se você não sabe desenhar pode aplicar os efeitos em suas imagem da galeria, de forma simples pelo Android. Com o 8Bit Photo Lab é possível escolher a escala de cores, tamanho dos pixels, texturas, padrões dos pontos, resolução e até o tamanho da imagem.
A foto é salva no celular ou pode ser compartilhada em redes sociais, com botões diretos. O usuário pode aplicar a arte em imagens da galeria ou registrar novas fotos no mesmo momento, com a câmera do Android. O download é gratuito, a interface é bem trabalhada e simples de usar, mesmo em inglês.
Qual é o seu editor de fotos favorito? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como criar planilha de controle de figurinhas do Álbum da Copa 2018
- Microfones MOTIV têm áudio ‘top’ e conexão com gadgets móveis, Mac e PC
- CD Projekt Red, produtora de Cyberpunk 2077 e The Witcher, é hackeada
- MicroSD com a maior capacidade do mundo suporta até 512 GB de arquivos
- YouTube: como converter um vídeo para óculos de realidade virtual
- Microsoft usa ‘rede neural’ em seu tradutor; entenda o que isso significa
- Free Fire: como conseguir token cristal branco e trocar por skins
- Resolução da tela do celular: as diferenças entre HD, Full HD, Retina etc
- Netflix não carrega no Chrome? Veja soluções para problemas com o site
- Heroes of the Storm: dicas para mandar bem no MOBA da Blizzard
- Como ativar a atualização automática de apps na smart TV Samsung
- Como tirar o Google da tela do celular e remover a barra de pesquisa
- Google Pixel 4: Google promete correção após polêmica com biometria
- WhatsApp Web e PC: 5 fatos que marcaram o mensageiro em 2017
- Apple anuncia apps vencedores do Design Awards 2015; brasileiro na lista
- Advanced Color ePaper: conheça tecnologia que colore telas de e-readers
- Nova linha de TVs Android da Sony já tem preço e data de lançamento
- CES: nova linha de fones 'Star Wars' traz R2-D2, Darth Vader e Chewbacca
- Como jogar We Happy Few no Xbox One e PC
- Cadeado 'smart' eGeeTouch que usa NFC para trancar malas é destaque na CES