Ter um cinema particular é o sonho de muitas pessoas e, para tê-lo, o mais comum é investir em um projetor. Mas, antes de comprar um e se decepcionar, é importante entender a tecnologia desses aparelhos e comprar o mais adequado para sua sala. Para isso, a atenção tem que estar voltada para diversas características, como luminosidade, tela, tamanho da sala e distância da tela.
Como produzir fotos panorâmicas usando uma GoPro Hero 3? Aprenda
É comum nos depararmos com imagens ruins caso a luminosidade do lugar estiver alta. A compra correta depende de um número: ANSI lúmens (quantidade de luz projetada). Se a sua sala e telas forem pequenas e a luminosidade controlada e baixa, bastam entre 1.5k e 2.5k para a qualidade ser boa. Entre 2.5k e 4k já atendem a salas médias com telas maiores e ambiente de pouca luz. Números ainda maiores são recomendados para salas e telas grande e alta luminosidade. É importante mencionar que o mais comum entre os projetores full HD são 2k.
A relação entre quantidade de lúmens e tamanho da tela também deve ser colocada em discussão, uma vez que ao aumentar o tamanho da tela, a quantidade de luz continua igual. Em média, a cada 25% a mais de imagem projetada, o brilho é diminuído em 35%. Ou seja, se você aumentar em 40% sua tela, metade do brilho será reduzido.
Por outro lado, a qualidade da imagem de um projetor full HD é tão boa quanto uma televisão com a mesma tecnologia. A experiência depende de onde a projeção será feita. Por isso, muitas pessoas investem em uma tela, ao invés de projetar direto na parede. No mercado há inúmeras variações delas, como fixas e retráteis, diferentes tamanhos e proporções. As proporções mais comuns são 4:3, 16:9 e 2.40:1. Em geral, se você quer projetar apresentações, use a primeira opção; se quer ver filmes, assistir televisão ou jogar videogame, a segunda. E, por fim, se costuma ver filmes bluray com proporção de 2.35:1, use a terceira.
Apesar dos projetores virem com sistema de som integrado, ele está longe de ser o melhor. Se você quiser uma experiência de cinema, o melhor é investir em um Home Theater, que traz o melhor sistema de som. No mercado, há diferentes tipos de aparelhos e a maioria já vem com entradas HDMI.
A conectividade dos projetores full HD está cada vez maior. Hoje, a maioria deles vem com entrada HDMI e entrada USB, facilitando o uso de tecnologias como Apple TV e Chromecast, além do já falado Home Theater. Os projetos full HD trazem, também, tecnologia 3D embarcada, o que pode ser um ponto positivo para os fãs de cinema e jogos. O preço dos projetores está em média R$ 4 mil e podem ser encontrados nos principais varejistas do Brasil.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como personalizar o carro em Rocket League com pintura, antenas e mais
- Criança Esperança 2019: como doar pelo celular com o app Mercado Pago
- Como colocar música em vídeos do Snapchat
- Nova máquina permite que qualquer um faça suas próprias tatuagens
- Como participar de eventos em Monster Hunter: World
- Maquininha Pop Credicard
- Como encontrar todas as Esferas do Dragão em Dragon Ball Xenoverse
- Oito motivos para não se desfazer do iPhone 8
- Saiba quais foram os altos e baixos da IFA 2016
- Cinco dicas para ‘transformar’ seu smartphone em uma GoPro
- Fone de ouvido Edifier: confira modelos sem fio para comprar no Brasil
- App dos Correios: saiba como rastrear objeto e encomenda pelo celular
- God of War: como conseguir dinheiro mais rápido no jogo de PS4
- League of Legends: como jogar de suporte (support)
- Como adiar e-mails no Gmail para iPhone
- Capinha para Galaxy Note 20 ajuda a reduzir a temperatura
- Microsoft cria PC com inteligência artificial e senso de humor
- Sekiro: Shadows Die Twice tem modo escondido no game; veja como ativar
- Aplicativo para 'fotos perfeitas': como usar o Lightroom no celular
- DotA 2 atinge menor média de jogadores desde 2014