Ter um cinema particular é o sonho de muitas pessoas e, para tê-lo, o mais comum é investir em um projetor. Mas, antes de comprar um e se decepcionar, é importante entender a tecnologia desses aparelhos e comprar o mais adequado para sua sala. Para isso, a atenção tem que estar voltada para diversas características, como luminosidade, tela, tamanho da sala e distância da tela.
Como produzir fotos panorâmicas usando uma GoPro Hero 3? Aprenda
É comum nos depararmos com imagens ruins caso a luminosidade do lugar estiver alta. A compra correta depende de um número: ANSI lúmens (quantidade de luz projetada). Se a sua sala e telas forem pequenas e a luminosidade controlada e baixa, bastam entre 1.5k e 2.5k para a qualidade ser boa. Entre 2.5k e 4k já atendem a salas médias com telas maiores e ambiente de pouca luz. Números ainda maiores são recomendados para salas e telas grande e alta luminosidade. É importante mencionar que o mais comum entre os projetores full HD são 2k.
A relação entre quantidade de lúmens e tamanho da tela também deve ser colocada em discussão, uma vez que ao aumentar o tamanho da tela, a quantidade de luz continua igual. Em média, a cada 25% a mais de imagem projetada, o brilho é diminuído em 35%. Ou seja, se você aumentar em 40% sua tela, metade do brilho será reduzido.
Por outro lado, a qualidade da imagem de um projetor full HD é tão boa quanto uma televisão com a mesma tecnologia. A experiência depende de onde a projeção será feita. Por isso, muitas pessoas investem em uma tela, ao invés de projetar direto na parede. No mercado há inúmeras variações delas, como fixas e retráteis, diferentes tamanhos e proporções. As proporções mais comuns são 4:3, 16:9 e 2.40:1. Em geral, se você quer projetar apresentações, use a primeira opção; se quer ver filmes, assistir televisão ou jogar videogame, a segunda. E, por fim, se costuma ver filmes bluray com proporção de 2.35:1, use a terceira.
Apesar dos projetores virem com sistema de som integrado, ele está longe de ser o melhor. Se você quiser uma experiência de cinema, o melhor é investir em um Home Theater, que traz o melhor sistema de som. No mercado, há diferentes tipos de aparelhos e a maioria já vem com entradas HDMI.
A conectividade dos projetores full HD está cada vez maior. Hoje, a maioria deles vem com entrada HDMI e entrada USB, facilitando o uso de tecnologias como Apple TV e Chromecast, além do já falado Home Theater. Os projetos full HD trazem, também, tecnologia 3D embarcada, o que pode ser um ponto positivo para os fãs de cinema e jogos. O preço dos projetores está em média R$ 4 mil e podem ser encontrados nos principais varejistas do Brasil.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- ZenBeam é o projetor para celular que substitui TV de 80 polegadas
- TweetTunnel: site mostra primeiros seguidores do seu perfil no Twitter
- Atualização Lumia Denim chega para alguns aparelhos com Windows Phone 8.1
- Time brasileiro vence mais um torneio internacional de Counter-Strike
- Aprenda dribles mais efetivos de Fifa 16 e dê trabalho aos adversários
- O Pix vem aí para sepultar as tarifas de TED e DOC
- Novo drone Mavic Pro da DJI é dobrável e pode concorrer com GoPro Karma
- Capcom anuncia coletânea com seis primeiros jogos da série Mega Man
- Como usar ou tirar o Authy do Mercado Livre
- LoL: brTT e Rakin vão representar o Brasil no evento All-Star 2018
- Bloodborne: bug permite jogar o game sob um ponto de vista diferente
- Como alugar carros pelo celular com o VAI Car
- Como criar clãs e recrutar jogadores em Line of Sight
- Surface Studio: conheça os acessórios oficiais do PC da Microsoft
- Como usar música como toque de chamada no Galaxy S7
- Tablet da Philco: lista reúne os melhores modelos para comprar no Brasil
- PES 2019 ganha trailer e data de lançamento
- Truque simples economiza seus plano de dados em Pokémon Go
- Como ser VIP em MiniMundos
- Halo 3 ODST: remasterização chega para The Master Chief Collection