Metroid é a famosa franquia de jogos de plataforma da Nintendo que estreou em 1986 no NES. O jogo é centrado em Samus Aran, uma caçadora de recompensas que vive em um universo futurístico e precisa enfrentar diversos inimigos. O Metroid reúne histórias curiosas como, por exemplo, o nome Samus que foi inspirado em Pelé. Quer saber mais? O TechTudo reuniu as melhores curiosidades sobre a protagonista e a série nesta lista.
Nintendo vai lançar cinco jogos para smartphones e tablets
Personagem feminina
Samus Aran foi uma das primeiras personagens femininas a ter papel principal nos games. Lançado para NES em uma época em que a maioria dos protagonistas eram masculinos, o primeiro título da franquia conquistou o público e criou uma legião de fãs – não apenas do jogo mas também da própria Samus.
Dependendo do país, o manual do primeiro jogo da franquia não se referia à Samus pelo sexo feminino, pelo contrário, explicitava que a protagonista era um homem. Os jogadores apenas descobriam que ela era uma mulher no final do game, ou ao digitar o password “JUSTIN BAILEY”.
Vai ter gambiarra sim!
Provavelmente você já ouviu falar na Morphball, a habilidade de Samus se tornar uma esfera e atravessar terrenos mais estreitos. O que talvez não saiba é que tal característica foi criada a partir de um problema comum que havia na época, a limitação de hardware dos consoles. O NES tinha uma capacidade de processamento muito fraca, o que impediu uma animação de Samus rastejando. Para contornar a situação, os programadores decidiram transformá-la em uma simples esfera, o que resolveu o problema e criou uma das mais marcantes características da caçadora.
E seu nome será Samus... Pelé?
Talvez um dos fatos mais inacreditáveis da franquia Metroid é a do nome de Samus Aran ter sido baseado em ninguém menos que o famoso jogador Pelé. Hiroji Kiyotake – designer original da Samus – e Yoshio Sakamoto - co-criador da série – disseram durante uma entrevista a revista japonesa Nintendo Dream que queria um nome diferente para a protagonista. Segundo Kiyotake, a pronuncia do nome Edson Arantes do Nascimento assemelhava-se ao nome de Samus Aran. Sakamoto, durante a entrevista, brincou dizendo que a única semelhança com o nome era o “Aran”, de Arantes.
Todavia, as referências não acabam por ai. O planeta SR388, onde os Metroids foram descobertos, é baseado em uma série de motores da marca Yamaha. Outro curioso fato é dado a criação do nome de Metroid, onde Sakamoto e Kiyotake revelaram que era uma mistura de “Android” com “Metrô”.
Referências ao filme Alien
Metroid também é marcado por uma série de easter eggs e referências ao filme Alien, obra de sucesso criada por Ridley Scott, em 1979. A começar pelo fato de ambas as protagonistas serem mulheres, a série de videogames faz outras singelas homenagens ao clássico filme. Uma delas é o vilão Ridley, que no primeiro game é um mini-chefe, mas que nos títulos seguintes torna-se um poderoso antagonista.
Outra referência aparece no final do jogo. Em Alien, a personagem Ripley consegue, com dificuldades, fugir de Nostromo enquanto a nave está explodindo; na obra da Nintendo, Samus Aran precisa fugir das instalações de Tourian enquanto o local é destruído. E não vamos nos esquecer da Chozo Statue, estátua cujo a silhueta lembra muito os engenheiros do filme de Ridley Scott.
Samus mais “a vontade”
Os jogadores apenas descobriam que Samus era uma mulher após digitar a senha secreta ou ao encerrar o jogo. Quanto melhor fosse o desempenho do jogador durante a campanha, menos roupa a caçadora de recompensas teria na tela de créditos.
Em um dos finais, Samus aparecia apenas sem seu elmo e, dependendo do ponto de vista, poderia ser confundida com um homem de cabelos longos. Caso o jogador completasse o game em até três horas, ela aparecia usando um maiô rosa e acenava durante alguns segundos. Não obstante, se o jogador zerasse o título em menos de uma hora, Samus apareceria com apenas um biquíni e botas.
A propósito, o código “JUSTIN BAILEY”, que te faz jogar com a personagem sem armadura, foi implementado apenas na versão americana do jogo, junto com o sistema de passwords. Os japoneses e europeus inicialmente não tiveram este recurso, só conseguiram usufruir anos mais tarde.
Menos de 5 MB
Quando lançado, Super Metroid transformou-se no maior jogo para Super Nintendo até então. O título tem “gigantesco” tamanho de 3 MB. Os maiores jogos de SNES ocupavam, juntos, 16 MB de espaço.
Kraid quase aparece em Metroid Prime
O famoso vilão Kraid, embora não apareça em Metroid Prime, surgiu em imagens de divulgação durante seu desenvolvimento. As fotos mostram Kraid bem modelado em 3D e com algumas modificações, como a inclusão de um capacete em vez dos três olhos vermelhos.
Segundo Gene Kohler, um dos artistas envolvidos no desenvolvimento de Metroid Prime, as animações e modelagem de Kraid estavam prontas – porém, devido ao prazo de produção, não houve tempo suficiente para desenvolver uma boss battle, batalha contra chefão. Como a equipe não considerava o personagem obrigatório para o andamento do game, ele ficou de fora.
Metroid Prime seria em terceira pessoa
A série Metroid Prime foi inicialmente projetada para ser jogada em terceira pessoa. A ideia traria Samus jogável em 3D pela primeira vez nos videogames – exceto pela participação em Super Smash Bros. No entanto, a equipe da Retro Studios teve muita dificuldade para implementar uma nova mecânica para a franquia. Por fim, Shigeru Miyamoto propôs um jogo em primeira pessoa, o que tornou-se o conceito base da série.
Qual é o melhor jogo da Nintendo? Comente no Fórum do TechTudo!
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- CS:GO: MIBR perde para Team Liquid em estreia na ESL Pro League Season 11
- Pendrive de 256 GB acaba com problema de armazenamento no iPhone
- Google Pixel 2: conheça oito detalhes interessantes do smartphone
- Como baixar e começar a jogar Dead Space 3 no PC e consoles
- Adaptador Wi-Fi 6 da TP-Link chega ao Brasil também com Bluetooth 5.0
- Preço do PS4 compensa em 2021? 6 coisas para saber antes de comprar
- Adele, 50 tons e... Luan Santana: veja o que bombou na Google Play em 2015
- Celular indiano vem com Android 5.1 e custa R$16; veja especificações
- iPhone 7 Plus e outros celulares estão mais baratos no Brasil; veja preços
- Android 9 Pie Go é anunciado; atualização promete mais espaço no celular
- Como alterar o toque e a vibração do iPhone 5S
- Virtue e Dereguedere definem qualificatórias da LA League de CS:GO
- Galaxy A5, Moto X, WhatsApp e Galaxy S6 nas mais lidas da semana
- Como desenhar nas fotos antes de publicar no Facebook e no Messenger?
- FIFA 21: youtuber gasta mais de R$ 250 mil no jogo antes do lançamento
- Windows 10: como ativar atalho para emojis no PC
- Veja os jogos de corrida com gráficos mais realistas para baixar em 2020
- WhatsHide some temporariamente com conversas do WhatsApp Web
- Instagram deixa compartilhar fotos do Feed no Stories no estilo 'repost'
- Apex Legends: cinco dicas para jogar com movimentação avançada