O Facebook lançou uma ferramenta que permite saber, imediatamente, se os dados do seu perfil foram compartilhados com a Cambridge Analytica. A novidade chega um dia depois que a rede social começou a enviar notificações sobre o incidente por meio dos apps para a iPhone (iOS) e Android. No entanto, poucas pessoas teriam recebido o alerta no celular.
A partir desta terça-feira (10), a Central de Ajuda da rede social mostra um novo tópico que informa prontamente se o usuário pode ter tido informações reveladas à empresa de marketing político.
A ferramenta se limita a dizer se o usuário e sua rede de amigos participaram do teste “This Is Your Digital Life” (Essa é a sua vida digital, em português). Para obter a informação, o usuário precisa acessar a página de suporte com a conta do Facebook logada. Se os seus dados não tiverem sido vazados, a seguinte mensagem é exibida pela rede social:
“Com base em nossos registros disponíveis, nem você, nem seus amigos entraram no aplicativo ‘This Is Your Digital Life’. Como resultado, não parece que suas informações do Facebook tenham sido compartilhadas com a Cambridge Analytica pelo aplicativo ‘This Is Your Digital Life’.”
Relembre o caso
O aplicativo de teste psicológico “This Is Your Digital Life” foi criado pelo pesquisador Aleksandr Kogan e usado pela Cambridge Analytica para obter dados de usuários do Facebook indevidamente. Em vez de obter informações apenas dos usuários que responderam ao questionário, a empresa acessou tamb�
A coleta não-autorizada foi possível por conta de uma política de privacidade mais aberta do Facebook em vigor entre 2007 e 2014. Até então, a rede social permitia acesso irrestrito de dados de usuários por parte de desenvolvedores de aplicativos como o “This Is Your Digital Life”.
A Cambridge Analytica teria usado as informações coletadas no Facebook para traçar perfis psicográficos dos usuários. O objetivo foi alimentar a estratégia de marketing digital da campanha de Donald Trump para a presidência dos EUA em 2016.
Inicialmente, a estimativa era de que 50 milhões de contas teriam sido coletadas pela Cambridge Analytica. Porém, uma análise mais minuciosa do Facebook revelou que o número passa de 87 milhões de perfis. A maioria dos usuários é dos EUA, mas também há casos no Brasil. Segundo a rede social, os dados de 450 mil brasileiros foram obtidos indevidamente.
Qual a sua rede social favorita? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- iPhone 5: como atualizar o iOS no celular da Apple
- Como jogar os modos de luta em Ultimate Marvel Vs. Capcom 3 no PS4
- Lista tem 14 dicas imperdíveis de busca de vídeos no YouTube
- Como mudar a voz da Google Assistente
- Call of Duty Warzone Weekends: veja formato e como assistir ao vivo
- Primeiras imagens do Windows 10 para smartphones vazam na Internet
- FIFA 18 - Copa do Mundo: veja o visual dos novos jogadores da Seleção
- Como apagar fotos de forma permanente no Google Fotos
- Veja os requisitos mínimos de Heroes of the Storm e otimize os gráficos
- YouTube: 10 plugins para Chrome que vão mudar sua experiência
- Mortal Kombat X: inusitado bug deixa Jason Voorhees 'imortal' de verdade
- Cinco dicas para usar o Muambator e rastrear encomendas no PC
- Como descobrir versão do CCleaner e remover malware do PC com Windows
- Requisitos de Call of Duty Warzone e como baixar no PC, PS4 e Xbox One
- Truque cria limite de tempo para crianças usarem menos o computador
- Como compartilhar um drive de CD/DVD de um Mac com outro por rede
- WhatsApp: Projeto de Lei pode obrigar usuário a fornecer CPF
- iOS 14.3: como personalizar iPhone e mudar wallpaper com dois toques
- Tradutor de Emoji decifra desafio de bandas e de filmes
- Uber ganha gravação de áudio e checagem de identidade de usuários