No Microsoft Excel, a função SE é usada para comparar valores e determinar resultados a partir de condições pré-definidas, sempre seguindo a lógica: SE algo é verdadeiro, o resultado é A, SE falso, B. Há duas formas de usá-la: da maneira simples e da maneira composta, em que uma série de funções SE, ou mesmo diferentes, podem ser escritas uma dentro da outra. A seguir, você vai conhecer cada um desses métodos, com exemplos e explicações sobre cada elemento presente nas fórmulas do Microsoft Office.
Fórmulas quebradas no Excel? 14 coisas que você está fazendo errado
A primeira forma de uso que veremos é a simples. Para isso, é legal conhecer a sintaxe correta da função: =SE(teste lógico, [valor se verdadeiro],[valor se falso])
Não se assuste, a tradução para isso é:
“teste lógico”: aqui você vai explicitar uma condição para a sua análise. Você pode pedir para a função comparar valores, por exemplo: se encontrar um valor acima de X, o resultado será um, se encontrar um valor abaixo de X, o resultado será outro.
“valor se verdadeiro”: caso a função encontre um valor maior que X, ela vai considerar o cálculo verdadeiro, e vai exibir o que quer que você coloque entre os [].
“valor se falso”: pelo contrário, se o valor encontrado for inferior a X, ela exibe o texto compreendido entre esses dois [].
Comparando valores
Uma atribuição comum da função SE é estabelecer comparações entre valores de células, ou para construir gatilhos que apresentam informações e resultados de uma operação, ou situação. Por exemplo, você pode usar a função SE numa planilha de orçamento doméstico para que ela exiba a mensagem “Atenção, valores acima do orçamento!”, em caso de estouro, ou “Valores dentro do limite”, em caso de orçamento controlado.
No nosso exemplo, qualquer total de despesas que superar 5000 por mês será considerado acima do limite o que nos deixa com a seguinte formulação: =SE(D15>5000;”Acima do orçamento!”;”Dentro do limite”)
Traduzindo: D15 é a célula em que será observado o resultado. “>5000” determina que a função procura valores maiores que 5000. Se encontrar algo maior que 5000, nosso orçamento estourou e o resultado exibido será: “Acima do orçamento!”. Se a função encontrar um valor inferior à 5000, retorna com “Dentro do limite”.
Erro no Excel, o que posso fazer para resolver? Comente no Fórum do TechTudo.
Usando SE com outras funções
Outra forma de aplicar a função SE é utilizando-a em conjunto com outras funções. Um exemplo dessa aplicação seria a aplicação num boletim escolar, por exemplo: usando a função SE para determinar se um aluno alcançou média de aprovação numa disciplina requer compor uma fórmula que use as funções SE e MÉDIA.
O nosso exemplo conta com uma lista de disciplinas e as notas obtidas em cada bimestre. Para ser considerado aprovado, o aluno precisa atingir 7,0 em cada uma delas, ao fim do ano. Para gerar esse resultado, a função fica assim: =SE(MÉDIA(B2:E2)>=$H$2;”APROVADO”;”REPROVADO”)
Como você já sabe o primeiro elemento da função SE estabelece a condição. Nesse caso, a condição é o cálculo da função MÉDIA entre as células B2 e E2. Se o valor obtido pela MÉDIA for maior ou igual ao número presente na célula H2, o aluno está APROVADO. Se o número não for maior ou igual a 7,0, contido em H2, o resultado é REPROVADO.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Função SE composta
É possível colocar várias funções SE dentro uma das outras para a realização de análises mais complexas. Na prática não muda muita coisa na mecânica da função e nem na sintaxe, a única exigência é que você tenha atenção com a formulação da função para que os cálculos funcionem corretamente.
Nosso exemplo vai servir para calcular as comissões a que um grupo de vendedores têm direito ao fim de um mês de trabalho. E as regras são as seguintes:
SE o volume for menor do que 1000, a comissão é de 7%;
SE o menor que 1500, a comissão sobe para 10%;
SE o volume de vendas for menor que 2200, comissão de 12,5%;
SE o volume é maior que 2200, a comissão fica em 15%.
Ou seja, vamos usar uma função SE no Excel com quatro regras, que resulta na seguinte expressão: =SE(B2<1000;B2*7%;SE(B2<1500;B2*10%;SE(B22200;B2*15%))))
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como usar o Busuu, aplicativo grátis para aprender inglês sozinho
- Raspberry Pi 2 ganha entrada multifuncional para instalar SSD de até 1 TB
- Starseries i-League Season 5: confira os resultados dos playoffs
- Qual sua nota no Uber? Saiba como aumentar sua pontuação no app
- iPhone 5 parou de funcionar? Saiba como corrigir
- Novos XPS da Dell têm formato 2 em 1 e tela 4K para concorrer com Surface 4
- Além da MIBR: times de CS:GO que vestem a camisa do Brasil no exterior
- Valorant: jogador é banido ao vivo por uso de cheat; veja reação
- Smart TV Samsung: novos modelos 4K e 8K são lançados na CES 2020
- Como tirar ou regularizar o título de eleitor pela Internet
- Como usar o Kboing para ouvir músicas online e de graça
- ESL divulga detalhes da final da Pro League Season 7 de Rainbow Six
- Cinco vezes em que famosos tiveram seus dados vazados
- Como descobrir se alguém ou seu namorado(a) está usando o Tinder
- Guia de Metal Gear Solid 5: The Phanton Pain traz coletânea de dicas
- Como mudar sua idade no Tinder
- Chapéu Eleitoral mostra no Chrome quem financiou campanha de políticos
- Google deve lançar conta bancária que funciona por aplicativo de celular
- Como criar uma pasta e organizar arquivos no Google Drive do celular?
- Travessão — , meia-risca – e hífen - : como incluir no texto no Mac e no PC