O touch screen domina os dispositivos eletrônicos, seja nos smartphones, notebooks, tablets, monitores ou câmeras fotográficas. A facilidade de manusear e intuitividade dessa tecnologia trouxeram muitas vantagens e agradam a maioria. Mas você limpa o seu celular com frequência? O TechTudo explica a importância de fazer aquela "faxina" nos seus eletrônicos com tela sensível ao toque sempre.
Confira como montar um 'cinema' em casa sem precisar gastar muito
Não há o que se questionar a respeito das vantagens de usar uma tela touch screen. Mas o que muita gente esquece de pensar é sobre um problema pontual que essa tecnologia também criou: a propagação da sujeira que temos nos nossos dedos. Nossas mãos entram em contato constante com todo tipo de coisa durante o dia. E é por meio delas que levamos micro-organismos para dentro do corpo.
O professor Armando Marsden, PhD em Laboratório de Micologia Médica da Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE), afirma que uma tela sensível ao toque pode ser mais suja do que um vaso sanitário. Segundo o especialista, normalmente o vaso só recebe urina e fezes, enquanto nossas mãos são expostas ao contanto com dinheiro, frutas, verduras, corrimões de ônibus, trens e uma infinidade de superfícies contaminadas. Todos esse locais podem conter vírus, bactérias, fungos e outros parasitas que podem colocar a saúde em risco. Já imaginou quantas impurezas carregamos nas mãos nessa brincadeira?
Seu celular é mais sujo que uma privada, revela vídeo
“Computadores, laptops, iPads, iPods, entre outros, podem conter algum ou alguns germes devido ao uso ou toque constante. Até porque ninguém fica lavando as mãos toda vez que vai usar o equipamento. Assim, é muito importante que se limpe o aparelho diariamente”, alerta o professor.
Qual modelo de TV comprar na faixa até R$ 2.000? Opine no Fórum do TechTudo.
Perguntado sobre quais tipos de doenças e bactérias podemos encontrar nestes aparelhos, o professor diz não poder afirmar especificamente, pois isso varia muito. Mas ele menciona alguns fungos que foram encontrados em smartphones em pesquisas anteriores. “A Candida sp. Aspergillus niger, Penicillium sp.,Fusarium sp., Cladosporium sp. que são fungos contaminantes cujo esporos estão nas frutas, verduras, no solo e na água, já foram encontrados. Normalmente eles são levados pelo ar para muitos lugares incluindo ambientes internos ou fechados.” Os microrganismos apontados pelo professor são causadores de problemas como infecções de ouvido e doenças de pele.
A principal dica que o professor Marsden nos dá é manter nossos aparelhos sempre limpos e secos, apesar do uso diário. Como fazer isso? Passando um pano na superfície ou na tela do aparelho e evitando umidade (o que é bom para sua saúde e do aparelho também). Segundo o professor, embora não esterilize o aparelho, esse procedimento ajuda na remoção de impurezas, o que é bom para evitar a contaminação por diversos germes que se escondem em nossas mãos e em nossos dispositivos.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como usar a VPN gratuita do Opera no computador
- Como fixar guias no Google Chrome; ocupe menos espaço com abas
- Intel Nuc ou Mac Mini: compare especificações e preços dos miniPCs
- App de previsão do tempo faz compras sem o consentimento do usuário
- Top Nine do Instagram: como fazer? Veja suas fotos mais curtidas em 2020
- Free Fire World Cup: veja datas, times e prêmio do torneio da Garena
- Watch Urbane: relógio de luxo chega ao Brasil com preço de smartphone
- Saiba a ordem para derrotar os chefes em Mega Man X Legacy Collection
- iPhone ganha modo escuro com iOS 13; Apple também anuncia Mac Pro 2019
- Gratidão: Dia das Mães no Facebook tem volta da florzinha e mais novidades
- Pokémon GO: lista reúne os monstrinhos mais 'odiados' do jogo
- Fifa 15: veja como jogar com Pel? e Messi no modo Ultimate Team
- Aprenda como atualizar o sistema operacional na Android TV
- Mundial de Free Fire 2019: veja os jogos ao vivo no Facebook e YouTube
- Primeiro celular da Siemens em uma década deve ter 3 GB de RAM
- Google Stadia recebe críticas por velocidade em seu lançamento
- FIFA 19: conheça truques para mandar bem no modo Ultimate Team
- Empresa russa desenvolve o TaigaPhone, celular ? prova de hacker
- Gran Turismo Sport terá modo de personalização avançada
- Free Fire recebe Passe de Elite de dezembro; veja destaques