O Código Aberto é um termo que se refere a um software cujo código está disponível para download por qualquer pessoa e a uma filosofia de criação de aplicativos voltada para a colaboração entre desenvolvedores.
O que é VPN? Saiba tudo sobre a rede virtual privada
Isto se opõe ao comportamento padrão das fabricantes de software, que costumam não liberar o código de seus produtos para que não sejam alterados ou copiados sem autorização. O Código Aberto, por outro lado, conta com a ajuda de terceiros para evoluir e resolver problemas.
Open Source Initiative
O órgão responsável por gerenciar licenças de Código Aberto é a ONG Open Source Initiative. Um dos requisitos básicos para se qualificar é disponibilizar o código fonte do programa, mas isto não é o suficiente.
Alguns dos requisitos mais importantes são a distribuição livre do programa e a permissão para alteração do código, fazendo com que qualquer desenvolvedor possa modificar o software.
Para evitar que alguém se beneficie do trabalho de terceiros, o Código Aberto prevê que todas as obras derivadas de um software com a licença são obrigados a mantê-la. Isto significa que um programador que altere um programa e crie sua versão pessoal não vai poder lucrar desta forma.
A ideia é permitir que várias pessoas diferentes possam trabalhar no programa e fazer alterações. A filosofia da licença é tratar todos os usuários como co-desenvolvedores. .
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Código aberto ou software livre?
O conceito de Código Aberto é parecido com o de Software Livre. A diferença principal está em detalhes da licença. O Software Livre, em sua definição, é mais restritivo. O conceito presume que o usuário, ao adquirir o software, tem total liberdade para fazer o que deseja, como alterar o código, repassá-lo ou criar uma versão pessoal.
Os programas com a licença Software Livre são usados como alternativas gratuitas a softwares proprietários, mas isto não significa que possuam menos recursos. Um exemplo são suítes de edição de documentos como o OpenOffice e o LibreOffice, que podem substituir facilmente o Microsoft Office.
O software de Código Aberto mais conhecido é o sistema operacional Linux. Seu núcleo, o kernel de mesmo nome, é modificado e se pode baixar em vários grupos de programas diferentes, chamadas distribuições. As mais populares são Debian (que inclui o Ubuntu), Fedora e openSUSE.
A Open Source Initiative possui uma lista (opensource.org/licenses) com as licenças conferidas em Código Aberto, que compreendem vários tipos de software, incluindo linguagens de programação como PHP e Python. Outro software famoso em Código Aberto é o navegador Firefox.
Várias empresas fe
Usar VPN é seguro? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como jogar o novo Mirror’s Edge Catalyst, para PS4, Xbox One e PC
- Samsung promete atualizar celulares Galaxy por quatro anos
- Wolfenstein, Fallout e mais: veja jogos censurados em alguns países
- Falha em processadores da Intel expõe PC de milhões de usuários
- Twitter testa forma de salvar posts para ler depois sem precisar favoritar
- Como fazer download de temas para Xbox 360 grátis ou pagos
- Facebook Live fica mais acessível e ganha legendas em Closed Caption
- Galaxy Note 9 vs LG G7: compare ficha técnica de celulares premium
- Battlefield Hardline: veja como jogar o novo modo roubo
- Conheça os melhores jogos de zumbi multiplayer
- Aplicativo que embaça o fundo da foto: saiba como usar o Fabby
- SSD de 480 GB: confira cinco modelos e preços para comprar no Brasil
- Fortnite: como usar Assistência de Grupo e completar desafios da semana
- Review Intelbras iC3
- Motorola Edge: celular premium da Motorola ganha data de lançamento
- Videoder permite baixar vídeos no Android; saiba como instalar o app
- Operadora dos EUA libera sinal de 5G e dá Chromecast ou Apple TV de brinde
- Skins no LoL: veja guia com raridades, tipos e preços dos visuais
- Como criar reunião no Google Meet? Gmail ganha chamada de vídeo
- AnimEVO terá seis jogos transmitidos pelo streaming da EVO 2018