Webinar é termo usado para nomerar conferências, reuniões ou seminários realizados pela Internet. A ideia é usar plataformas específicas de comunicação em tempo real, com vídeo e áudio, para transmitir palestras, discussões, apresentações e aulas para um público grande ─ que pode ser privado ou aberto.
Ao usar softwares específicos, quem realiza a apresentação pode lançar mão de slides, links, mostrar telas do computador e interagir com uma audiência que pode ser formada por pessoas do mundo todo. Além disso, é possível convidar participantes por meio de links e inclusive avisá-los que a apresentação está perto de ocorrer. O termo webinar vem de web-based-seminar, ou “seminário baseado na web”.
A definição mais precisa de webinar é a de uma conferência via Internet na qual a comunicação se dá em via única: o apresentador é quem comanda a sessão e tem a palavra. Contudo, há possibilidade de interação entre participantes e o apresentador via chats.
Do que você precisa?
Apresentador
Para conduzir um webinar, você precisa de um computador, acesso à Internet, câmera (ou webcam), microfone (ou headset). Além disso, você também vai precisar de algum aplicativo específico, ou acesso a uma plataforma web que ofereça os recursos necessários para a condução do seu seminário via Internet. Um exemplo é o aplicativo GoToWebinar.
Para quem assiste
Se a sua ideia é assistir a um webinar, tudo depende da plat
É possível realizar um webinar no YouTube?
Sim, não só no YouTube como em outras plataformas que contenham o recurso de fazer um vídeo ao vivo, como Facebook e Hangout. Assim, usando a transmissão ao vivo e o chat, é possível conduzir uma apresentação na rede. Entretanto, algumas ferramentas não serão tão intuitivas: mostrar a tela do computador, alternar para uma apresentação, por exemplo, podem não ser ações triviais para muita gente e fazer falta para quem apresenta o webinar.
A vantagem de sites e plataformas especializadas nesse tipo de aplicação é a oferta desses recursos de uma forma mais bem resolvida e adaptada às necessidades de quem apresenta e de quem assiste. Contudo, os softwares expecíficos, em sua maioria, são pagos. O GoToWebinar, por exemplo, custa $ 89 (aproximadamente R$ 283 em conversão direta) e dá direito a vídeos com até 100 participantes.
Recursos de um webinar
Em termos de plataformas para esse tipo de comunicação, existem desde aplicativos específicos, que precisam estar instalados nas máquinas de todos os participantes, a sites, que realizam o processo de transmissão via Internet. Dentre os recursos oferecidos estão o download do conteúdo transmitido, gravação enquanto assiste aos vídeos, compartilhamento nas redes sociais, visualização de links enviados pelo apresentador e convite via e-mail ─ inclusive com lembrete do horário de inicio das apresentações. Além disso, em alguns casos, é possível até organizar enquetes e votações com os participantes.
Só uma pessoa fala?
Não é uma regra, mas um modelo: em geral, um palestrante e sua equipe conduzem o webinar. Mas algumas plataformas oferecem recursos que permitem que a palavra seja dada a qualquer participante. Além disso, embora a ideia seja de que o apresentador é quem fala, há uma série de ferramentas de chat para que a audiência faça perguntas, ou interaja entre si. Muitos webinar costumam oferecer sessões de debate depois do término da apresentação.
Apaguei um vídeo de uma apresentação, tem como recuperar? Troque dicas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Sexting: entenda o que está por trás da troca de mensagens eróticas
- Como recuperar contatos deletados no iPhone?
- Capas para Zenfone 3: conheça modelos para personalizar o celular
- Saiba como cobrar faltas em PES 2016 para marcar muitos gols
- Apple anuncia os apps mais baixados de 2019 no Brasil
- The King of Fighter 14 confirma elenco com 50 lutadores jogáveis
- Como tirar foto panorâmica no celular da Motorola
- Confira cheats de Rare Replay para usar nos clássicos da coletânea
- Aplicativos de lettering digital: cinco opções para aprender caligrafia
- Roteador DIR-878, da D-Link, promete velocidade de até 1.200 Mb/s
- Samsung lança Galaxy S10, S10E e S10 Plus: conheça os celulares
- Reclamações na Black Friday 2014 passam edição de 2013 em poucas horas
- CS:GO: FURIA vence a Cloud9 e MIBR perde para a Heroic no cs_summit 7
- Athos Bulcão: centenário de artista brasileiro ganha Doodle do Google
- BDTD: como buscar artigos acadêmicos na Biblioteca de Teses e Dissertações
- Caixa de som amplificada JBL: veja modelos à venda no Brasil em 2020
- Mac Pro chega oficialmente ao Brasil; veja especificações e preços
- CS:GO: Team Liquid, FaZe e NiP são convidadas para a Blast Pro Series SP
- ZapZap, rival brasileiro do WhatsApp, ganha vers?o web
- Mario & Sonic Tokyo 2020 terá fases nostálgicas com gráficos de SNES