A decisão de compra de um novo processador para desktop, ou mesmo de um computador completo, esbarra em dúvidas relacionadas com a GPU embarcada nas CPUs desenvolvidas pela Intel. Uma Intel HD Graphics é melhor ou pior do que uma Iris Pro 550? Quais são as especificações técnicas dos produtos aos quais deve-se prestar atenção? A seguir, conheça as respostas para essas perguntas e tire todas as dúvidas sobre uma GPU.
O que é GPU e como funcionam os modelos existentes no mercado?
Escolher uma boa GPU, que basicamente transforma energia em informação, é algo cada vez mais importante. Recentemente, a Intel disse que está mais próxima da performance de placas dedicadas e que gamers tradicionais já podem aproveitar bons títulos usando as GPUs da marca sem a necessidade de investir pequenas fortunas em placas de vídeo.
Gerações e numeração
O primeiro fator que deve chamar a sua atenção na GPU é a geração dos produtos. Supondo que sua escolha esteja empatada entre processadores de quinta geração (Broadwell) e sexta (Skylake) da Intel, não restam dúvidas que as unidades mais atuais possuem performance gráfica bastante superior, em torno de 30%, quando comparados aos antecessores.
Outro ponto interessante para determinar a hierarquia entre as GPUs integradas da Intel é a nomenclatura. Até os produtos da arquitetura Broadwell (quinta geração), a Intel batizava os processadores gráficos com a seguinte estrutura: Intel HD Graphics 5000, Intel HD Graphics 6000 e Intel Iris Pro 6000 Graphics.
Com a chegada do Skykale, os números deixaram de ser na casa dos milhares: agora, a Intel chama suas GPUs de Intel HD Graphics 550, por exemplo. Ou ainda, uma GPU Intel HD Graphics 4000, presente em processadores Haswell, será inferior a uma 4400, dessa mesma arquitetura. Contudo, na hora de ser comparada com uma Intel HD Graphics 510, a GPU mais modesta da Intel no momento, a vantagem será para o chip Skylake, que é fruto de um projeto mais recente.
Com a mudança, um consumidor desatento poderia ser levado a acreditar que os processadores gráficos atuais são inferiores, o que não é o caso.
Especificações técnicas são a chave
A Intel não promove em tantos detalhes as informações técnicas e especificações referentes às suas placas gráficas, mas não é difícil analisar cada modelo a partir das referências usadas para medir a performance teórica de produtos mais badalados, como as placas de vídeo de NVIDIA e AMD.
O que determina a melhor GPU de Nvidia e Geforce são números como clock da GPU, quantidade de núcleos de processamento gráfico, memória disponível e interfaces de comunicação entre GPU, memória e CPU. Para a Intel vale o mesmo raciocínio.
Download grátis do app do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone
A Intel HD Graphics 5500 foi uma das GPUs mais bem sucedidas da marca por rodar em processadores bastante difundidos no mercado. Com 24 unidades de execução (núcleos) e 950 MHz de clock, ela foi substituída pela Iris Graphics 550, que roda com 48 núcleos, 1.1 GHz de velocidade e uma eDRAM de 64 MB, memória de acesso rápido para desafogar o processador gráfico em situações de alta demanda.
Em geral, os números determinam o confronto: mais é sempre melhor. Mas é possível, também, hierarquizá-los: quantidade de núcleos �
Qual GPU é melhor para jogos atuais? Comente no Fórum do TechTudo
Como conhecer as especificações das GPUs da Intel?
Especialmente no caso de notebooks, os fabricantes costumam não detalhar as configurações referentes às GPUs integradas, o que acaba deixando o consumidor pouco informado sobre a qualidade e potencial do chip usado no produto de interesse.
Nesse caso, informe-se sobre o modelo e realize pesquisas sobre as especificações no site da Intel, onde é possível obter todos os dados técnicos que determinam o potencial de performance de determinado produto.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como resetar o LG G3 e restaurar as configurações de fábrica do celular
- Overwatch League 2019: estatísticas dos times e players na fase inaugural
- Google Maps no Android: veja como usar novos recursos da primeira tela
- Como conseguir a versão Premium do 4Shared grátis baixando o Citrio
- Headphone da Amazon pode ter cancelamento de ruídos mais seguro; entenda
- Daily Mix: Spotify cria 'playlist infinita' com músicas preferidas e novas
- Skype vai funcionar no Microsoft Edge sem instalar nenhum plugin
- Red Dead Redemption 2 Online ganha modo de jogo inédito
- Jogos de PS4 ficam mais baratos para a Semana do Consumidor 2020
- Como cadastrar um restaurante no Rappi e receber pedidos de delivery
- Como jogar Among Us no celular: veja dicas para mandar bem no game
- Como ajustar a resolução de tela de um Chromebook
- Apple bane apps de mineração de Bitcoin e criptomoedas no iPhone e iPad
- Black Friday 2017 do Deezer tem assinatura premium por R$ 1,99
- Nearby Share: como compartilhar arquivos entre celulares Android
- Adesivo ?m?gico? para pele pode ser usado para controlar seu smart
- Como mudar o número de telefone do Apple ID, Mensagens ou FaceTime
- Moto G 3: como desativar o corretor ortográfico no celular
- Samsung lança Galaxy A3, A5 e A7 no Brasil, com câmera top para selfies
- Skype lança Mojis, emojis com vídeos de programas de TV e filmes