Pedidos de delivery em apps como o iFood estão em alta desde meados de março, principalmente em razão do período de isolamento provocado pela pandemia de Covid-19 no país. No entanto, a concorrência entre os diversos restaurantes cadastrados no aplicativo pode dificultar as vendas de pequenos e médios estabelecimentos na plataforma. Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com algumas dicas que podem ajudar a aumentar as vendas pelo iFood.
Ficar atento ao horário em que os consumidores fazem mais pedidos e oferecer descontos, além de frete grátis e promoções como cartões de fidelidade, podem ajudar a aumentar as vendas pelo iFood. Confira, a seguir, seis dicas para vender no app de delivery para Android e iPhone (iOS).
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
1. Mudar horário do restaurante
O horário pode influenciar positivamente nas vendas pelo iFood, e os donos de restaurante devem prestar atenção ao período em que há maior saída e maior número de pedidos na plataforma. O comportamento dos consumidores deve ser utilizado como parâmetro para definir os horários de abertura e fechamento dos estabelecimentos. Assim, se o número de pedidos costuma ser maior na hora do almoço, por exemplo, e o seu restaurante só abre na parte da tarde, pode ser mais interessante e lucrativo mudar o horário de atendimento do estabelecimento pelo app.
2. Aderir a programas de fidelidade
Os programas de fidelidade são boas opções para atrair clientes novos e manter os consumidores antigos e regulares. A promoção funciona assim: você pode estipular um número de pedidos mínimos que podem ser realizados em um determinado período e, se o cliente realizá-los cumprindo o tempo descrito, ele ganha uma refeição ou um desconto na próxima compra.
Por exemplo, se o estabelecimento é uma pizzaria, é possível oferecer uma pizza pequena de graça na compra de cinco pizzas médias em um mês. Ou, se você vende lanches, pode oferecer uma porção de batatas gratuitamente após a compra de cinco combos.
3. Fazer promoções e aceitar cupons
Oferecer promoções aos clientes pode colocar seu restaurante em evidência no iFood. A técnica de oferecer combos com bebidas ou sobremesas gratuitas já é um truque utilizado por restaurantes populares e atrai clientes pelos descontos, além de ser uma forma de agradecer a preferência pela escolha de seu restaurante.
Também é possível oferecer cupons de desconto para clientes na primeira compra em seu estabelecimento, participando de promoções do iFood "para conhecer restaurantes". Normalmente, esse tipo de promoção requer um pedido com valor mínimo definido e, por esse motivo, a tática pode ser lucrativa. Enquanto o valor do pedido mínimo em determinado restaurante costuma ser de R$ 15, para validar um cupom de desconto, esse mesmo valor pode aumentar para R$ 25, por exemplo.
4. Prestar atenção nas avaliações de clientes
A avaliação positiva de clientes também é um passo importante para vender mais no iFood. Fique atento ao que seus consumidores escrevem nas avaliações do restaurante, já que essa pode ser uma forma de compreender melhor quais são suas expectativas ao escolherem seu estabelecimento na plataforma.
Além disso, uma experiência não tão boa de um consumidor pode revelar falhas que precisam ser consideradas. Nesse sentido, através dos comentários deixados pelos clientes na plataforma e das críticas recebidas pelo restaurante, fica mais fácil de entender quais são os problemas para, assim, melhorá-los e aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos. Se um comentário diz que a comida do seu restaurante chegou fria, ent
5. Reavaliar o valor de pratos e da taxa de entrega
Preços menores e taxas de entrega grátis atraem a atenção de clientes no iFood. No entanto, se você não pode oferecer entrega gratuita para pedidos no app, pode considerar diminuir o valor final das refeições, tornando o preço mais tentador para os consumidores. Uma solução para não sair no prejuízo com a redução dos preços é, em conjunto, diminuir a porção oferecida no cardápio.
6. Adicionar fotos ao cardápio
A apresentação do cardápio ilustrado com fotos dos pratos descritos no menu é um ponto importante quando se busca atrair clientes para vender pelo iFood. Invista em fotos com boa resolução e qualidade de imagem e, principalmente, em fotos próprias com as receitas do cardápio. Também é importante descrever os ingredientes presentes no prato, oferecendo a opção de acrescentar ou retirar itens à preferência do cliente. Assim, além de facilitar a escolha do consumidor, que pode selecionar ingredientes de seu interesse, também não é gerada nenhuma expectativa que não será cumprida com as fotos do menu.
Como comprar os gift cards da App Store? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Philips anuncia Smart TVs com Android e processador P5; modelos têm 65"
- Como descobrir o preço da corrida no Cabify antes de chamar um carro
- Periscope: veja como avançar ou retroceder o replay de uma transmissão
- Fone Razer Nari Ultimate inova ao trazer vibrações junto ao som de jogos
- Primeiro DLC de Call of Duty: WWII ganha trailer com Zumbis Nazistas
- League of Legends: data final da segunda etapa brasileira é remarcada
- Lista tem 20 dicas para usar o Deezer e ouvir música online e offline
- Como conseguir segunda via de nota fiscal pela Internet
- Como fazer download de Dark Souls e instalar no Xbox One
- HP ou Epson: qual das marcas escolher na hora de comprar uma impressora?
- Wired Festival Brasil 2017 acontece em São Paulo; veja datas e agenda
- Arquivos do iOS: compartilhe música do iPhone no WhatsApp
- Fortnite World Cup: Bugha ganha na categoria solo e é o campeão de 2019
- Nvidia revela novidades das GPUs Pascal e supercomputador DGX-1
- Moto E4 Plus vs Moto G5: conheça os celulares mais em conta da Motorola
- Saiba como bloquear ou excluir contatos do seu perfil no Steam
- TCL T7
- Como melhorar a imagem da TV; veja dicas
- Hearthstone: entenda decks mais famosos das ranqueadas do jogo de cartas
- Rainbow Six: Black Dragons e FaZe vencem e garantem vaga nos playoffs