A Razer apresentou, durante a CES 2016, um equipamento que pode tornar o uso de placas de vídeo externas em notebooks uma realidade. O Stealth Core é um tipo de gabinete que abriga uma placa e que pode ser ligado a um laptop via Thunderbolt 3, fazendo um upgrade do desempenho.
Razer Blade Stealth permite upgrade de GPU com Blade Core
A princípio, a solução vai funcionar com o novo ultrabook da Razer, o Blade Stealth. No entanto, como a porta Thunderbolt 3 não é um padrão proprietário da marca, outros fabricantes poderão implementar o suporte em seus computadores.
Em declaração concedida ao site PC World, a Razer manifestou interesse em trabalhar com outras marcas para fazer com que o Core seja compatível com seus notebooks. A rigor, a única exigência em termos de hardware é que o notebook tenha portas Thunderbolt 3, algo que já começou a se popularizar.
O que é o Razer Core?
O equipamento consiste em um gabinete compacto feito de alumínio e que pode abrigar, segundo a Razer, qualquer placa de vídeo da Nvidia e AMD que consumam até 375 watts, limite bastante alto e que cobre até as monstruosas Titan.
O gabinete, além de porta Thunderbolt 3 para conexão com o notebook, dispõe de uma fonte de energia de 500 watts, quatro portas USB e uma Ethernet. Sua função é dar ao ultrabook um acesso ao poder de processamento gráfico de uma placa de vídeo, tornando o novo laptop da marca, que não tem placa dedicada, em um notebook gamer de qualidade.
Por usar um padrão de conexão que qualquer fabricante da indústria pode implementar, o Razer Core pode se tornar o primeiro dock de placa de vídeo para notebooks tecnicamente viável, graças à velocidade das portas Thunderbolt 3.
Design e funcionalidades
A caixa em que consiste o Razer Core é feita de alumínio e, segundo a Razer, basta deslizar uma porta para colocar, com facilidade, a placa de vídeo desejada.
Conectado a um notebook que suporta a alternância de GPUs, o acessório pode assumir imediatamente a tarefa de controlar os gráficos do computador, permitindo que o usuário rode games pesados e use programas que exigem processamento gráfico intenso.
Outra virtude do Core é distribuir energia, além de dados, pela conexão Thunderbolt. Dessa forma, ao menos no caso do ultrabook da Razer, enquanto o dispositivo estiver conectado, sua bateria será recarregada.
As portas USB e Ethernet presentes no gabinete podem tornar o uso do equipamento ainda mais interessante, já que aumentam o total de interfaces de qualquer notebook conectado.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone
Dúvidas
Há duas grandes questões relacionadas com a ideia. A primeira diz respeito ao interesse de fabricantes como Dell, HP e Acer em oferecer suporte ao produto da Razer, tarefa que envolve adaptações em drivers e atualizações de BIOS.
Em relação à performance, é preciso considerar que o Razer Core e a placa externa não terão nunca o mesmo desempenho do que uma GPU dedicada no notebook, ou a instalação dentro de um desktop normal. O motivo disso está nos limites de banda permitidos pelo Thunderbolt 3.
Embora os 40 Gbps (gigabits por segundo) da interface sejam suficientes para que a placa de vídeo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Forza 6 recebe caminhão como novidade do DLC "Select Car Pack"
- Apple quer adicionar cinco emojis de diferentes profissões; veja lista
- Vale a pena investir na câmera instantânea Instax Mini 8? Descubra
- CS:GO: MIBR perde para NiP e fica em último na BLAST Pro Series SP
- Conheça cinco dicas para usar mapas no Windows Phone
- Como fazer videoconferência com até seis amigos no Facebook Messenger
- Uber Eats aceita Ticket Restaurante? Como pagar pedido com VR
- Descubra se a GPU Intel HD Graphics de um processador é boa
- Como usar o Sympla, app que exibe os melhores eventos perto de você
- Rainbow Six: Black Dragons e FaZe vencem e garantem vaga nos playoffs
- Mortal Kombat e outros games são homenageados em clipe do Iron Maiden
- Black Ops 4 para PCs chega apenas ao Battle.net; entenda o que muda
- PES 2018: como transferir jogadores entre times manualmente
- TechTudo apresenta as ‘escolas do futuro’ em evento do O Globo e Extra
- LG G5 terá capa de metal que deixa atender ligações sem tocar no celular
- Adicione um alerta de segurança no notebook e recupere em caso de perda
- Cofudador do YouTube lança site de vídeo ao vivo Nom.com; conheça
- Netflix dos games: entenda como é e os serviços de jogos por streaming
- Nova impressora ‘top’ reproduz até os comentários das fotos do Instagram
- Google Drive ganha cinco novidades; saiba o que muda nos apps da nuvem