A AMD confirmou que a futura linha de processadores e APUs derivados da arquitetura Zen terão soquetes unificados, chamados de AM4, atendendo uma antiga demanda dos consumidores. Dessa forma, a Advanced Micro Devices diminuirá consideravelmente a confusão em torno das linhas de processadores e os usuários que adotarem as plataformas da fabricante terão mais facilidade na hora de realizar upgrades.
Atualmente, a AMD produz processadores FX, que assentam em soquetes AM3+, APUs com o padrão FM2+ e sistemas em um chip Athlon e Sempron, que adotam a pinagem do AM1. A configuração torna as placas-mãe desenvolvidas para um soquete específico incompatíveis com processadores que usam outro encaixe.
Até as linhas de baixo custo Athlon e Sempron terão revisões para rodar no novo AM4 (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)
Os encaixes geravam confusão na hora de diferenciar uma linha da outra em relação ao custo-benefício agregado com o valor de outros componentes. A situação tornava upgrades sazonais bastante limitados, já que um computador originalmente montado com uma APU mais simples estava impedido de adotar um processador FX mais poderoso.
O novo soquete foi batizado de AM4 e será universal para todos os processadores desenvolvidos pela AMD e
... m torno da aguardada arquitetura Zen. Entre outras novidades, esses processadores deverão ter performance 40% superior aos Excavator e suporte nativo às memórias DDR4. O lançamento dos produtos é aguardado para o segundo semestre de 2016.
A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.