Em 1972, com o lançamento do Magnavox Odyssey, tem início a primeira geração de consoles de videogames voltados para o uso doméstico. De lá para cá, já são oito gerações de hardware cobrindo o período de 43 anos com muitos destaques e histórias para contar. Entre crises e evoluções, cada uma dessas gerações tem vencedores e neste texto você conhece um pouco dos consoles que construíram a história dos videogames.
Leia o review completo de Super Mario Maker, o editor de fases para Nintendo Wii U
A lista traz detalhes dos campeões de venda de cada uma das sete gerações passadas. A oitava geração, vale lembrar, não entra na nossa lista porque ela ainda não acabou: PS4, Xbox One e o futuro console da Nintendo ainda vão se engalfinhar nessa batalha por mais alguns anos.
1ª geração: Magnavox Odyssey e Nintendo Color TV Game
Os primeiros consoles eram máquinas bastante rudimentares e simples. Grande parte deles se limitava a adaptar o game Pong para os televisores domésticos.
Nessa infância do videogame doméstico, os grandes destaques foram o próprio Magnavox Odyssey, que somou 330 mil unidades vendidas nos Estados Unidos, e o Nintendo Color TV Game, com três milhões de aparelhos vendidos.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Os números podem parecer tímidos, mas vale lembrar que esses consoles inauguraram um mercado que não existia e, em alguns casos, não eram nada baratos: o Odyssey era vendido por US$ 100 em 1972, valor que corrigido a níveis atuais se traduz em aproximadamente US$ 550.
2ª geração: Atari 2600
Nessa era, os consoles de videogame começam a ganhar os contornos que conhecemos hoje como funcionalidades básicas. O uso dos cartuchos de jogos, que permitem acesso a diversos títulos diferentes num mesmo console, tornam-se bastante populares em contraste com os aparelhos que rodavam apenas Pong, da geração anterior.
Quem melhor capitalizou esse novo formato foi o primeiro Atari, lançado em 1977, e que se tornaria o primeiro grande sucesso da indústria, coletando 30 milhões de unidades vendidas. O console destruiu a concorrência porque oferecia gráficos superiores e, em virtude do hardware mais evoluído, dava aos desenvolvedores mais liberdade para criar jogos mais inovadores.
Mas a grande sacada por trás do enorme sucesso do Atari no fim da década de 1970 e durante a primeira metade dos anos 1980 era o fato de que a empresa detinha direitos de exclusividade na adaptação de
3ª geração: Nintendo (NES)
Essa fase na história dos videogames começou em 1983, quando a Nintendo apresentou o NES. Também conhecida de geração 8 bits, esse período viu o primeiro capítulo da guerra entre Nintendo e Sega e o surgimento de algumas lendas que resistem até hoje, como Super Mario, Sonic, Donkey Kong, Zelda e Mega Man.
O Nintendo somou um total de 62 milhões de vendas em todo o mundo, contra apenas 14,8 milhões do segundo colocado, o Master System.
Os principais motivos que deram a vitória à Nintendo foram a criação de uma biblioteca de títulos próprios de grande apelo, além de um programa de licenciamento de games bastante restritivo aos competidores.
4ª geração: Super Nintendo
Mega Drive e Super Nintendo são lançados em 1988 e 1990, respectivamente, e protagonizam um novo capítulo na história dos videogames. Nesse segundo round, embora a luta tenha sido mais igual, o vencedor foi, novamente, um console da Nintendo.
A vitória SNES é explicada pelo fato de que o console tinha capacidade gráfica e de áudio um pouco superior ao que o Mega Drive oferecia. Outro motivo apontado para explicar a dominância é o sucesso dos games desenvolvidos pela própria Nintendo em cativar uma audiência mais infantil.
O Super Nintendo colheu os frutos plantados pelo antecessor para sair vitorioso com um total de 49 milhões de unidades vendidas no mundo. O Mega Drive chegou em segundo com 40 milhões de consoles.
5ª geração: PlayStation
A geração liderada pelo primeiro PlayStation marcou a popularização do formato de CDs, a chegada dos jogos com mundos em três dimensões nos consoles e o aumento da qualidade gráfica permitido por chips que permitiram principalmente PSOne e Nintendo 64 a reproduzir mais de 16 milhões de cores.
O vitorioso foi o PlayStation. Lançado em 1994, o primeiro console da Sony ganhou larga vantagem sobre o Saturn da Sega por ser mais amigável ao desenvolvimento de jogos em três dimensões. Na disputa contra o N64, o triunfo do PSOne era o uso de CDs, mídia mais barata que os cartuchos e o fato de ter chegado ao mercado bem antes (N64 seria lançado apenas em 1996).
No fim das contas, venceu o PlayStation com 102 milhões de unidades. O Nintendo 64, em segundo lugar, ficou bem atrás, com 32,9 milhões de videogames vendidos no mundo todo.
6ª geração: PlayStation 2
A geração que foi inaugurada pelo Dreamcast acabou tendo como vencedor absoluto o PlayStation 2 com esmagadores 153 milhões de unidades comercializadas diante do Xbox, com apenas 24 milhões.
O ponto interessante dessa geração e que seria, em certa medida, repetido na seguinte, é que o PlayStation 2 atingiu todo esse sucesso mesmo sendo tecnicamente inferior ao Xbox e até mesmo ao GameCube.
Contudo, o sistema da Sony era mais fácil de desenvolver, oferecia compatibilidade com a enorme biblioteca de títulos do PSOne, reproduzia DVDs e, para muita gente que já possuía um PlayStation, foi um upgrade natural. Na corrida da sexta geração, a Sony saiu na frente por ter vencido de forma esmagadora a anterior.
7ª geração: Nintendo Wii
Nem PS3, nem Xbox 360. O console mais bem sucedido da geração é o Nintendo Wii. Até janeiro desse ano, o produto da Nintendo contava com 101 milhões de unidades comercializadas no mundo contra 84 milhões do Xbox 360 e 80 milhões de PlayStation 3.
O Wii capitalizou todo esse sucesso em cima da novidade de controles por movimento, atraindo uma grande massa de consumidores que não eram necessariamente gamers. Dessa forma, o Wii acabou se tornando parte da vida de pessoas que não exigiam gráficos de última geração e que não faziam questão de jogar os grandes lançamentos disponíveis nos rivais.
Além disso, contando com as séries de jogos exclusivos da Nintendo, o Wii manteve a fiel base de consumidores dos consoles japoneses bem servida, com uma série de jogos derivados de Mario e outras franquias de sucesso.
O console Retron 3 (NES, SNES e GENESIS) é bom? Opine no Fórum do TechTudo.
Via The Economist
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Pesquisa descobre maneira de fazer imagens em 3D usando Wi-Fi; entenda
- Como excluir um Facebook de quem não lembra mais a senha
- Veja tabela do Circuito Desafiante 2019 após etapa de classificação
- Saints Row: The Third será lançado para o Nintendo Switch
- Liquid vence a FaZe e ganha o Brasileirão de Rainbow Six na Game XP 2019
- YouTube passa a exibir vídeos na vertical; conheça todas as mudanças
- Outlook para iOS ganha suporte à edição de documentos do Office
- UFC, Halo Spartan Strike: veja os melhores jogos da semana para iOS
- Como trocar o papel de parede do Galaxy J3
- Como remover marcas de expressão com o Enlight 2 para iPhone
- Eleições 2020: como justificar voto pela Internet no site do TSE
- Como tirar print no Moto Z
- Como comprar e vender jogadores do Ultimate Team pelo Web App do Fifa 16
- Zoom: 12 funções pouco conhecidas do programa para videoconferência
- Modo escuro no Chrome: como ativar o fundo preto em qualquer site
- Little Big Planet 3 e Not a Hero estão grátis no PS4 em fevereiro
- Galaxy E5: tudo que você precisa saber antes de comprar o celular
- Galaxy J7 Neo em detalhes: saiba preço, prós e contras do celular Samsung
- Saiba tudo sobre GTX 1060, placa de vídeo que promete competir com RX 480
- Facebook anuncia apoio a projetos de combate a fake news no Brasil