Antes de fazer transmissão ao vivo no YouTube, é necessário baixar, instalar e configurar um codificador de áudio e vídeo. Apesar disso, muitos usuários não sabem exatamente o que são eles e para que servem na plataforma de vídeos. Confira o tutorial e aprenda a função dessas ferramentas.
YouTube Red: Como funciona a versão paga do sites de vídeos
Codificadores de áudio e vídeo são programas feitos para codificar arquivos de mídia. Ou seja, favorecem o armazenamento, compactando o formato original e descompactando na hora da reprodução, para transformar novamente em imagem ou áudio. O recurso comprime os arquivos em formato compatível com a plataforma para a qual serão enviados.
Os codificadores podem ser encontrados de duas formas: em programas para serem instalados no sistema operacional do computador ou embutidos em certos equipamentos, como reprodutores de DVD, por exemplo. Há codificadores para os mais diferentes formatos, como XVID, RMVB, DIVX, M4V e, o mais comum, MP3.
Codificador no YouTube
Depois de entender o que é um codificador, é possível descobrir sua função exata nas transmissões ao vivo pelo YouTube: a ferramenta comprime vídeos no formato aceito na plataforma. Em seguida, o site "transcodifica" esse conteúdo em taxas de bits menores, inclusive HLS e IOS. Dessa forma, os vídeos serão disponibilizados para o maior público possível, em computadores, tablets e celulares.
Com o software de codificação, dá para capturar conteúdo, inclusive da área de trabalho do computador, câmera, microfone e muito mais para enviar para o YouTube ao vivo e transmitir para o público. O programa que deverá ser utilizado vai depender das suas necessidades. A plataforma de vídeos conta com uma lista de codificadores verificados que são integrados ao YouTube ao vivo.
Ao usar um desses programas, basta clicar no ícone do YouTube, no software, e fazer login com a conta do Google para o serviço ser automaticamente configurado e estar pronto para transmissões em tempo real. Atualmente, há quatro codificadores que cumprem os critérios para serem oficialmente verificados, cada um deles é voltado para diferentes objetivos.
Os quatro programas verificados são: Game Capture H
A XSplit conta com dois codificadores verificados, ambos disponíveis para Windows. Enquanto isso, o Broadcaster mescla áudio e vídeo, permitindo criar transmissões e gravações de vídeo profissionais. Já o XSplit Gamecaster é recomendado para quem deseja transmitir vídeos ao vivo da área de trabalho. Com o objetivo definido, é só escolher o codificador ideal.
Dúvidas sobre o YouTube? Pergunte no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Galaxy S6 Edge Plus com 32 GB tem preço revelado; saiba quanto custa
- Como preencher relatórios no The Sims 4
- Como calcular salário líquido em 2020? Cinco sites que fazem cálculo grátis
- Como funciona COS.TV? Veja o que é e como fazer cadastro e upload de vídeo
- Como recuperar conta do Google de outro celular
- Como excluir de uma só vez o histórico de um site especifico no Chrome
- Lista de consoles antigos mais populares tem Nintendo 64 e Mega Drive
- Quais as diferenças entre o Zenfone 4 Selfie e o Zenfone 5 Selfie?
- Review do LG K51S: celular tem preço baixo, mas peca em quase tudo
- Como colorir fotos em preto e branco online
- Review Samsung The Sero: TV inova ao 'virar celular', mas preço é alto
- Vídeos em páginas do Facebook vão ganhar visual parecido com o YouTube
- Eleições 2020: robô do TSE no WhatsApp tira dúvidas de eleitores
- Como escrever no Word usando a voz com a função ditado
- Melhores filmes da Netflix em 2019: como encontrar vídeos para assistir
- Zuzu Angel recebe homenagem em Doodle do Google no 94º aniversário
- GTA 5 para PC ganha mod que acessa 30 locais inéditos de Los Santos
- Comprar o LG G5 SE ainda vale a pena? Veja prós e contras da ficha técnica
- Super Smash Bros. Ultimate ganha novo lutador Byleth, de Fire Emblem
- Intel Core i5 3470 ainda vale a pena? Veja prós e contras do processador