Antes de fazer transmissão ao vivo no YouTube, é necessário baixar, instalar e configurar um codificador de áudio e vídeo. Apesar disso, muitos usuários não sabem exatamente o que são eles e para que servem na plataforma de vídeos. Confira o tutorial e aprenda a função dessas ferramentas.
YouTube Red: Como funciona a versão paga do sites de vídeos
Codificadores de áudio e vídeo são programas feitos para codificar arquivos de mídia. Ou seja, favorecem o armazenamento, compactando o formato original e descompactando na hora da reprodução, para transformar novamente em imagem ou áudio. O recurso comprime os arquivos em formato compatível com a plataforma para a qual serão enviados.
Os codificadores podem ser encontrados de duas formas: em programas para serem instalados no sistema operacional do computador ou embutidos em certos equipamentos, como reprodutores de DVD, por exemplo. Há codificadores para os mais diferentes formatos, como XVID, RMVB, DIVX, M4V e, o mais comum, MP3.
Codificador no YouTube
Depois de entender o que é um codificador, é possível descobrir sua função exata nas transmissões ao vivo pelo YouTube: a ferramenta comprime vídeos no formato aceito na plataforma. Em seguida, o site "transcodifica" esse conteúdo em taxas de bits menores, inclusive HLS e IOS. Dessa forma, os vídeos serão disponibilizados para o maior público possível, em computadores, tablets e celulares.
Com o software de codificação, dá para capturar conteúdo, inclusive da área de trabalho do computador, câmera, microfone e muito mais para enviar para o YouTube ao vivo e transmitir para o público. O programa que deverá ser utilizado vai depender das suas necessidades. A plataforma de vídeos conta com uma lista de codificadores verificados que são integrados ao YouTube ao vivo.
Ao usar um desses programas, basta clicar no ícone do YouTube, no software, e fazer login com a conta do Google para o serviço ser automaticamente configurado e estar pronto para transmissões em tempo real. Atualmente, há quatro codificadores que cumprem os critérios para serem oficialmente verificados, cada um deles é voltado para diferentes objetivos.
Os quatro programas verificados são: Game Capture H
A XSplit conta com dois codificadores verificados, ambos disponíveis para Windows. Enquanto isso, o Broadcaster mescla áudio e vídeo, permitindo criar transmissões e gravações de vídeo profissionais. Já o XSplit Gamecaster é recomendado para quem deseja transmitir vídeos ao vivo da área de trabalho. Com o objetivo definido, é só escolher o codificador ideal.
Dúvidas sobre o YouTube? Pergunte no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como forçar a atualização do driver de vídeo no Windows
- Geração 2000: dez coisas que você fazia com o seu celular
- Moto E, irm?o barato do Moto G, ganha nova vers?o mais potente e com 4G
- Mac travando? Seis formas de resolver o problema no computador da Apple
- Como ouvir podcasts da Globo no Globoplay
- Como mudar o idioma do Windows 7
- Como fazer o download do jogo Portal Knights
- CS:GO: relembre o primeiro mundial do Brasil com a Luminosity Gaming
- Com iPhone XS e iPhone XR, Apple decreta fim do botão Home; saiba preços
- Impressora Epson L805 é boa? Veja ficha técnica e preço antes de comprar
- Mortal Kombat X tem evento de lançamento com atrações especiais para fãs
- Como impedir que troquem sua proteção de tela no computador
- Overwatch terá novas skins em comemoração ao ano novo chinês
- Judgment e Nier Replicant são destaques nos lançamentos da semana
- Battlehand, Traffic Rider e mais: veja os jogos para Android da semana
- Além do AirBnb: 10 sites para encontrar hospedagem nas férias
- The Last of Us 2: jogo de 2020 é o mais premiado da história
- Facebook: coloque os amigos com quem você mais conversa no topo do app
- Como resetar o Xperia M4 Aqua
- Conheça estratégias para os mapas de Overwatch