A E3 n?o se resume apenas na apresenta??o dos principais lan?amentos de jogos. Neste ano, e aproveitando todo o hype que os ?culos de realidade virtual est?o tendo, nada mais natural que alguns desses produtos dessem as caras na feira. O TechTudo testou o HoloLens, da Microsoft, e o Morpheus, da Sony. Os dois ?culos de realidade agora com uma pegada mais gamer.
Acompanhe o Tempo Real da E3 2015 no TechTudo
Design
Visualmente falando, o Hololens tem uma arquitetura mais discreta, ao contr?rio do ar mais robusto do Morpheus. Outra vantagem do design do Hololens ? o sistema de ?udio j? acoplado no aparelho, que oferece um som digital de alta qualidade. Para ter sons no Morpheus, ao contr?rio, ? necess?rio usar headphones separadamente, o que pode comprometer a qualidade sonora e o sincronismo com o v?deo. O Hololens, por ser menos robusto, aparenta ser ainda mais port?til e flex?vel.
Conforto
A experi?ncia de usar o Hololens por um tempo prolongado pode ser bem dolorosa, j? que ? necess?rio fixar bem o ?culos pr?ximo aos olhos para se ter o m?ximo poss?vel de campo visual. Analisando sob uma ?tica gamer, usar o Hololens por mais de uma hora, por exemplo, pode ser uma verdadeira tortura.?
J? o Morpheus, apesar de visualmente aparentar ser pesado, ? extremamente confort?vel e?n?o sobrecarrega nenhuma ?rea especificamente. ? f?cil conseguir usar o Morpheus por um tempo bem mais prolongado sem que isso seja um fardo para os jogadores.
Aplica??o para games
? importante deixar claro que, apesar de ambos os produtos se tratarem de ?culos de realidade virtual, os dois ?culos t?m um abordagem um pouco diferente. O Hololens, por um lado, promete entregar uma experi?ncia virtual em ambientes reais, ou seja, voc? pode interagir com algum software funcionando na mesa da sala, por exemplo. J? o Morpheus segue a linha tradicional dos ?culos VR, prometendo uma experi?ncia totalmente dentro do virtual.
O teste que fizemos com o Hololens, n?o mostrou uma intera??o com o gameplay do jogo em si (a apresenta??o foi feita com o modo multiplayer Warzone, de Halo 5), mas apenas um tutorial virtual com o resumo do que enfrentar?amos na arena de batalha. A intera??o que tivemos foi, no m?ximo, olhar para bot?es virtuais para ativ?-los. O fato do teste ter acontecido numa sala totalmente customizada como uma sala de comando da s?rie Halo ajudou na imers?o - a sensa??o era mesmo que voc? estava fisicamente em um partida -, mas infelizmente n?o evolui mais do que isso.
J? no teste do Morpheus, foi feito um circuito com alguns jogos - projetados para o aparelho - onde era poss?vel interagir apenas com o ?culos, com o Morpheus auxiliado pelo PS Move ou o controle do PS4. De todos os jogos, vale destacar um multiplayer em que uma pessoa, com o Morpheus, controlava um monstro que destru?a uma cidade. Para isso, era necess?rio dar cabe?adas em pr?dios e helic?pteros. Outro t?tulo interessante era o que o jogador estava no banco do carona
A precis?o da resposta do Morpheus impressionou. N?o houve lentid?o, nem mesmo perda de sincronismo. A sensa??o, no caso do jogo de persegui??o, era que voc? realmente estava em um filme. O fato dele ser confort?vel para usar, aliado a resposta r?pida aos est?mulos, faz do Morpheus uma melhor op??o para games.
Qualidade visual
Ambos os aparelhos necessitam ser calibrados, inicialmente, para cada jogador. Essa experi?ncia com o Hololens precisa ser melhor trabalhada, principalmente por se tratar de um produto que pretende chegar at? o consumidor final. Antes de come?ar a usar o ?culos da Microsoft foi necess?rio fazer uma medi??o - com um outro aparelho - do foco de vis?o de cada pessoa e, assim, adaptar o Hololens para cada um. ? necess?rio que a vers?o final do ?culos possa automatizar essa etapa para facilitar a vida do usu?rio.
O campo visual de funcionamento do Hololens ainda ? um pouco pequeno e fica restrito basicamente a uma ?rea retangular na altura dos olhos. A vis?o perif?rica no aparelho ? quase nula, o que poderia ser um problema em jogos como o pr?prio multiplayer mostrado do Halo 5, onde voc? ? atacado em todas as dire??es.
Como o Morpheus entrega uma experi?ncia 100% virtual, ? mais ?f?cil? trabalhar melhor a amplitude e qualidade do campo visual. O usu?rio explorar bem todos os cantos da imagem. Mas, se as lentes estiverem calibradas da forma correta, n?o ? poss?vel sequer perceber que se est? usando duas lentes.
Conclus?o
Analisando com um foco para os videogames, atualmente, o Morpheus promete entregar uma experi?ncia mais completa, precisa e confort?vel para o jogador. O Hololens aparenta ter potencial para surpreender nesse quesito tamb?m, mas ainda s?o necess?rios v?rios ajustes nesse sentido. ? preciso ter em mente que os games costumam passar horas jogando, portanto, um ?culos VR que queira atingir esse p?blico precisa ter em suas caracter?sticas mais b?sicas: resposta r?pida, campo visual amplo e conforto. Nesses quesitos, o Morpheus leva a melhor dessa vez.
Quais s?o as suas apostas para a E3 2015??Opine no F?rum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como desativar as respostas de mensagem na tela de bloqueio do iPhone
- Facebook hackeado? Nove dicas para proteger sua conta de invasores
- PUBG Mobile é lançado de forma gratuita a Android e iOS
- Veja como usar o Google Tradutor para traduzir textos pela câmera
- Review Sony XB41
- Três maneiras de instalar o Windows 7 Service Pack 1 (SP1) no seu PC
- Microsoft libera download do Windows 10 Technical Preview com Cortana
- CS:GO: MIBR está na final da BLAST Pro Series
- Galaxy S8 ganha melhorias em notificações no Android 8 Oreo; veja como usar
- Amazon lança novo rival para o Netflix com vídeos também offline
- Galaxy S8 ou Google Pixel: compare os celulares top com Android
- PlayStation 3: veja como comprar e baixar jogos da PSN no console
- Pura nostalgia: celular japonês tem formato de barra, Android e 4G
- Black Friday 2015 tem volume de queixas 33% menor, diz Reclame Aqui
- Novo SSD Kingston A2000 promete melhor desempenho por preço mais baixo
- Lavadora portátil promete limpar fone de ouvido Bluetooth e remover cera
- Como emagrecer sem ir à academia com o app Perca Peso em 30 Dias
- Como resolver erro NW-2-5 no Netflix
- Sennheiser lança fones de ouvido com transmissor sem fio para Smart TVs
- iConvert muda tamanho de imagens para ícones em vários tamanhos