Quem possui um imóvel e decide alugá-lo ou vendê-lo deve ter em mente que esse objetivo será atingido com muito mais facilidade se forem feitos pequenos ajustes antes de anunciá-lo, mesmo que o imóvel se encontre em bom estado, por isso preparamos um checklist com cinco coisas que você deve fazer antes de colocar sua casa ou apartamento em uma negociação:
Vistoria completa
Antes de alugar ou vender seu imóvel é importante fazer uma vistoria completa para analisar a necessidade de algum tipo de reforma, afinal, dificilmente o comprador ou locatário de uma propriedade fechará um negócio se souber que terá problemas instantaneamente ou pouco tempo depois que se mudar.
Renove a pintura dos ambientes
Apesar de não interferir em algum dano ou problema que possa ocorrer no imóvel, a pintura é um aspecto de extrema importância para valorizar a sua propriedade. Dificilmente um comprador ou locatário aceitará um preço mediano ou um pouco acima da média por um imóvel no qual ele não enxergará o valor. A estética ganha uma posição de destaque na hora de negociar o seu bem.
Valorize móveis planejados ou embutidos
Se sua casa ou apartamento possui algum móvel embutido, como fogão ou guarda-roupas, mantenha-o nas melhores condições, restaure pequenas danificações e exalte estas instalações na negociação. Este tipo de móvel possui grande influência na decisão positiva da locação de uma propriedade.
Cuidados com imóveis mobiliados
Se a sua intenção é alugar ou vender um imóvel com mobília é importante montar a decoração da forma mais agradável possível, valorizando o conforto e também a utilidade das áreas. Dependendo do tamanho do imóvel e do público alvo a quem é destinado é válido até pensar na contratação de um designer de interiores. O bom uso do ambiente é fator decisivo na hora de fechar um negócio e apresentá-lo de forma desorganizada pode ser prejudicial.
Defina um valor justo
Independente do tipo de negociação destinada ao seu imóvel, não tente cobrar mais do que ele vale. Uma propriedade situada em um bairro mais distante ou com menos infraestrutura, mesmo que em boas condições, vale menos que um imóvel próximo à alguma estação de metrô, independente se a segunda opção possui metragem menor ou menos cômodos.
Mais Artigos...
- Recém-casados: qual é a época certa para comprar um imóvel?
- Devolução de imóvel comprado na planta
- 5 dicas para fazer um planejamento financeiro pessoal
- Comprar apartamento novo, usado ou na planta?
- Conheça o bairro e busque apartamentos para alugar na Lapa
- Como é viver em condomínio
- Como comprar um imóvel à vista usando Carta de Crédito
- Apartamento com cobertura: conheça as vantagens e as desvantagens
- Como escolher uma cortina para a sala?
- 8 casas mal assombradas de filmes clássicos
- Taxa de condomínio: como avaliar o valor?
- Gastos supérfluos: veja como identificá-los
- 7 Passos para uma casa sustentável
- O que considerar ao comprar um apartamento para o casal?
- Construcard: dicas para realizar o sonho da casa própria
- Como se preparar para um financiamento imobiliário?
- 7 dicas para aluguel de imóvel com animais de estimação
- 4 atitudes que te impedem de conquistar a casa própria
- Loja comercial: como escolher a melhor localização?
- 4 coisas que podem te impedir de financiar a casa própria