Quem possui um imóvel e decide alugá-lo ou vendê-lo deve ter em mente que esse objetivo será atingido com muito mais facilidade se forem feitos pequenos ajustes antes de anunciá-lo, mesmo que o imóvel se encontre em bom estado, por isso preparamos um checklist com cinco coisas que você deve fazer antes de colocar sua casa ou apartamento em uma negociação:
Vistoria completa
Antes de alugar ou vender seu imóvel é importante fazer uma vistoria completa para analisar a necessidade de algum tipo de reforma, afinal, dificilmente o comprador ou locatário de uma propriedade fechará um negócio se souber que terá problemas instantaneamente ou pouco tempo depois que se mudar.
Renove a pintura dos ambientes
Apesar de não interferir em algum dano ou problema que possa ocorrer no imóvel, a pintura é um aspecto de extrema importância para valorizar a sua propriedade. Dificilmente um comprador ou locatário aceitará um preço mediano ou um pouco acima da média por um imóvel no qual ele não enxergará o valor. A estética ganha uma posição de destaque na hora de negociar o seu bem.
Valorize móveis planejados ou embutidos
Se sua casa ou apartamento possui algum móvel embutido, como fogão ou guarda-roupas, mantenha-o nas melhores condições, restaure pequenas danificações e exalte estas instalações na negociação. Este tipo de móvel possui grande influência na decisão positiva da locação de uma propriedade.
Cuidados com imóveis mobiliados
Se a sua intenção é alugar ou vender um imóvel com mobília é importante montar a decoração da forma mais agradável possível, valorizando o conforto e também a utilidade das áreas. Dependendo do tamanho do imóvel e do público alvo a quem é destinado é válido até pensar na contratação de um designer de interiores. O bom uso do ambiente é fator decisivo na hora de fechar um negócio e apresentá-lo de forma desorganizada pode ser prejudicial.
Defina um valor justo
Independente do tipo de negociação destinada ao seu imóvel, não tente cobrar mais do que ele vale. Uma propriedade situada em um bairro mais distante ou com menos infraestrutura, mesmo que em boas condições, vale menos que um imóvel próximo à alguma estação de metrô, independente se a segunda opção possui metragem menor ou menos cômodos.
Mais Artigos...
- Quem paga o IPTU do imóvel alugado? Leia e entenda
- Como saber se o corretor de imóveis é de confiança
- Não tem casa própria e precisa morar com os sogros? Vença essa dificuldade!
- Manual da Casa Própria: tudo que você precisa saber para sair do aluguel
- Casas à venda no Morumbi: more perto de polos econômicos
- Recém-casados: 5 motivos para comprar um imóvel e não morar com a sogra
- Como fazer um planejamento financeiro familiar eficiente?
- Afinal, é possível comprar um imóvel com o nome sujo?
- Finanças para jovens: guia completo para comprar o primeiro apê
- Cuidados antes de comprar ou alugar – Hidráulica
- Saiba como decorar sala pequena com 9 dicas incríveis
- Conheça os prazos para locação residencial
- Sair da casa dos pais: alugar ou comprar a casa própria?
- Quer morar perto de um local Pokémon Go? Com o app do GI você pode!
- Como fazer um planejamento financeiro para a compra de um imóvel?
- Nova norma da ABNT muda regras para reformas em imóveis
- Pontos de Interesse: a casa dos sonhos na vizinhança ideal
- Como escolher uma cortina para a sala?
- Entenda as diferenças entre ático e sótão
- Está de casamento marcado e quer sair de casa? Saiba quando mudar