Colocar um quadro na parede ou trocar um chuveiro sozinho em uma situação de urgência não é mais “coisa de outro mundo”. Hoje, com o auxílio da internet e uma caixa de ferramentas completa, pequenos reparos e ajustes podem ser feitos facilmente, sem precisar contar com a ajuda de um profissional ou de alguém mais experiente.
O problema é que nestas situações, geralmente, a gente chega rapidamente ao tutorial na web. Mas na hora de colocar a “mão na massa”, faltam os instrumentos corretos para seguir as instruções. Por isso, é importante contar com as principais ferramentas e materiais para se sair bem na tarefa. Saiba quais são os itens que não podem faltar na sua casa:
Martelo: o item mais básico da lista
Além de fixar os pregos na parede, o martelo poderá ajudá-lo em situações que exigem força e precisão no acerto. Dentre os modelos existentes, o mais recomendado de se ter em casa é o tipo “de Orelhas”, também conhecido como martelo de carpinteiro. O modelo é inconfundível: tem a cabeça de aço e corpo de madeira como os tipos mais tradicionais, mas se difere por apresentar uma fenda em sua extremidade que auxilia na retirada dos pregos de uma superfície.
Pregos, porcas, parafusos e buchas: é bem provável que você precise deles com mais frequência
Você já notou a variedade de itens em casa que levam algum tipo de prego, parafuso, buchas ou porcas? Isso significa que mesmo não utilizando quadros e estantes na parede, em algum momento estes itens podem se desprender de uma fechadura ou um armário e será necessário corrigir o problema – mesmo que provisoriamente.
Existem diversos tipos destes itens, com tamanhos e espessuras diferentes. O ideal é tê-los variados nos tamanhos mais habituais. Desta forma você resolverá rapidamente um problema pontual e recorrerá à loja de ferramentas apenas para lidar com tipos especiais para uma demanda pontual.
Trena: ajuda em mais situações do que você imagina
A trena é um item de medição e ajudará não apenas em reformas, mas na compra de móveis para decoração ou posicionamento de um quadro, por exemplo. Até mesmo quando a sua ideia for terceirizar um serviço ou comprar um produto on-line este material será importante. Afinal, dispensará a ida de um profissional até o local ou que você realize uma compra equivocada e tenha dor de cabeça com a devolução.
Chaves de fenda, estrela e phillips: todo mundo conhece, mas poucos sabem diferenciar
Existem vários tipos de chave de fenda. Sua variação é encontrada nas pontas e no tamanho. Elas também são facilmente confundidas com os do tipo estrela e phillips. Afinal, a estrutura é bastante similar ficando apenas a ponteira como diferencial.
É recomendado ter pelo menos 2 itens de cada, com tamanhos diferentes devido ao uso convencional deste tipo de ferramenta. Porém, contar com o jogo completo é sempre melhor!
Furadeira: chega de pedir ao vizinho
Para fixar móveis ou itens decorativos mais pesados, pregos e martelos não são suficientes. Nestas situações será preciso contar com a ajuda de uma furadeira. Por isso, para ter uma caixa de ferramentas completa este item é indispensável.
Alicates: não existe caixa de ferramentas completa sem eles
Quando houver necessidade de segurar de forma fixa ou mesmo girar um objeto garantindo aplicação da força máxima para prender – ou desprender – algo, os alicates são indispensáveis. Dos tipos mais usuais é recomendado ter pelo menos dois: um plano e outro universal.
Fita isolante, adesivo instantâneo, fita veda rosca e durepoxi: salvam em pequenos reparos
Em alguns casos será necessário isolar, colar ou consertar algo delicado. Em outros, garantir mais segurança> independentemente do motivo, é sempre recomendado contar com fitas e outros materiais auxiliares de fácil manuseio. Eles servirão para casos onde pregos e parafusos não se encaixam bem.
Chave inglesa: para ajudar com os parafusos e porcas
Este é um item bastante popular. Muito útil para reparos e ajustes, a chave inglesa auxiliar a prender ou afrouxar melhor parafusos e porcas.
Vale lembrar que estes itens compõem uma caixa de ferramentas completa para se ter em casa e cuidar de reparos do dia a dia. Para profissionais ou entusiastas em serviços domésticos, alguns outros itens serão necessários.
E para você, faltou algum item na lista? Aproveite o espaço abaixo e nos ajude com as suas sugestões! ????
Mais Artigos...
- Sistema de Bandeiras Tarifárias: por que a conta de energia fica mais cara?
- Black Friday no Brasil: conheça curiosidades e fatos
- Mudar de casa: 9 dicas para ter sucesso
- Perguntas essenciais para fazer ao corretor antes de comprar o apartamento
- Mercado imobiliário: o que são imóveis remanescentes?
- Horta em apartamento: os tipos e como cuidar
- Morar no centro ou em bairros: o que é melhor?
- 7 dicas para comprar um imóvel na planta
- Como decorar um lavabo para parecer maior?
- Como economizar água em casa
- Amortização de parcelas: entenda o que é
- Como usar o FGTS para comprar um imóvel?
- 4 dicas para escolher a construtora de imóveis e comprar seu apê!
- Elevador para carro
- 8 motivos para comprar uma chácara
- Qual o melhor animal de estimação para ter em casa?
- Entenda os elementos de uma planta de casa ou apartamento
- Passo a passo da compra de imóvel
- Tire suas dúvidas sobre declaração de imóveis no IR
- Como reinventar sua casa confiando no Crowdsourcing