Imagine que você já escolheu o apartamento novo e o sonho está perto, mas a sua renda não é suficiente para que o banco libere o financiamento. E agora? Para financiar um imóvel nessa situação, uma boa opção é a composição de renda familiar.
No post de hoje vamos explicar o que é isso e quais são os requisitos e as vantagens. Vamos lá!
O que é a composição de renda familiar?
Na análise de crédito, os bancos avaliam vários itens para ter certeza de que você pode arcar com a dívida que está contraindo. Um desses itens é chamado de comprometimento de renda. Normalmente, os bancos permitem que você comprometa até 30% da sua renda mensal com o pagamento das mensalidades. Mas e se a sua renda não for suficiente?
Nessa circunstância, você pode compor a sua renda. Isso significa que você não será a única pessoa responsável pelo pagamento do imóvel e, portanto, poderá financiar um valor maior.
Quem pode compor renda no financiamento?
Você já deve saber que existem regras específicas que variam de acordo com o banco em que você está solicitando crédito — ou seja, varia de banco para banco quem pode compor a renda.
De modo geral, os bancos não costumam impor restrições quanto às pessoas que estão compondo renda. Na lista abaixo você confere algumas possibilidades de composição de renda:
- Cônjuges, namorados ou casais homossexuais;
- Enteado, padrasto e madrasta;
- Pais, sogros e filhos;
- Irmãos e amigos;
- Tios e primos.
Nem precisamos dizer que todas as outras exigências valem para todas a pessoas da composição de renda, não é? Por isso, nenhum membro pode ter restrições em instituições financeiras.
Há requisitos para a composição de renda?
As exigências para se conseguir o financiamento valem para todos os integrantes que compuseram a renda. Por isso, nenhum deles pode ter quaisquer restrições cadastrais. Além disso, não há outras restrições.
Porém, você deve se lembrar de que as pessoas incluídas no financiamento passam a ser co-proprietárias do imóvel. Então, é melhor pensar com carinho nas pessoas com quem você gostaria de dividir o seu sonho!
Quais são as vantagens da composição para financiar um imóvel?
Existem algumas vantagens que fazem esse tipo de negócio ser tão procurado! Confira a seguir 3 vantagens incríveis que podem fazer toda a diferença na hora de financiar um imóvel:
Possibilidade de realizar o seu sonho
Com a possibilidade de fazer o financiamento em conjunto com familiares e amigos, o seu sonho fica mais próximo de se tornar realidade. Muitas vezes a composição de renda é a única forma de conseguir o valor do imóvel.
Aumento do valor financiado
Com mais pessoas se responsabilizando pelas parcelas, há um aumento considerável do valor a ser financiado. Esta é a principal razão pela qual a composição de renda é muito procurada pelas pessoas: a possibilidade de comprar um imóvel melhor.
Utilização do FGTS
Ao compor renda, é possível utilizar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço de cada um dos compradores. O FGTS pode ser usado para quitar parcelas do financiamento ou para dar entrada no imóvel.
Se você pensa em fazer composição de renda familiar, converse com a sua família e pense com calma nas pessoas que podem entrar na composição de renda para financiar um imóvel. Agora confira o check-list da compra do apartamento — tudo o que você precisa saber antes de adquirir o seu!
Mais Artigos...
- 7 raças de cachorros para morar em apartamento
- Compra de Imóvel: como usar um imóvel como entrada na compra de um novo?
- 8 dicas infalíveis para alugar uma sala comercial
- Mercado imobiliário: o que são imóveis remanescentes?
- Como comprar um apartamento pode trazer estabilidade financeira
- Construção: Como construir
- O que é e quais são os tipos de financiamento imobiliário?
- O que são fundos imobiliários?
- Quem paga o IPTU do imóvel alugado? Leia e entenda
- Morar no centro ou em bairros: o que é melhor?
- Veja as vantagens de comprar sítio em um condomínio fechado
- Mudar de casa: 9 dicas para ter sucesso
- Reparo e conservação – Sofás
- Piscina em casa: cuidados que devemos ter na hora de comprar um imóvel
- 6 hábitos que te impedem de economizar dinheiro
- Qual pode ser o valor máximo de um financiamento imobiliário?
- Conheça as 5 melhores dicas para escolher um apartamento
- Não tem casa própria e precisa morar com os sogros? Vença essa dificuldade!
- Como investir em Fundos Imobiliários? Parte 2
- Financiamento de casas: 7 perguntas e respostas