O financiamento da compra de um imóvel é uma coisa que costuma demorar anos, nesse período muitas coisas podem acontecer, inclusive novas ofertas de crédito por outros bancos que podem, muitas vezes, serem mais vantajosas para o mutuário.
Desde 2006 o Banco Central permite a portabilidade do financiamento imobiliário, mas apenas recentemente essa modalidade passou a ser considerada pelas pessoas que querem migrar de Banco na hora de pagar a casa própria. A ideia é que isso estimule a concorrência dos bancos para que eles ofereçam melhores taxas e opções para os clientes
Assim, ao transferir a dívida de banco, o mutuário teria algumas vantagens, como juros mais baixos ou parcelas mais em conta. A portabilidade é feita através pelos dois bancos, o antigo e o novo, de uma forma totalmente digitalizada, e a instituição financeira original tem um prazo determinado para liberar a portabilidade. Nesse momento o novo banco quita a sua dívida com o banco anterior, você passa então a ser credor dessa nova instituição.
Nosso parceiro, Humberto da Humberto, da GM Financiamentos alerta que para fazer essa migração o cliente deve estar atento e procurar um bom banco. Para saber se a transferência deve se colocar tudo na ponta do lápis para descobrir se a nova oferta é realmente vantajosa.
Outro cuidado que se deve ter é ficar atento para que a nova instituição não tente incluir algum serviço ou tarifa, tentando levar vantagem nessa transação, a prática abusiva da venda casada ocorre se houver a imposição de contratação de algum produto ou serviço pelo banco pra a obtenção do empréstimo. Os únicos seguros que podem ser cobrados são o Seguro de morte ou invalidez e o seguro de danos físicos ao imóvel.
Outro ponto que precisa ser lembrado é que as taxas de cartório, entre outras, precisam ser pagas à vista, assim é preciso se lembrar de separar a quantia para arcar com gastos da avaliação do Imóvel, das análise jurídica, das certidões e do cartório.
Mais Artigos...
- Como ter um filho sem atrapalhar o planejamento financeiro
- Exigências do contrato de aluguel: o que é permitido e proibido
- 5 cuidados necessários ao financiar uma casa
- Mega da Virada: quais imóveis comprar com o prêmio?
- Como comprar apartamento pelo programa Minha Casa Minha Vida?
- Entenda como funciona o financiamento de reforma de imóveis
- Como escolher uma cortina para a sala?
- Por que está mais fácil conseguir financiamentos pelas construtoras?
- Férias: precauções importantes de observar com crianças em casa
- O que considerar ao comprar um apartamento para o casal?
- Habite-se: o que é e a importância dele na compra de imóvel
- Comprar apartamento em prédio antigo ou novo? Saiba como escolher!
- Seguro residencial: entenda de uma vez por todas como ele funciona
- 8 dicas infalíveis para alugar uma sala comercial
- Conheça as 5 melhores dicas para escolher um apartamento Como escolher o melhor bairro para morar? Entenda aqui! Comprar imóvel sem entrada: é possível? 5 complicações que você enfrenta vivendo de aluguel
- Imóvel novo, usado ou na planta – Vantagens e desvantagens
- O que observar antes de comprar uma casa usada
- Posso entrar no MCMV tendo um terreno?
- 8 cidades brasileiras com casas que têm a cara do Natal
- 8 dicas para organizar o ambiente no consultório