Atualmente, o conceito em voga é o “compacto” para todos os aspectos possíveis. Portanto, você também deve considerar que residir em um apartamento pequeno, mas aconchegante, pode estar realmente em alta em todo o planeta e muito em função dos preços do mercado imobiliário.
Porém, a mentalidade de aproveitar cada espaço de sua moradia e se sentir realmente em casa tem favorecido muito quem opta por um apartamento pequeno. Com menos espaço físico, você tem a possibilidade de calcular a ocupação adequada para cada centímetro de acordo com a sua necessidade.
Vale destacar também que se trata de uma situação cada vez mais comum por inúmeros motivos: financeiro, preferência, decoração, praticidade ou conforto. Independentemente do motivo para a sua acomodação em um apartamento pequeno, há diversas formas de torná-lo extremamente funcional e agradável.
1. Decoração mais barata
Uma vez que um apartamento pequeno tem espaço para acomodar uma quantidade de móveis e peças de decoração limitada, cada aquisição deve ser muito bem planejada e calculada para não dar a impressão de que o espaço está lotado. Com o menor número de itens decorativos, os gastos com isso são menores.
Vale mais a pena pensar para que cada peça de decoração tenha um destaque maior e seja significativa para os moradores. No entanto, os proprietários podem se dar ao luxo de investir um pouco mais em peças diferenciadas em função da economia com móveis e o valor do próprio imóvel.
2. Organização fácil
Com um espaço menor, os moradores devem selecionar somente os móveis e eletrônicos que podem atender alguma necessidade. Não existe a possibilidade de se apegar a coisas sem uso, sendo assim, a lista de compras acaba ficando bastante efetiva e objetiva.
Afinal, se a sua casa é compacta, os seus pertences também precisam ser totalmente adequados para não impedir a sua movimentação no interior. A ideia é fazer com que o espaço limitado se transforme em um ponto positivo priorizando a funcionalidade de cada item.
A partir do momento que você mobiliar o seu apartamento pequeno, começa a notar que a organização também é muito prática e rápida, uma vez que são menos itens e espaços a serem colocados em ordem. E o trabalho é bem menor na hora da faxina!
3. Conforto e acolhimento
Um apartamento pequeno pode se tornar um local extremamente confortável e acolhedor em função da intimidade que proporciona. Com uma dimensão menor, a sua residência favorece o contato entre os moradores e as visitas de uma forma mais harmoniosa.
Você tem a chance de fazer com que cada cantinho mostre um pouco de sua personalidade e seja exatamente como deseja. Além disso, a compactação do imóvel estimula que os moradores ocupem os mesmos locais e convivam muito mais e aprendam a lidar com suas diferenças.
4. Menor valor comercial
O preço de um apartamento pequeno também é menor quando se leva em consideração o valor cobrado por um imóvel maior na mesma área da sua cidade. Por isso, a moradia pode ser compacta e do tamanho exato de suas necessidades atuais.
Outro detalhe financeiro importante tem a ver com o valor da escritura ou mesmo do contato de financiamento, pois esses documentos são feitos a partir de um cálculo matemático que leva em consideração o tamanho da propriedade.
Vale destacar que isso pode ajudar a cortar despesas também de água e energia, uma vez que o imóvel que possui menos recintos. Portanto, quem opta por um apartamento pequeno também sente uma diferença importante no momento de arcar com todos esses custos.
5. Menos móveis desnecessários
O ideal é que o seu apartamento pequeno transmita uma atmosfera íntima, confortável e acolhedora, evitando o acúmulo de móveis e acessórios. Por isso, a sua ocupação de espaço precisa ser planejada e organizada para impedir que essa superlotação prejudique o seu cotidiano.
Dessa forma, você não gasta tanto dinheiro tentando preencher espaços, e sim em móveis que realmente facilitarão o seu dia a dia.
Se você comprar e encher o seu imóvel de milhares de coisas sem utilidade pode ter dificuldade até para se locomover do quarto para cozinha e vice-versa. Portanto, é preciso manter todos os recintos organizados e priorizar sempre a funcionalidade na hora de comprar ou montar um novo cômodo.
Você precisa se sentir satisfeito e livre para aproveitar seu lar, pois, o tamanho menor não deve ser um problema. Basta colocar a criatividade e essas dicas em prática para que o seu apartamento pequeno facilmente se transforme em um refúgio ideal da correria do dia a dia.
Você conhece ainda mais vantagens e dicas para morar em um apartamento pequeno? Comente!
Mais Artigos...
- O que deve constar na vistoria de imóvel para locação
- Quais são as formas de financiamento de imóvel no Brasil?
- 5 dicas para você sair do vermelho e comprar seu imóvel em 2018
- 6 dicas para investir em um segundo imóvel
- Como organizar o guarda-roupa na casa nova
- Saiba como decorar sala pequena com 9 dicas incríveis
- 3 formas de comprar um apartamento através do financiamento
- Vale a pena financiar com a construtora?
- Como deixar a casa quando tirar férias
- 5 motivos para sair do aluguel em 2017!
- 4 cidades ideais para chocólatras
- Localização: aprenda a escolher a melhor região para morar
- Varanda gourmet: o que pode conter em uma
- Comprar um apartamento: o que avaliar quando se tem crianças
- 4 motivos para comprar um apartamento pronto
- Afinal, é possível comprar um imóvel com o nome sujo?
- Como funciona o aluguel de garagem em apartamentos
- Documentos para compra e venda de imóvel – Imóvel
- Como reinventar sua casa confiando no Crowdsourcing
- Vantagens de morar em prédios residenciais