Escolher um bairro para morar não é uma tarefa simples. Esse desafio implica em analisar uma série de fatores para que o local escolhido não dificulte a rotina dos moradores, mas que também tenha um preço acessível ao seu bolso.
Se você tem essa dúvida e quer saber como escolher o melhor bairro para comprar ou alugar um imóvel, continue a leitura deste post. Aqui você vai saber o que avaliar na hora de escolher o lugar onde morar e quais pontos analisar antes de fechar o negócio. Acompanhe!
1. Analise a sua rotina
Qual é a sua rotina? Você tem que deixar as crianças na escola? Trabalha longe ou precisa ter tudo perto? Pare por alguns minutos e veja se o bairro oferece a estrutura que você precisa para facilitar o seu dia a dia.
Se você tem o tempo corrido, por exemplo, morar em um bairro estritamente residencial pode não ser a melhor escolha. Por isso, é importante ver se o lugar vai atender às suas necessidades e se vai ajudar você a lidar com a rotina.
2. Observe os comércios próximos
Veja se o bairro possui comércios básicos para possíveis emergências, como supermercados e farmácias. É importante ter algumas lojas próximas para facilitar o dia a dia e para salvar o seu almoço quando você se esquece de algum ingrediente.
Se o bairro ofertar outros tipos de serviços, como lavanderia, costureira e bancos, melhor ainda! Viver em um bairro autossuficiente pode ser uma mão na roda para muita gente!
3. Veja a facilidade de acesso às grandes vias
Morar em um bairro que tenha tudo não significa que você vai passar todos os dias nele, certo? Por isso, é preciso verificar a facilidade de chegar às principais vias de acesso da sua cidade e também saber que transportes públicos passam por ali.
Ande de carro pelo bairro, ligue o GPS e confira no mapa os acessos para as principais avenidas. Se você usa o transporte público, verifique a disponibilidade de ônibus e se a linha que você precisa passar por ali.
4. Pesquise muito sobre a segurança
Muitas vezes, um bairro bonito e com muitos comércios pode também ser um chamariz para bandidos. Por isso, é muito importante ficar atento à segurança que o bairro oferece. Para se informar sobre esse fator, pergunte aos seus potenciais vizinhos sobre assaltos no bairro, se é tranquilo sair a pé para ir ao mercado etc.
5. Visite o bairro em horários diferentes
Essa é mais uma dica para saber sobre a segurança do bairro e também para que você sinta como ele realmente é em diferentes horários do dia. Por exemplo: à tarde seu bairro pode ser muito calmo, mas durante a noite existem bares e baladas que podem comprometer seu sossego.
Escolher um bairro para morar exige paciência e muita pesquisa — na internet, conversando com as pessoas e visitando o bairro em diferentes horários do dia. Seguindo nossas dicas você terá todas as informações que precisa sobre a localização e poderá escolher o melhor lugar para você.
Para ter acesso a conteúdos interessantes como este e ficar sempre antenado nas novidades do mercado imobiliário, curta nossa página no Facebook!
Mais Artigos...
- Seguro residencial. Vale a pena?
- 7 dicas para aprimorar a segurança de seu apartamento!
- Infográfico: facilidades e pontos Pokémon Go em 5 cidades do Brasil
- Mega da Virada: quais imóveis comprar com o prêmio?
- Aprenda a controlar a euforia com imóveis que não cabem no bolso
- Comprar apartamento novo, usado ou na planta?
- Plantas em apartamento: como cultivar espécies frutíferas?
- Planejando a mudança – Indo morar com amigos.
- Como dividir casa ou apartamento.
- Guia: os maiores erros que te impedem de sair do aluguel
- Entenda os elementos de uma planta de casa ou apartamento
- Casa ou Apartamento: qual a melhor opção?
- 5 erros para evitar ao fazer um contrato de aluguel
- Como organizar o guarda-roupa na casa nova
- Como funciona o aluguel de garagem em apartamentos
- Prós e contras de morar em prédios antigos
- Apartamento novo: 4 gastos que você terá além das parcelas
- 6 erros de casais que estão tentando economizar dinheiro
- Vale a pena fazer um seguro residencial para o novo imóvel?
- Guias Práticos – Locação – Garantias Locatícias