Desde a manhã do último dia 26, o programa usado para a declaração do Imposto de Renda, referente ao ano de 2013 já pode ser baixado no Site da Receita Federal. Esse ano, por conta do Carnaval, o prazo para a entrega será um pouco menor, vai do dia 6 de março a 30 de abril.Para evitar dúvidas na hora da declaração, o Louco por Imóveis ouviu Renata Veronesi Boerger, diretora da VB Contabilidade. Afinal, comprar, reformar ou ganhar um imóvel é muito legal, mas é na hora de informar essas transações para a Receita, que as dúvidas surgem. Para evitar ser pego pela malha fina, preste atenção nas nossas dicas.
Como declarar um imóvel comprado através de vários recursos diferentes: financiamento, recursos próprios e FGTS?
Será necessário lançar na coluna de 31/12/2013, em Bens e Direitos, os valores pagos no imóvel em 2013, independente de qual recurso foi utilizado.
Neste caso, como não é necessário lançar o valor da dívida, pelo fato do imóvel ter sido dado em garantia, o único lançamento extra, que precisaríamos fazer aqui, é em Rendimentos Isentos e Não Tributáveis, citando o valor recebido a título de FGTS.
A comissão, paga ao corretor, pela venda de um imóvel pode ser deduzida na declaração?
Quando vendemos um imóvel, devemos preencher o programa GCAP (ganho de capital), onde iremos apurar se houve lucro na venda e, em caso positivo, se haverá a tributação do imposto de renda sobre esse lucro apurado. A comissão do corretor, desde que tenha sido paga pelo vendedor, poderá ser deduzida do valor da venda deste imóvel.
Como declarar os gastos da construção de um imóvel em um terreno?
Deverão ser declarados todos os custos com a construção, pelo valor total. A sugestão é que sejam guardados todos os documentos, é bom tirar cópias já que alguns cupons fiscais se apagam com o tempo. Também é aconselhável manter uma planilha atualizada desses custos, ordenada por data, contendo os valores e os nomes dos estabelecimentos onde foram comprados materiais e dos profissionais que prestaram serviço.
Caso o contribuinte caia em malha fina e precise comprovar esses custos, não precisará se preocupar, pois a documentação estará pronta, à mão.
Como declarar financiamento de imóvel?
Tratando-se de aquisições de bens e direitos, em prestações ou financiados, nas quais o bem é dado como garantia do pagamento, tais como os sujeitos às regras do Sistema Financeiro de Habitação ou consórcio, o campo Situação em 31/12/2012 não deve ser preenchido. No campo Situação em 31/12/2013 informe o valor das parcelas pagas em 2013 (incluindo o valor dado como entrada, se for o caso).
Mais Artigos...
- Como financiar a compra do meu imóvel?
- 12 formas de se divertir morando no bairro do Ipiranga
- Recém-casados: 5 motivos para comprar um imóvel e não morar com a sogra
- Finanças para jovens: guia completo para comprar o primeiro apê
- Piscina em casa: cuidados que devemos ter na hora de comprar um imóvel
- Como funciona o seguro fiança no contrato de aluguel?
- 5 dicas para usar seu FGTS na casa própria
- 8 casas mal assombradas de filmes clássicos
- Economize energia com pequenas mudanças na sua casa
- Como comprar um imóvel em tempos de crise
- 6 erros de casais que estão tentando economizar dinheiro
- Passo a passo: como contratar um financiamento imobiliário?
- Como reinventar sua casa confiando no Crowdsourcing
- A reforma não precisa ser um pesadelo
- Devolução de imóvel comprado na planta
- O que deve constar na vistoria de imóvel para locação
- Imóvel para idoso: como escolher um ideal
- Quer morar perto de um local Pokémon Go? Com o app do GI você pode!
- 6 dicas para fazer boa negociação na compra do primeiro apartamento
- 5 dicas de negociação para comprar a casa dos sonhos com desconto