Fechar ou abrir as cortinas, apagar ou acender as luzes do quarto sem precisar sair da cama ou acionar o alarme da sua casa que você deixou desligado antes de sair, mesmo já estando a caminho do trabalho. Estas são algumas das funcionalidades que a automação residencial promete aos novos imóveis e esta é uma tendência que só aumenta.
O mercado de recursos automáticos para residências cresceu 300% nos últimos quatro anos e estes números tendem a aumentar ainda mais, pois a cada dia que passa a oportunidade de ter uma casa inteligente se torna mais acessível para a população.
As principais empresas de automação residencial já permitem que sejam desenvolvidos projetos graduais, nos quais você não precisa investir na modificação de toda a sua casa, é possível focar em um único cômodo e experimentar os benefícios da tecnologia naquele espaço.
Os fatores que mais provocam o desejo de uma casa automatizada não estão ligados apenas às facilidades. O consumidor deste tipo de serviço também leva em consideração aspectos relacionados à segurança, como o monitoramento instantâneo de quem entra ou sai da sua casa através de sensores e câmeras ou a possibilidade de desligar o registro do gás que foi esquecido aberto.
O aprimoramento na tecnologia também impulsionou o mercado. Há não muito tempo atrás, automatizar uma casa podia ser um tanto quanto confuso, pois você teria um controle para regular as lâmpadas, outro controle para utilizar as câmeras, outro para cortinas e mais um para tomadas. Hoje em dia existe a integração com smartphones.
Grande parte das companhias já inclui o desenvolvimento de um aplicativo para determinado serviço no processo de produção do mesmo, e disponibilizam em plataformas compatíveis com iOS e Android.
Novidades tecnológicas para casa
Além das facilidades de uma casa automatizada, outra novidade que já existe no mercado, alguns ainda em fase de teste e outros já aprovados, são os objetos robotizados, que possuem número de IP e chip, e torna o dia a dia mais fácil, como a geladeira que transmite receitas na porta e mesas com ajustes automáticos para melhorar a postura.
E você? O que acha de toda essa tecnologia invadindo nosso dia a dia e o que espera do futuro para sua casa? Deixe seu comentário abaixo!
Mais Artigos...
- A (des)conhecida Ação de Dano Infecto
- 17 dicas de decoração para apartamento pequeno
- 12 dicas para fazer a decoração do quarto de bebê
- Reparo e conservação – Vidros e espelhos
- Mesmo imóvel com preços diferentes: o que fazer?
- Automação residencial: 9 coisas para deixar sua casa inteligente
- Imóvel usado: 6 problemas que você precisa ficar de olho
- Hackathon da ABRAMIT traz soluções para o mercado imobiliário
- Como negociar a compra de um apartamento?
- Como fazer um planejamento financeiro familiar eficiente?
- Saiba qual telha escolher
- Como comprar um imóvel em tempos de crise
- Seguro residencial. Vale a pena?
- Quer organizar um chá de casa nova? Veja essas 4 dicas!
- Mulheres e decisão da compra de imóvel: o que elas priorizam?
- Devolução de imóvel comprado na planta
- Minha Casa Melhor
- Minha Casa Minha Vida: como escolher o melhor imóvel?
- 5 dicas para você sair do vermelho e comprar seu imóvel em 2018
- VivaSurpreenda: a “Black Friday fora de época” começou