O Uber lançou, nesta terça-feira (7), o serviço de entrega de compras de supermercado no Brasil. Até então, a empresa estava no ramo de delivery apenas com restaurantes, por meio do Uber Eats. Em parceria com a Cornershop, empresa que tem como proposta fazer e entregar compras de mercado para clientes, o serviço chega hoje às principais capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Surfando no crescimento do delivery na América Latina, provocado pelo isolamento social da pandemia de Covid-19, o Uber promete entregas em cerca de duas horas, com a possibilidade de agendar pedidos. A opção de mercado pode ser acessada tanto pelo aplicativo de delivery quanto pelo de viagens, e ambos estão disponíveis para celulares Android e iPhone (iOS).
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
O serviço de mercado está agregado aos apps de mobilidade e delivery, e pode ser acessado pelo ícone "mercado", localizado na barra inferior entre as opções "viajar" e "fazer pedido". Não é necessário criar uma conta alternativa nem cadastrar mais dados na plataforma para usá-la, já que o Uber aproveita as informações já existentes, como endereço residencial e forma de pagamento.
A interface para compra é semelhante à do Uber Eats, com busca textual global para encontrar produtos específicos independentemente do mercado, separação de itens em categorias nas páginas dos comércios e filtros de pesquisa para priorizar marcas, valores e outros critérios.
O aplicativo também exibe uma lista de mercados que entregam no endereço cadastrado na conta Uber, o prazo estimado para chegada do pedido e a cobrança de taxas, de acordo com o estabelecimento. Ao selecionar produtos para adicionar ao carrinho, é possível conferir informações nutricionais e mais detalhes sobre o item. No momento de confirmação do pedido, o Uber requer um telefone para contato e permite agendar a entrega, além de avisar sobre quaisquer ofertas ativas na loja em questão.
A união à Cornershop permite ao Uber aproveitar a infraestrutura do negócio: os shoppers cadastrados na Cornershop serão responsáveis pela compra e entrega do serviço de mercado, e clientes podem acompanhar cada etapa do processo pelo aplicativo do Uber. A empresa tem parceria com o Carregour e com a BIG e, além dessas, as principais lojas disponíveis no mercado do Uber são Varanda, Emporium São Paulo, Gimba e Cobasi. No momento, não há integração automática com os entregadores que trabalham para o Uber, então interessados em se tornar shoppers devem se registrar diretamente na plataforma da Cornershop.
Cidades com mercado no Uber
O serviço chega hoje a 19 cidades na América Latina e Canadá, e há previsão de lançamento nos Estados Unidos ainda neste mês. No Brasil, as entregas podem ser feitas nas seguintes cidades:
- Belo Horizonte
- Brasília
- Curitiba
- Florianópolis
- Porto Alegre
- Recife
- Rio de Janeiro
- Salvador
- São Paulo
- Goiânia
- Campinas
De olho na concorrência
Inicialmente exclusivo para restaurantes, o Uber já vinha diversificando os produtos vendidos devido ao isolamento. Na última semana, o Uber Eats estreou uma seção especial de produtos Disney, disponível só na cidade de São Paulo, e a venda de flores no Dia das Mães, em parceria com floriculturas.
O rival brasileiro iFood fez ação semelhante devido à pandemia, passando a aceitar o cadastro de mercearias e mercados na plataforma. Já o colombiano Rappi, com a promessa de entregar tudo, ficou em alta por oferecer o delivery de restaurantes, supermercados, lo
Mais novidades na pandemia
O Uber também tem tomado algumas providências por causa da pandemia, como o uso obrigatório de máscaras faciais por passageiros e motoristas no serviço de transporte em carros particulares. A medida de higiene também é necessária para entregadores do Uber Eats, e o delivery conta com a opção "entrega sem contato" para diminuir chances de contágio durante a entrega de um pedido.
Além disso, o app de mobilidade lançou a modalidade de corrida Uber Flash, que permite entregar objetos por meio dos veículos disponíveis no serviço. Funções de segurança em corridas também têm sido implementadas nos últimos meses. Por exemplo, a ferramenta U-Áudio, que permite que passageiros e motoristas gravem o som de viagens, chegou ao Rio de Janeiro na semana passada e deve ser lançada em mais cidades nos próximos meses.
Alguém do ramo alimentício já usou o sistema Virgoo? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Carro campeão de Fernando Alonso estará em F1 2017
- The Sims 4 Vida Universitária: saiba tudo sobre a nova expansão
- Novos termos de uso e privacidade do Snapchat são polêmicos; entenda
- Dia dos Namorados: Doodle do Google dá dicas de 5 'provas de amor tech'
- CBLoL 2019: veja as line ups do Flamengo, INTZ e times no 2°split
- Dia da Privacidade de Dados: sete dicas para proteger informações online
- Minha senha: site revela se a sua conta vazou para que você troque
- Retrospectiva Facebook 2015: veja como fazer e editar a sua
- JBL lança caixa de som amplificada com microfone no Brasil; veja preço
- Como usar o WhatsApp no Apple Watch para ler e responder mensagens
- PlayStation VR, CoD: o que esperar da conferência da Sony na E3
- Aplicativo de assinatura digital: 5 apps para assinar documentos online
- Como usar o app QualityTime para descobrir o tempo gasto no celular
- Windows 10: 20 apps do Android e do iPhone mais pedidos para Microsoft
- Dez dicas para saber se a webcam do seu computador foi hackeada
- Como subir rapidamente de nível em Call of Duty: Black Ops 3
- Como usar o Chrome Cleanup Tool
- Motorola lança celular gamer Lenovo Legion Phone Duel no Brasil; veja preço
- Roteador ‘espião’ permite vigiar o que todos estão fazendo online na casa
- Como criar enquetes em grupos e canais do Telegram