SSID é uma sigla que significa “service set identifier”. Basicamente, esse é o “nome” da sua rede Wi-Fi, aquele que aparece quando você visualiza redes sem fio disponíveis na sua área. Embora o conceito seja simples, o SSID pode virar uma arma interessante para garantir maior segurança à sua rede. Por outro lado, esse pode ser um problema, caso você não tenha cuidado na hora de escolher o nome que deseja usar para o Wi-Fi da sua casa ou escritório.
A principal função do SSID é tornar a ação de encontrar e se conectar a redes mais fácil para o usuário. Sem ele, seu Wi-Fi pode ficar "invisível" e não aparecer nas opções disponíveis de quem deseja se conectar – o que, em alguns casos, pode representar um fator extra de segurança.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Nomes de rede Wi-Fi podem ter até 32 caracteres e há distinção entre minúsculas e maiúsculas: “minharede” é diferente de “MinhaRede”, por exemplo. Alguns caracteres especiais podem ser usados na criação de um SSID para a sua rede, embora o ideal seja evitar o uso desses símbolos por conta de problemas de compatibilidade com dispositivos mais antigos.
Você pode usar um nome padrão para a sua rede – como o que vem pré-definido de fábrica no seu roteador– mas também pode personalizar o termo de acordo com a sua necessidade.
Como funciona?
Dependendo das configurações, o roteador irá transmitir o nome da rede para quem quiser tentar negociar uma conexão. Do outro lado, o seu dispositivo busca por SSIDs disponíveis e lista aquelas redes que são encontradas entre as opções para conectar.
Se a rede for do tipo aberta, como é comum em espaços públicos, é possível que não seja necessário usar uma senha para estabelecer conexão. Nesse caso, basta apenas conhecer o SSID do Wi-Fi. Redes mais seguras, em escritórios e casas, por exemplo, provavelmente têm algum tipo de criptografia, exigindo a senha de acesso, além do SSID.
Ocultando um SSID como forma de segurança
Por padrão, o nome da sua rede, o SSID, será transmitido pelo roteador para que todos nas proximidades enxerguem e possam tentar uma conexão.
Entretanto, você pode desligar esse recurso: dessa forma, quem quiser se conectar à rede terá de saber o SSID e a senha, já que o Wi-Fi não vai aparecer automaticamente como disponível no seu entorno. Isso é possível por meio da interface de configuração do seu roteador. Nas configurações wireless haverá uma opção para ocultar o SSID, impedindo que o dispositivo transmita o nome.
Mudando o SSID
É possível mudar o nome da sua rede, observando os limites explicados anteriormente sobre o que pode e o que não pode em termos de nomes. Essa configuração também é feita por meio da interface de controle do seu roteador.
Problemas
Alguns problemas podem aparecer quanto ao SSID:
- Nomes repetidos: duas redes na mesma área com o mesmo nome podem criar confusão. Nesse caso, os dispositivos podem tentar conectar à rede errada.
- Nomes com caracteres especiais: alguns dispositivos e computadores com sistemas operacionais Linux podem ter dific
Via How to Geek, Life Wire
Como melhorar o sinal da rede Wi-Fi? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Samsung supera Huawei e Xiaomi bate Apple em vendas de celulares
- Dia das Bruxas 2020 é celebrado no Google com Doodle especial de jogo
- Sony lança Bravia com Android TV, rival 4K da GoPro e o 'novo Walkman'
- Como usar música como som de alarme no Lumia 535?
- macOS Catalina: Apple libera nova versão do sistema para Macs
- Novo SSD super-r?pido e monitor 4K s?o anunciados no Brasil; conhe
- Conheça cinco skins de LoL criadas por fãs do jogo
- Apple divulga lista com primeiros apps para o Apple Watch
- Google compacta vídeos em 4K para que fiquem 'mais leves' na Internet
- FIFA18: confira dicas para marcar e defender melhor no game
- Passe de Batalha Fortnite Capítulo 2 temporada 3: veja itens e preço
- Lista traz as melhores armas de Dark Souls 2: Scholar of the First Sin
- Capitão no CS:GO: entenda posição do IGL e veja melhores pro players
- Shenmue 3: dublador original de Ryo volta a dar voz ao protagonista
- Câmera de bolso que filma em 4K e permite trocar lentes faz sucesso na web
- BBB 2019: conheça o jogo Brawl Stars, usado na Prova do Anjo
- Testamos a Beta de Steep, novo jogo de esportes radicais da Ubisoft
- Twitch autoriza conteúdos com nudez nas lives de Cyberpunk 2077
- Flickr: site e apps ficam 'de cara nova' para postar até 1 TB de fotos
- Apple ID: Como mudar a senha do iCloud