O Google anunciou nesta quarta-feira (24) que contas criadas no serviço a partir de hoje terão seus dados automaticamente deletados a cada 18 meses ao ativarem o histórico de localização ou a atividade na web e de apps. Caso a configuração não agrade o novo usuário, ele pode desativar a ferramenta de auto-exclusão ou encurtar o "prazo de validade" de seus dados para três meses.
A ferramenta auto-delete permite apagar perguntas feitas à Google Assistente e atividades em sites e aplicativos do Google (como YouTube e Google Maps), e não inclui conteúdos no Gmail, Google Drive e Google Fotos. A mudança não se aplica a usuários antigos, que podem habilitar a função manualmente desde o ano passado. A empresa promete notificar por e-mail sobre esses recursos às contas já existentes no Google.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Enquanto comandos de voz à assistente virtual e localizações do Google Maps apresentam a configuração padrão de 18 meses para usuários novos, o Google anunciou que o histórico de pesquisas e vídeos assistidos do YouTube será apagado automaticamente a cada 36 meses. Entretanto, quem quiser pode acessar os ajustes da conta para escolher entre deletar os dados do site de vídeos a cada três ou 18 meses. Segundo a empresa, o YouTube continuará recomendando conteúdos relevantes aos gostos de cada internauta mesmo após a exclusão de informações.
O CEO do Google e da Alphabet Sundar Pichai declarou em nota no blog oficial da empresa que, com a mudança, é um desafio “criar produtos úteis com menos dados”. Vale lembrar que a gigante da tecnologia é alvo de críticas pela quantidade de informação que retém dos usuários na Internet. Pichai ainda garante que o Google não vende dados de usuários, e apenas os usa para exibir anúncios relevantes. Atividades em serviços pessoais, como Google Drive, Google Agenda e Gmail, não são usadas para publicidade e não são deletadas pela função nova.
O que vem por aí
Configurações da conta chegarão à busca do Google, para fácil acesso a ajustes importantes de privacidade. As opções serão exibidas em um quadrado à parte na página de resultados do buscador. A navegação anônima em aplicativos da marca estará em breve disponível a partir de um toque sobre a foto de perfil do usuário. A novidade chega hoje para o Google App no iPhone (iOS), com previsão de lançamento também para Android e outros apps.
O Security Checkup, plataforma que apresenta as principais configurações de segurança e privacidade da conta Google, será complementado nas próximas
Via Google e The New York Times
Google Play Store não baixa atualizações: como resolver? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como descobrir a data da criação de um grupo no WhatsApp
- 25 anos de FIFA e Fortnite foram destaques da semana em jogos
- Call of Duty WW2 e Need for Speed Payback foram destaques na semana
- Instagram preto e branco: o que muda na interface da rede social?
- Alphabet, decifrando o Google de A a Z; entenda a mudança
- Coronavírus: WhatsApp e Ministério da Saúde lançam figurinhas
- Campeão Mundial em 2016, NuckleDu vai patrocinar ida de fã à EVO 2018
- Como utilizar o novo sistema de Destaques de Overwatch
- Veja seis fontes de alimentação de 500W para PC por até R$300
- Facebook quer que você explique porque recusou um convite de evento
- Como usar o YouTube Music na TV com o Chromecast
- Brinquedo sexual controlado por app é finalista de prêmio na CES 2020
- Como adicionar a tecla de vírgula ao teclado do Windows Phone?
- Novo carregador portátil da Sony tem duas portas USB e promete mais carga
- Como ver a foto do perfil de alguém do Instagram com zoom em tamanho maior
- Battle.net da Blizzard inicia venda de cartões pré-pagos no Brasil
- South Park: The Fractured But Whole ganha DLC com história e personagem
- Como reproduzir cavalos em Minecraft
- Muki.io: ouça música online de jogos de 8 bits e 16 bits em MIDI
- Galaxy S6 e S6 Edge recebem certificado de ?smart? ecol?gico no Brasil