O Google anunciou nesta quarta-feira (24) que contas criadas no serviço a partir de hoje terão seus dados automaticamente deletados a cada 18 meses ao ativarem o histórico de localização ou a atividade na web e de apps. Caso a configuração não agrade o novo usuário, ele pode desativar a ferramenta de auto-exclusão ou encurtar o "prazo de validade" de seus dados para três meses.
A ferramenta auto-delete permite apagar perguntas feitas à Google Assistente e atividades em sites e aplicativos do Google (como YouTube e Google Maps), e não inclui conteúdos no Gmail, Google Drive e Google Fotos. A mudança não se aplica a usuários antigos, que podem habilitar a função manualmente desde o ano passado. A empresa promete notificar por e-mail sobre esses recursos às contas já existentes no Google.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Enquanto comandos de voz à assistente virtual e localizações do Google Maps apresentam a configuração padrão de 18 meses para usuários novos, o Google anunciou que o histórico de pesquisas e vídeos assistidos do YouTube será apagado automaticamente a cada 36 meses. Entretanto, quem quiser pode acessar os ajustes da conta para escolher entre deletar os dados do site de vídeos a cada três ou 18 meses. Segundo a empresa, o YouTube continuará recomendando conteúdos relevantes aos gostos de cada internauta mesmo após a exclusão de informações.
O CEO do Google e da Alphabet Sundar Pichai declarou em nota no blog oficial da empresa que, com a mudança, é um desafio “criar produtos úteis com menos dados”. Vale lembrar que a gigante da tecnologia é alvo de críticas pela quantidade de informação que retém dos usuários na Internet. Pichai ainda garante que o Google não vende dados de usuários, e apenas os usa para exibir anúncios relevantes. Atividades em serviços pessoais, como Google Drive, Google Agenda e Gmail, não são usadas para publicidade e não são deletadas pela função nova.
O que vem por aí
Configurações da conta chegarão à busca do Google, para fácil acesso a ajustes importantes de privacidade. As opções serão exibidas em um quadrado à parte na página de resultados do buscador. A navegação anônima em aplicativos da marca estará em breve disponível a partir de um toque sobre a foto de perfil do usuário. A novidade chega hoje para o Google App no iPhone (iOS), com previsão de lançamento também para Android e outros apps.
O Security Checkup, plataforma que apresenta as principais configurações de segurança e privacidade da conta Google, será complementado nas próximas
Via Google e The New York Times
Google Play Store não baixa atualizações: como resolver? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- PS5: possível bug faz disco de game girar regularmente, dizem usuários
- Xiaomi anuncia Redmi 8 na Índia: bateria de 5.000 mAh
- Pic é uma divertida câmera de ação Full HD com recarga rápida; conheça
- Dragon Ball FighterZ vende 6 milhões de cópias e ganhará Super Baby 2
- State of Decay chega ao Xbox One nos lançamentos da semana
- Gunhouse e Drop Hunt: veja os jogos para Windows Phone desta semana
- Saiba como compartilhar faixas reproduzidas no Deezer no Facebook
- Novas TVs premium da LG chegam ao mercado em 2021
- Como adicionar Stories ao Facebook Dating
- Celulares de 2013 e 2014 da Motorola vão receber novo Android Lollipop
- Chiquinha Gonzaga recebe homenagem do Google: saiba biografia da pianista
- Samsung lan?a Galaxy Note Edge no Brasil por pre?o salgado
- Pesquisadores criam novo tipo de bateria com capacidade 60% maior do que as atuais
- Converse com seus amigos do Facebook no Mac usando o Chat Heads
- Aplicativo espião engana usuários do Android com streaming de rádio
- Samsung lança Galaxy A32, Galaxy A52 e Galaxy A72 no Brasil; veja preços
- Instagram testa novas formas de fazer Boomerang
- Pain Gaming sofre sua 2° derrota consecutiva no MSI contra Mad Lions
- Apple estaria desenvolvendo suas próprias telas pela primeira vez
- Extensão permite buscar palavras dentro de vídeos do YouTube