O Google anunciou nesta quarta-feira (24) que contas criadas no serviço a partir de hoje terão seus dados automaticamente deletados a cada 18 meses ao ativarem o histórico de localização ou a atividade na web e de apps. Caso a configuração não agrade o novo usuário, ele pode desativar a ferramenta de auto-exclusão ou encurtar o "prazo de validade" de seus dados para três meses.
A ferramenta auto-delete permite apagar perguntas feitas à Google Assistente e atividades em sites e aplicativos do Google (como YouTube e Google Maps), e não inclui conteúdos no Gmail, Google Drive e Google Fotos. A mudança não se aplica a usuários antigos, que podem habilitar a função manualmente desde o ano passado. A empresa promete notificar por e-mail sobre esses recursos às contas já existentes no Google.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Enquanto comandos de voz à assistente virtual e localizações do Google Maps apresentam a configuração padrão de 18 meses para usuários novos, o Google anunciou que o histórico de pesquisas e vídeos assistidos do YouTube será apagado automaticamente a cada 36 meses. Entretanto, quem quiser pode acessar os ajustes da conta para escolher entre deletar os dados do site de vídeos a cada três ou 18 meses. Segundo a empresa, o YouTube continuará recomendando conteúdos relevantes aos gostos de cada internauta mesmo após a exclusão de informações.
O CEO do Google e da Alphabet Sundar Pichai declarou em nota no blog oficial da empresa que, com a mudança, é um desafio “criar produtos úteis com menos dados”. Vale lembrar que a gigante da tecnologia é alvo de críticas pela quantidade de informação que retém dos usuários na Internet. Pichai ainda garante que o Google não vende dados de usuários, e apenas os usa para exibir anúncios relevantes. Atividades em serviços pessoais, como Google Drive, Google Agenda e Gmail, não são usadas para publicidade e não são deletadas pela função nova.
O que vem por aí
Configurações da conta chegarão à busca do Google, para fácil acesso a ajustes importantes de privacidade. As opções serão exibidas em um quadrado à parte na página de resultados do buscador. A navegação anônima em aplicativos da marca estará em breve disponível a partir de um toque sobre a foto de perfil do usuário. A novidade chega hoje para o Google App no iPhone (iOS), com previsão de lançamento também para Android e outros apps.
O Security Checkup, plataforma que apresenta as principais configurações de segurança e privacidade da conta Google, será complementado nas próximas
Via Google e The New York Times
Google Play Store não baixa atualizações: como resolver? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- iPad Air 2 ou iPad Mini 3? Confira qual é o melhor tablet da Apple
- Como usar o Sway, novo app de apresentações da Microsoft?
- Uber e Hyundai anunciam parceria para viagens em carros voadores
- Windows 10 Mobile: como usar o celular como lanterna
- Enconte todos os tutoriais oficiais do Adobe Photoshop CS3
- Ainda vale a pena comprar celular Android com o KitKat?
- League of Legends: como conseguir campeões e skins grátis
- Como restaurar as configura??es de f?brica do iPhone?
- Xiaomi traz Amazfit GTS, Bip Lite e Verge Lite ao Brasil; saiba os preços
- Novas placas da série Quadro da Nvidia prometem renderizar vídeos em 8K
- Um chip de fina estirpe: baixando a tensão
- Saiba tudo sobre Need for Speed, reboot da série para PS4, Xbox One e PC
- Como converter imagem HEIC do iOS 11 para JPEG no PC com Windows
- WhatsApp pretende mostrar anúncios a partir de 2019, diz jornal
- Super Nintendo: veja 10 segredos que você não sabia que o console fazia
- Programa da Kaspersky combate uso de cheats em torneios de CS:GO e PUBG
- Twitter e Chrome: como criar tuítes com mais de 140 caracteres
- Aprenda a usar o Connect, 'rede social' de artistas da Apple
- Google Inbox agora est? dispon?vel para iPads e tablets Android
- Testamos o HTC M9: design ainda impressiona, mas c?mera ? decep?