O WhatsApp anunciou nesta segunda-feira (15) o lançamento do recurso de pagamentos por meio do mensageiro. A novidade permite que usuários paguem por produtos e serviços, e transfiram dinheiro para parentes e amigos dentro do próprio aplicativo para celulares Android e iPhone (iOS). É preciso habilitar um cartão no Facebook Pay para utilizar a função, e os consumidores não pagam taxas pelos serviços de transferência e pagamento. O Brasil é o primeiro país a receber a ferramenta que promete facilitar as transações comerciais no país, e o recurso será disponibilizado gradualmente para os usuários nas próximas semanas.

A função também está presente no WhatsApp Business. No momento, é possível realizar pagamentos pelo WhatsApp Pay com cartões de crédito ou débito do Nubank, Banco do Brasil e Sicredi de bandeiras Visa e Mastercard. Já as transferências podem ser feitas somente com cartões de débito ou combo suportados. A previsão do WhatsApp é que o recurso receba mais parceiros em breve.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Utilizar o mensageiro para tirar dúvidas sobre um produto de determinada empresa e fazer compras é algo costumeiro no Brasil. Segundo o diretor de Operações do WhatsApp Matt Idema, "pequenas empresas são fundamentais para o país. A capacidade de realizar vendas com facilidade no WhatsApp ajudará os empresários a se adaptarem à economia digital, além de apoiar o crescimento e a recuperação financeira”.

Como funciona o WhatsApp Pay?

O cliente deve configurar um cartão parceiro pelo Facebook Pay para realizar pagamentos e transferências pelo WhatsApp. Os usuários têm um limite R$ 1mil por transação e podem receber até 20 transações ao longo do dia com um limite de R$ 5 mil mensais. Já no WhatsApp Business, o empreendedor deve habilitar a opção pare receber os envios de clientes. O aplicativo voltado para negócios não possui limite de transações para o comerciante receber pagamentos por vendas de produtos ou serviços.

Como usar o WhatsApp Pay?

Para enviar dinheiro a amigos e familiares é preciso configurar o Facebook Pay antes. Em seguida, basta abrir a conversa do contato que deseja enviar o dinheiro e, depois, pressione em "Anexar" e em "Pagamento". Para prosseguir, insira o valor e uma mensagem para descrever o pagamento e toque em "PAGAR".

O dinheiro é transferido para a conta bancária associada ao cartão de débito do contato a qual o usuário realizou a transação. Só é possível receber a quantia após adicionar um cartão de débito emitido pelos bancos participantes no Facebook Pay. Vale ressaltar que é preciso aceitar o pagamento dentro de dois dias e, caso o usuário não faça, o pagamento retornará ao remetente. Já no WhatsApp Business, o usuário precisa criar uma conta Cielo ou conectar uma conta existente da empresa para receber pagamentos por vendas.

WhatsApp Pay é seguro?

O WhatsApp Pay não utiliza criptografia de ponta-a-ponta, pois os bancos precisam receber as informações sobre cada pagamento. Porém, o WhatsApp afirma possuir um sistema avançado de armazenamento de dados e a criptografia que coleta os números dos cartões em uma rede separada e segura. Os usuários recebem um código de con

... firmação do WhatsApp, o PIN do Facebook Pay e o código de verificação. Para utilizar o recurso de forma segura, recomenda-se não compartilhar essas informações com ninguém.

WhatsApp Pay é pago?

Os consumidores são isentos de taxas de transações. Já os comerciantes que recebem pagamentos desembolsam uma taxa fixa de 3,99% em cada pagamento dos clientes pelo aplicativo normal.

Via WhatsApp (1 e 2)



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.