O Uber anunciou nesta quarta-feira (13) um conjunto de medidas de segurança durante a pandemia do novo coronavírus para motoristas e passageiros do aplicativo para celulares Android e iPhone (iOS). A principal mudança é o uso obrigatório de máscaras para motoristas e passageiros em corridas. Motoristas deverão tirar uma foto para comprovar o uso da máscara antes de acessarem o Uber Driver para aceitar solicitações de corrida. Além disso, todas as modalidades de corrida agora aceitam um passageiro a menos, já que o Uber passará a proibir que pessoas sentem no banco do carona, ao lado do condutor.
Motoristas e passageiros deverão concordar com os termos antes de fazer viagens no Uber. O aplicativo também ganhará novas opções de avaliação de viagens para que todos os usuários (independente de sua função) possam denunciar caso pessoas não sigam os critérios de higiene. A empresa começou a notificar usuários hoje, pelo e-mail cadastrado no aplicativo, para que se preparem a se adaptar aos requerimentos que entram em vigor na próxima segunda-feira (18).
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Medidas para passageiros
A partir da próxima segunda-feira (18), quando o passageiro abrir o aplicativo do Uber no celular pela primeira vez, uma mensagem será exibida informando as novas demandas do serviço tanto para motoristas quanto para clientes, sendo a principal delas o uso obrigatório de máscaras para todos os usuários.
Ao pedir uma corrida, o usuário deverá concordar com os termos de segurança e proteção do Uber para poder realizar a viagem. A página de opções de modalidade de corridas mostrá o número reduzido de passageiros aceitos por cada modalidade. Por exemplo, corridas de UberX agora permitirão somente três pessoas por vez, já que o uso do banco do carona está proibido para promover o distanciamento social e diminuir o risco de contágio.
Quando um condutor aceitar a viagem, será exibida na tela um aviso de que o motorista está usando máscara, junto às demais informações, como modelo, cor e placa do carro. Caso o motorista não use uma máscara ao receber o passageiro, este terá o direito de cancelar a viagem e informar o motivo à empresa Uber. Além disso, o cliente receberá orientações ao entrar no carro, como deixar a janela aberta (quando possível) e lavar as mãos com frequência. Este aviso aparecerá sempre que o passageiro pedir uma corrida.
Medidas para motoristas
No caso dos motoristas, o primeiro acesso ao Uber Driver na segunda-feira mostrará na página inicial um vídeo de como usar máscaras corretamente, segundo as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS). Antes de ficar online no aplicativo para poder aceitar viagens, será preciso que o condutor confira uma lista de critérios, como usar máscara, não dirigir com sintomas de Covid-19, lavar as mãos com frequência e higienizar o carro.
Quando o motorista assinala que realizou todas as ações indicadas, os passageiros das próximas viagens verão as medidas de segurança marcadas junto às informações do carro. Entretanto, para visualizar as corridas disponíveis, o condutor deverá antes tirar uma foto do rosto para comprovar que está usando a máscara. O aplicativo Uber Driver detectará, a partir da imagem, se o motorista de fato está protegido.
O condutor também terá o direito de cancelar a viagem ou dar uma avaliação de menos de cinco estrelas caso o passageiro não use máscara, e o Uber enviará uma notificação para ambos — agradecendo pelo aviso do motorista e informando ao passageiro os novos requerimentos do Uber para corridas.
Segurança no Uber Eats
Entregadores do Uber Eats deverão seguir os mesmos critérios de limpeza que os mot
Outras medidas do Uber durante a pandemia
Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o Uber implementou algumas medidas para adequar o aplicativo ao momento. Por exemplo, a modalidade Uber Juntos, que permitia viagens compartilhadas, está temporariamente suspensa para evitar maior contágio da Covid-19. No Uber Eats, a empresa tomou iniciativas como retirar taxa de entrega de pequenos restaurantes para auxiliar negócios de menor porte.
Nesta segunda-feira (11), o aplicativo ganhou a modalidade de corrida Uber Flash, para realizar entrega de produtos para pessoas físicas. Já a opção Uber Direct permite que empresas tenham a opção de delivery para clientes com carros particulares por meio do app de transporte.
Como conseguir adesivo da 99 Pop e Uber? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Melhores do Ano TechTudo 2019: celular com melhor custo-benefício
- Brasileirão Rainbow Six: veja formato, data e preço do ingresso da final
- Cinco apps para tirar fundo de foto pelo celular
- Como consultar comprovantes do Bradesco pelo celular
- Samsung anuncia smart TVs da linha QLED 2018; conheça a ficha técnica
- D.Va e Zenyatta recebem buffs em patch de Overwatch; entenda as mudanças
- Como tirar voz ou batida de música no Virtual DJ
- Mod de GTA 5 adiciona carro não tripulado do Google com bizarros acidentes
- Saiba como evitar os bugs em aplicativos para Windows Phone e Android
- Como testar a sua internet com o velocímetro da Netflix
- Cabos banhados a ouro: entenda a tecnologia e suas vantagens
- Tumblr: 11 recursos pouco conhecidos para usar no seu blog
- Notebook apitando ao ligar? Conheça possíveis causas e como resolver
- Metal Gear Solid V: The Phantom Pain ganha trailer de lançamento
- Como bloquear outros perfis de marcar a sua página no Facebook
- The Elder Scrolls: Blades libera acesso antecipado para todo o público
- Word para iPhone: aprenda como compartilhar um arquivo pelo WhatsApp
- Como zipar arquivos e pastas no Windows 10 sem precisar baixar nada
- Como criar um local no Facebook e fazer check-in; dica funciona no celular
- Como passar dos desafios do Quarto, no primeiro DLC de Resident Evil 7