No duelo das fabricantes chinesas, a Xiaomi superou a Huawei em vendas de celulares no mês de fevereiro, segundo relatório da consultoria Strategy Analytics. Agora, a marca ocupa a terceira colocação do ranking, atrás da líder Samsung e da segunda colocada Apple. Já a Huawei aparece em quarto lugar. De acordo com o estudo, a diferença de vendas entre as gigantes do continente asiático foi de apenas 500 mil unidades de smartphones. Esta é a primeira vez que a Xiaomi ultrapassa a concorrente.
Primeira colocada, a Samsung vendeu 18,2 milhões de unidades no período. Em seguida veio a Apple com 10,2 milhões de celulares vendidos. Já a Xiaomi comercializou 6 milhões e a Huawei 5,5 milhões de unidades. Além destas quatro fabricantes, a Oppo e a Vivo (não confundir com a operadora de mesmo nome), respectivamente, compõem o top 6 de vendas no mês de fevereiro.
O relatório ainda aponta a queda de 38% das remessas mundiais de smartphones, o que corresponde ao total de 62 milhões de unidades. Além disso, a venda caiu em 39%, representando 65 milhões de dispositivos a menos sendo comercializados em fevereiro de 2020.
Por esses fatores, a Huawei ficou atrás da Xiaomi no ranking pela primeira vez. Outro impacto que afetou a marca foi o atraso no inventário 4G, fazendo com que as remessas e as vendas despencassem em 69% e 64%, respectivamente.
Aliado a essas adversidades, o bloqueio imposto à Huawei pelo governo dos Estados Unidos pode afetar drasticamente as vendas de celulares da fabricante chinesa. A medida foi tomada pelo governo Donald Trump como parte de novas regras relacionadas à proteção de redes e infraestruturas essenciais do país. A empresa é acusada de espionagem por autoridades americanas.
Com isso, a Huawei fica impedida de realizar negócios em território norte-americano sem autorização governamental. A expectativa é de que os smartphones da marca venham com Android, que é de código aberto, mas sem aplicativos famosos do Google, como YouTube e Google Maps. Isso pode vir a ocorrer
Com informações de Gizmochina
Quer saber tudo sobre o universo de celulares, jogos, aplicativos e demais eletrônicos? É só dar uma olhada no nosso canal no YouTube:
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Fone de ouvido profissional: veja oito modelos à venda no Brasil em 2021
- Samsung deleta comerciais contra iPhone após chegada de Galaxy Note 10
- CBLoL 2019: veja evolução dos times do primeiro para o segundo split
- Internet discada e Wi-Fi turbinado são destaques de informática em janeiro
- Jogo do anime Attack on Titan tem vídeo de gameplay para PS3, PS4 e Vita
- Google admite ter enviado imagens privadas do Google Fotos para estranhos
- Saiba como bloquear o Google Drive com senha no Android
- Cinco funções do Spotify que você precisa conhecer
- Detonado de Dragon Ball Xenoverse: veja como zerar o jogo de luta
- Como transferir jogadores e modificar elencos no FIFA 18
- Dicas e truques para usar o modo avião no Android
- Fortnite: Epic Games anuncia Copa do Mundo do Battle Royale
- Teclado virtual Gboard para celular tem calculadora escondida; saiba usar
- Netflix agora permite baixar filmes e séries no PC com Windows 10
- Samsung lança Galaxy A52, Galaxy A52 5G e Galaxy A72
- Caixa Bluetooth Mini-O pesa 72 g, cabe no bolso e promete som potente
- Xiaomi anuncia linha Redmi Note 10; tela fica mais moderna
- FIFA 19: como jogar o novo modo Regras Alternativas
- Avell apresenta linha de notebooks gamer com teclado mecânico
- Windows 10 Pro ou Home? Entenda as diferenças entre versões no PC