O Brasil é o país mais afetado por ligações telefônicas classificadas como spam, segundo levantamento do aplicativo de identificação de chamadas Truecaller. O serviço identificou uma média de 45,6 chamadas recebidas mensalmente por usuário no país, um aumento de 21,6% em relação a 2018. Quase metade (48%) tem origem em contatos de operadoras de telefonia oferecendo promoções e trocas de plano.
Os brasileiros também figuram em quarto lugar no ranking que mede o spam por SMS. Os dados são referentes a 116 bilhões de chamadas e 8,6 bilhões de mensagens coletadas entre janeiro e outubro de 2019.
???? Celular com desconto: veja ofertas no Compare TechTudo
???? Huawei e Xiaomi têm melhores câmeras de celular
O relatório aponta que o spam provocado por operadoras de telefonia cresceu 16 pontos percentuais em um ano, mas não supera o aumento no número de golpes por telefone: em apenas dois anos, as fraudes aumentaram de 1% para 26% entre todas as chamadas de spam no país. Os casos mais comuns envolvem ligações de números estrangeiros para forçar a vítima a ligar de volta a pagar uma alta taxa na fatura, além do famoso golpe do falso sequestro.
Os setores de telemarketing e finanças (bancos, empréstimos e cartões) também respondem por uma parcela expressiva das ligações consideradas spam no Brasil: do total, 26% é proveniente de empresas que atuam em uma dessas áreas.
Na liderança desde 2018, o Brasil se mantém afastado dos demais países analisados. O segundo colocado Peru registra média de 30,9 ligações por pessoa mensalmente, 33% a menos que na realidade brasileira. Em terceiro aparece a Indonésia, que percebeu o aumento mais substancial de spam em um ano: de 9,9 para 27,9 ligações bloqueadas por mês em cada celular. O Truecaller não chega a explicar se o movimento tem a ver com um aumento no número de pessoas que usam o aplicativo naquele país.
Como bloquear spam com o Truecaller
O Truecaller analisa as chamadas recebidas e compara o número com um banco de dados de telefones reconhecidos como spam. Usuários contribuem para manter a base atualizada, acusando no próprio app quando uma ligação atendida se trata de golpe ou oferta indesejada. Veja como usar no celular.
Passo 1. Faça o download do Truecaller para Android ou iPhone (iOS). Ao iniciar o aplicativo pela primeira vez, crie uma conta usando suas credenciais do Google e Facebook ou registre-se digitando nome e e-mail manualmente.
Passo 2. Acesse a aba “Bloqueando” do aplicativo e escolha quais tipos de bloqueios automá
Passo 3. Mesmo sem ativar um bloqueio proativo, o Truecaller identifica em vermelho as chamadas provenientes de números de spam. Alguns deles podem ter sido marcados por outros usuários que receberam a ligação e fizeram a denúncia pelo app.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como usar o Stories Playlists do Snapchat e ver apenas snaps selecionados
- JBL Quantum é a primeira linha gamer da marca no Brasil; veja preços
- Mortal Kombat 11: veja tier list com personagens mais fortes do meta
- CS:GO: MIBR perde para G2 Esports e deixa BLAST Premier Fall Series 2020
- LoL: Riot Games divulga skins da campeã mundial Invictus Gaming
- Android 8.0 Oreo: conheça novos emojis e ícones customizáveis do sistema
- Chaos perde para Vici Gaming e sai do Chongqing Major 2019 de DotA 2
- Aplicativo para corte de cabelo: veja como testar antes de mudar o visual
- Como cancelar e-mails no Outlook
- Como deixar o nome invisível no Among Us
- Instagram muda buscas e mostra fotos com base em tend?ncias de lugares
- Como excluir o Facebook definitivamente pelo celular
- LG G6 ou Galaxy S7: veja comparativo de ficha técnica dos top de linha
- Imposto de Renda 2018: como baixar e instalar o programa da declaração
- LoL: como recuperar conta no League of Legends
- Como fazer o download e jogar Farming Simulator 2016
- Pokémon Let's Go mostra que o tempo só fez bem ao clássico game
- Vibe K5 ou Redmi 2 Pro: saiba qual Android leva a melhor em análise
- Prime Day tem Amazon Echo R$ 200 mais barata e mais; veja promoções
- PicPay ou Nubank? Compare rendimento e serviços de conta digital