O Brasil é o país mais afetado por ligações telefônicas classificadas como spam, segundo levantamento do aplicativo de identificação de chamadas Truecaller. O serviço identificou uma média de 45,6 chamadas recebidas mensalmente por usuário no país, um aumento de 21,6% em relação a 2018. Quase metade (48%) tem origem em contatos de operadoras de telefonia oferecendo promoções e trocas de plano.
Os brasileiros também figuram em quarto lugar no ranking que mede o spam por SMS. Os dados são referentes a 116 bilhões de chamadas e 8,6 bilhões de mensagens coletadas entre janeiro e outubro de 2019.
???? Celular com desconto: veja ofertas no Compare TechTudo
???? Huawei e Xiaomi têm melhores câmeras de celular
O relatório aponta que o spam provocado por operadoras de telefonia cresceu 16 pontos percentuais em um ano, mas não supera o aumento no número de golpes por telefone: em apenas dois anos, as fraudes aumentaram de 1% para 26% entre todas as chamadas de spam no país. Os casos mais comuns envolvem ligações de números estrangeiros para forçar a vítima a ligar de volta a pagar uma alta taxa na fatura, além do famoso golpe do falso sequestro.
Os setores de telemarketing e finanças (bancos, empréstimos e cartões) também respondem por uma parcela expressiva das ligações consideradas spam no Brasil: do total, 26% é proveniente de empresas que atuam em uma dessas áreas.
Na liderança desde 2018, o Brasil se mantém afastado dos demais países analisados. O segundo colocado Peru registra média de 30,9 ligações por pessoa mensalmente, 33% a menos que na realidade brasileira. Em terceiro aparece a Indonésia, que percebeu o aumento mais substancial de spam em um ano: de 9,9 para 27,9 ligações bloqueadas por mês em cada celular. O Truecaller não chega a explicar se o movimento tem a ver com um aumento no número de pessoas que usam o aplicativo naquele país.
Como bloquear spam com o Truecaller
O Truecaller analisa as chamadas recebidas e compara o número com um banco de dados de telefones reconhecidos como spam. Usuários contribuem para manter a base atualizada, acusando no próprio app quando uma ligação atendida se trata de golpe ou oferta indesejada. Veja como usar no celular.
Passo 1. Faça o download do Truecaller para Android ou iPhone (iOS). Ao iniciar o aplicativo pela primeira vez, crie uma conta usando suas credenciais do Google e Facebook ou registre-se digitando nome e e-mail manualmente.
Passo 2. Acesse a aba “Bloqueando” do aplicativo e escolha quais tipos de bloqueios automá
Passo 3. Mesmo sem ativar um bloqueio proativo, o Truecaller identifica em vermelho as chamadas provenientes de números de spam. Alguns deles podem ter sido marcados por outros usuários que receberam a ligação e fizeram a denúncia pelo app.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Firefox é o navegador mais confiável, segundo usuários; IE fica para trás
- Confira tudo já confirmado para The Legend of Zelda Breath of the Wild
- Novo material para imprimir em 3D promete baratear tecnologia
- Como pegar itens de DLC em Tales of Zestiria, RPG para consoles e PC
- Novos pendrives da Kingston usam software especial para criptografia
- Liga Brasileira de Free Fire terá jogos às sextas-feiras; veja horários
- Como usar os novos efeitos do Superzoom no Instagram
- DLC de Battlefield 4 será lançado nesta terça e virá com mapa inédito
- Papel de parede animado para celular: veja dez apps para Android
- Brasil x Senegal: como assistir ao jogo online e ao vivo
- Veja as câmeras fotográficas que foram destaque em 2016
- Google Drive vai apagar arquivos da lixeira automaticamente após 30 dias
- Constituição Federal: como baixar e ler de graça no iPhone
- Conheça Returnal, novo roguelike com lançamento exclusivo para PS5
- Asteroids Outpost: cl?ssico vira jogo de sobreviv?ncia em mundo aberto
- Google Maps e Busca já incluem informações sobre acessibilidade
- Notebook Dell 2 em 1: veja modelos e preços para comprar no Brasil
- Slack fora do ar? App não deixa enviar mensagens e dá erro
- Todas as caras do ransomware Crypt888; vírus busca vítimas no Brasil
- Como usar o Pelando para achar descontos e promoções na Black Friday 2020