Acessar um Wi-Fi público pode ser necessário em determinadas situações. Mas, vale lembrar, essas redes não são muito seguras, já que qualquer pessoa pode entrar sem muita dificuldade. Portanto, antes de realizar o login para se conectar, é importante observar alguns pontos para não ter problemas em seu computador ou celular.
Para isso, existem práticas simples que podem ser seguidas, que vão desde a troca de configurações no próprio dispositivo até preferir um Wi-Fi conhecido na hora de acessar a Internet. A seguir, o TechTudo apresenta cinco coisas que você não deve fazer ao logar em uma rede pública.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
1. Habilitar compartilhamento de arquivos
Ao acessar uma nova rede Wi-Fi, sobretudo em sistemas Windows, uma mensagem do sistema solicita a permissão para compartilhar arquivos com outros dispositivos conectados. A permissão também se estende ao compartilhamento de impressoras e scanners.
Em redes de locais públicos essa prática não é recomendada. Isso porque, assim como os arquivos dos outros computadores e dispositivos podem ficar disponíveis para você, suas pastas compartilhadas também passam a ser acessíveis para estranhos.
2. Acessar páginas sem verificação de segurança
Ao acessar uma página da web, normalmente não há uma preocupação em observar se o endereço apresenta os protocolos de segurança necessários. Em uma rede pública, principalmente, é muito importante ficar atento ao HTTPS dos sites.
Uma rede pode apresentar conexões mal-intencionadas, levando os usuários a páginas clonadas de serviços como redes sociais ou até mesmo de instituições financeiras. Dessa forma, dados e senhas ficam expostos a terceiros. Portanto, vale observar a barra de endereço de seu navegador para notar se o cadeado ao lado esquerdo indica o protocolo de segurança correto das páginas acessadas.
3. Deixar de utilizar VPN
Quem quiser acessar as redes públicas com mais tranquilidade pode recorrer a uma VPN para ter uma espécie de camada extra de segurança em seus acessos. A VPN nada mais é que uma rede virtual privada, que faz com que sua navegação não fique tão exposta ao manter seu endereço de IP confidencial.
Tanto em computadores quanto em smartphones, a utilização de uma VPN não requer conhecimento avançado, pois a maioria dos navegadores contam com extensões dedicadas à função. Além disso, existem diversos apps que realizam a configuração para smartphones.
4. Realizar compras e pagamentos
Acessar o site ou app de seu banco em uma conexão pública não é uma boa ideia. Ao realizar o acesso seu tráfego pode estar sendo rastreado por invasores, de modo que, caso você não tenha um antivírus, por exemplo, pode ser uma presa fácil para hackers.
Compras e pagamentos também não são indicados, já que existem malwares que são capazes de alterar até mesmo o código de barras de boletos visando redirecionar os valores. Caso seja imprescindível realizar uma compra ou pagamento, procure utilizar a rede móvel do seu smartphone.
5. Fazer login por meio de redes sociais
Em alguns locais públicos, o acesso ao Wi-Fi é concedido m
Portanto, uma dica é dar preferência a redes públicas que forneçam uma senha de acesso aleatória a cada usuário. Mas, caso a única opção seja logar por meio de uma rede social, vale utilizar uma VPN e, se possível, alterar a senha de seus perfis online com certa frequência.
Por que meu celular não conecta no Wi-Fi? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Messenger Rooms: como criar sala para fazer chamada de vídeo no Facebook
- Apex Legends: cinco coisas que você nunca deve fazer no Battle Royale
- Como recomendar um t?tulo do Netflix para um amigo do Facebook
- Computador de bolso HDMI já vem com Windows 10 e memória RAM ‘absurda’
- Tamanho da imagem para Instagram, Facebook e Twitter; veja medidas certas em 2020
- Steam revela jogos mais populares de 2020 e dá descontos de até 90%
- Fortnite: assista à World Cup ao vivo no YouTube e ganhe recompensas
- Como salvar documentos, vídeos e fotos no app Arquivos do iPhone
- Como alugar carro com o aplicativo Turbi
- Como jogar na Mega-Sena pela Internet
- Como converter Bitcoin para Real, Dólar, Euro e outras moedas
- Angry Birds 2 recebe primeira atualização com 20 novas fases
- Tidal, rival LossLess do Spotify, chega ao Brasil; veja preços
- Grêmio x Palmeiras ao vivo: onde assistir ao jogo de hoje online
- Benchmark do AnTuTu mostra os dez celulares mais potentes de 2015
- Como baixar e instalar o driver da impressora Lexmark E120
- Fortnite: como rodar o jogo Battle Royale em PCs 'fracos'
- Como evitar que o YouTube salve seu histórico de vídeos vistos pelo celular
- Google Maps e Google Earth usam satélite da NASA; fotos estão incríveis
- Íris, assistente virtual do Museu do Amanhã, dispensa os guias de papel