Mega Drive e Super Nintendo foram os principais representantes de sua gera??o. Lan?ados pela Sega e Nintendo, respectivamente, ambos os consoles possu?am grandes t?tulos, tanto exclusivos como multiplataforma. Dessa forma, os videogames criaram enormes legi?es de f?s, e deixaram saudades. Ainda tem d?vidas sobre qual dos dois era o melhor? Confira nossa compara??o dos aparelhos.
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Hardware e desempenho
Lan?ados entre o final dos anos 80 e o in?cio dos anos 90, os aparelhos chegaram em uma ?poca onde n?meros de mem?ria e processamento eram muito menos levados em considera??o do que nos dias de hoje. Ao inv?s disso, o ?poder? dos aparelhos era medido pelos bits, 16 nos dois consoles, o dobro do visto nos antecessores, NES e Master System.
Apesar das informa??es simplificadas, os consoles tinham sim diferen?as consider?veis na parte de hardware. O Mega Drive contava com um CPU quase tr?s vezes mais r?pido que o do Super Nintendo, garantindo desempenho superior em alguns t?tulos.
A favor do console da Nintendo, o dobro de mem?ria RAM (128KB contra 64KB) aumentava o poder de processamento de informa??es do console. O SNES tamb?m conseguia exibir muito mais cores e contava com mais canais de ?udio, tornando o som mais fiel do que o do concorrente.
Na parte de resolu??o, o Super Nintendo tamb?m tinha uma ligeira vantagem num?rica, podendo exibir imagens em 512?448, contra modestos 320?448 do Mega Drive. Na pr?tica, a verdade ? que os games n?o costumavam passar da metade das resolu??es m?ximas. Em geral, os games do Mega Drive chegavam a levar vantagem, gra?as ao aspecto mais largo de sua tela.
Em alguns jogos lan?ados para as duas plataformas, ? poss?vel reparar diferen?as consider?veis. As vers?es de Street Fighter 2 tendem a rodar melhor no Super Nintendo, enquanto os gr?ficos e anima??es s?o superiores no Mega Drive, com direito a mais detalhes e elementos na tela.
Nos jogos da popular franquia Mortal Kombat, as vers?es do Mega Drive sofriam com personagens menores e gr?ficos simplificados. O ?udio tamb?m ficava devendo em rela??o ?s vers?es do SNES, que eram muito similares ao visto nos arcades.
Design
Como bons itens de vinte e poucos anos de idade, os consoles possuem um visual um tanto simples, muito comum em eletr?nicos da ?poca. Apesar do minimalismo, era clara a evolu??o em rela??o aos aparelhos da gera??o passada.
O Mega Drive conta com uma apar?ncia s?bria, com um painel feito de um pl?stico preto fosco. Era f?cil fazer com que o console passasse despercebido em uma estante, junto de um velho VHS ou aparelhos de TV a cabo.
Durante os anos seguintes, o Mega foi lan?ado em diversas vers?es, com direito a jogos na mem?ria e design retrabalhado. Apesar das mudan?as, o console sempre manteve o mesmo estilo, pequeno e discreto.
O design do Super Nintendo se tornou uma de suas marcas registradas, gra?as a seu formato quadrad?o e o memor?vel esquema de cores cinza com detalhes roxos. A vers?o original possu?a um bot?o para ejetar os cartuchos, al?m da chave On/Off e o Reset.
O SNES tamb?m ganhou uma vers?o alternativa, conhecida por aqui como ?Baby?. Como o nome sugere, o console era um pouco menor, al?m de ter um visual mais moderno. Essa vers?o tamb?m removia o bot?o Eject, obrigando os jogadores a puxarem as fitas do console.
Joysticks
Um dos fatores mais importantes na hora de decidir por um console, os joysticks s?o essenciais para o sucesso de um console, e tiveram papel importante na trajet?ria de sucesso dos consoles.
Amado pelos f?s de games de luta, o controle do Mega Drive marcou ?poca com seu formato arrojado e configura??o interessante de bot?es. Abrindo m?o dos populares bot?es de ombro (L/R), o joystick apostou em tr?s bot?es de a??o na face do controle, que facilitam muito o manuseio em games que requerem a??es r?pidas.
O direcional digital usava a profundidade do controle para permitir movimentos mais suaves e precisos, e dividia opini?es entre os jogadores. O controle tamb?m n?o contava com o bot?o Select, usado como uma ferramenta interessante no concorrente.
O tradicional Joystick do Super Nintendo marcou ?poca com seu cl?ssico visual e pegada, que agradavam muito os donos do aparelho. Com um esquema de bot?es simples, o controle inspirou gera??es de joysticks.
O manuseio era simples, com acesso privilegiado a todos os bot?es, que eram precisos e tremendamente resistentes.
Exclusivos
Quando o assunto s?o games exclusivos, Mega Drive e Super Nintendo possuem excelentes representantes, sejam eles jogos produzidos por Sega e Nintendo, ou de third parties.
? imposs?vel falar de Mega Drive sem recordar dos jogos da s?rie Sonic: The Hedgehog, que faziam enorme sucesso no console. Outros t?tulos memor?veis eram Streets of Rage, Alex Kidd e Golden Axe, todos praticamente obrigat?rios nas cole??es de donos dos consoles.
Do lado do Super Nintendo, franquias da casa como Super Mario, Metroid e The Legend of Zelda dominavam. Tamb?m faziam sucesso Donkey Kong, F-Zero Star Fox e diversos outros t?tulos.
Acess?rios e perif?ricos
No in?cio dos anos 90, acess?rios eram febre entre os f?s de games, que podiam completar seus consoles com diversos itens vendidos separadamente. SNES e Mega contavam com uma incr?vel variedade de perif?ricos, que satisfaziam os mais diversos gostos.
Do lado do Mega Drive, acess?rios extremamente curiosos, como o Aura Interactor tentavam impressionar. Com o sensor, era poss?vel ?sentir? impactos dos games, al?m de ouvir ru?dos interativos.
Outra belaop??o era o Power Base Converter, que permitia que jogadores jogassem t?tulos do Master System, console anterior da Sega. Para isso era s? encaixar o adaptador e plugar os velhos cartuchos no Mega.
Os donos do Super Nintendo tamb?m tinham uma variedade de op??es para equipar seus consoles, incluindo adaptadores, controles exclusivos e muito mais.
Uma das alternativas mais interessantes era o Super Game Boy, uma esp?cie de cartucho que permitia que o console rodasse jogos do port?til da Nintendo, que fazia sucesso com t?tulos como Tetris, Pok?mon Blue/Red/Yellow e Super Mario Land.
Outro item que fazia sucesso era a bazuca Super Scope, presente nas listas de sonhos de consumo de diversos dos donos do console. Apesar de n?o ser compat?vel com muitos jogos, o controle chamava a aten??o por seu design bonito e imponente.
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